BULLYING: qual é o significado e a tradução desse anglicismo?

Tempo de leitura: 2 minutos

Bullying by Agenor Soares dos Santos

BULLYING

bullying

BULLYING (s.) (princípio do século 21)
[bullying]

Bullying é provocação, zombaria, ameaça, comportamento que assusta ou fere alguém menor ou mais fraco; especificamente, na escola, intimidação física dos colegas mais fracos pelos mais fortes: “… dois jovens americanos entraram na escola (…) onde estudavam, e executaram 13 pessoas (…) Ao final, suicidaram-se. A polícia descobriu que eles haviam sido vítimas de bullying”. (É, 2004; sem destaque); [também sobre o ambiente escolar] “Fica o nome em inglês porque não se encontrou palavra em nossa língua que seja capaz de dizer o que “bullying” diz (…) Na maioria dos casos (…) por meio de agressão verbal e de atitudes” (Rubem Alves, Folha de São Paulo, 2005); “Qualquer comportamento que, mesmo em tom de brincadeira, intimida, ofende, agride ou exclui é chamado de ‘bullying'”. (Rosely Sayão, Folha de São Paulo, 2005; aspas do original).


Vocabulário

Assista aos vídeos da playlist Vocabulário do canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube! Você já deve saber que é preciso esforço diário para você conseguir aumentar seu vocabulário de inglês. Ter um vocabulário rico e variado na língua inglesa é fundamental para você se comunicar com muito mais confiança em inglês!

Clique aqui e confirme para se inscrever gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. Enriqueça seu vocabulário de inglês, aperfeiçoe sua pronúncia e amplie seus conhecimentos gerais. Bons estudos!


Cf. Como traduzir “HARASS” e “HARASSMENT”?

Cf. Como se diz “trote” e “pegadinha” em inglês?

Cf. Como escrever o plural das palavras terminadas em “Y” em inglês?

Speak up! We’re listening…

Gostou da dica de hoje? Nós gostaríamos de saber se você já conhecia o significado de bullying ou se as informações foram úteis para você ampliar seu vocabulário e seus conhecimentos gerais. Escreva, por gentileza, um comentário no rodapé desta página. Muito obrigado!

YouTube, Twitter e LinkedIn

Vamos continuar nas redes sociais a conversa sobre bullying? Escolha uma das opções para não deixar seu inglês enferrujar:

  • Inscreva-se no canal do Tecla SAP no YouTube.
  • Siga @teclasap no Twitter.
  • Você pode seguir meu perfil no LinkedIn. Estou sempre publicando dicas por lá também. Atingi o limite de 30 mil conexões e não consigo, infelizmente, aceitar novos convites.

Você já deve ter ouvido diversas vezes que é importantíssimo manter contato constante com o idioma estrangeiro, não é? Essa é, portanto, sua oportunidade de regularmente receber uma notificação para aprender e/ou rever conteúdo essencial para você aperfeiçoar seus conhecimentos de inglês. Estou te esperando para continuarmos nosso papo nas redes sociais. A gente se fala em breve…

Referência

Dicionário de Anglicismos e de Palavras Inglesas Correntes em Português, de Agenor Soares dos Santos, Editora Campus/Elsevier, 2006.