TERRIFIC? Qual é o significado, a tradução e a pronúncia de TERRIFIC?

Tempo de leitura: 4 minutos

Terrific 1 by Ulisses Wehby de Carvalho

TERRIFIC 1

terrific

TERRIFIC = ótimo
TERRIBLE = terrível

Embora os dicionários também tragam definições que atestam que terrific pode ser sinônimo de “terrível”, o que observamos na prática é algo bem diferente. Segundo o Prof. Michael Jacobs, em seu livro Como não aprender inglês – Edição Definitiva, usamos terrific somente com o sentido positivo de algo “excepcional”, “fantástico”, “esplêndido”, “impressionante” etc.

  • This has been a terrific experience.
  • Foi uma experiência espetacular.

Referência

Guia Tecla SAP: Falsos Cognatos, de Ulisses Wehby de Carvalho — © Tecla SAP. Leia a resenha para obter mais informações sobre o livro eletrônico.


Terrific 2 by Michael Jacobs

TERRIFIC 2

terrific

Apesar das muitas vezes que tenho visto as legendas de filmes traduzirem terrific como “terrível” (e olha lá, não assisto a tantos assim), quero informar que terrific é, de fato, muito bom.

Terrific significa: ótimo; sensacional; maravilhoso; fantástico; esplêndido; tremendo; extraordinário. Alguns dicionários até traduzem terrific como “terrivel”, mas posso afirmar que estão errados. No dia-a-dia a palavra terrific, falada por nativos da língua inglesa, é usada somente com o sentido positivo (mesmo considerando que é muito arriscado afirmar que algo é “sempre assim ou assado” em inglês). Aqui vão alguns exemplos para consolidar:

Com terrible:

  • I have a terrible cold. I must stay in bed.
  • Estou com um resfriado terrível. Preciso ficar de cama.
  • September 11 2001 was a terrible day for humanity.
  • O dia 11 de setembro de 2001 foi um dia terrível para a humanidade.

E agora com terrific:

  • My girlfriend is a terrific singer and the audience just loved her.
  • A minha namorada é uma cantora sensacional e a plateia simplesmente a adorou.
  • We had a terrific holiday. It didn’t rain once.
  • Tivemos umas férias ótimas. Não choveu nenhuma vez.

So, I wish you a terrific week (Desejo a todos uma ótima semana).


A pronúncia de TERRIFIC no OneLook

Clique em /təˈrɪfɪk/ para ouvir a pronúncia americana de terrific, segundo o Macmillan Dictionary. Não deixe de conhecer o OneLook, o “Google” dos dicionários online. Faça buscas gratuitas em mais de mil obras de referência. Escolha o dicionário que deseja consultar e depois clique no ícone do alto-falante para ouvir o arquivo de áudio. É tudo grátis e muito prático! Não existem mais motivos para você ficar em dúvida quanto ao significado ou à pronúncia das palavras da língua inglesa!

A pronúncia de TERRIFIC no YouGlish

Para ouvir falantes da língua inglesa pronunciando terrific em situações reais, vá ao site YouGlish, digite terrific e espere a ferramenta fazer uma busca em vídeos do YouTube. Você pode escolher entre três opções de pronúncia: americana, britânica e australiana. No vídeo YouGlish: a ferramenta que vai turbinar seu inglês!, você aprende a tirar maior proveito desse recurso extraordinário. Experimente a ferramenta e dê um salto de qualidade no seu inglês sem gastar nada!

https://youtu.be/fxutu_GaigA

Clique aqui e confirme para se inscrever no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. É grátis! Enriqueça seu vocabulário de inglês, aperfeiçoe sua pronúncia e amplie seus conhecimentos gerais. Bons estudos!


HEAR x LISTEN

Assista ao vídeo “HEAR x LISTEN: a diferença entre os dois verbos e muito mais…” e esclareça essa dúvida de uma vez por todas! Você vai conhecer diversas expressões idiomáticas acompanhadas de exemplos reais extraídos de trechos de vídeos do YouTube.