Canais de inglês no YouTube

Tempo de leitura: 8 minutos

Canais de Inglês no YouTube by Ulisses Wehby de Carvalho

Canais de inglês no YouTube

10 canais de inglês no YouTube

Inspirado em um post que o meu amigo Adir Ferreira publicou há poucos dias em seu blog, resolvi também fazer a minha relação daqueles canais de inglês no YouTube de que mais gosto. Os canais de inglês a seguir não aparecem em nenhuma ordem específica. A minha lista, é claro, será um pouco diferente desta aqui do Adir: “07 Canais no YouTube para Aprender Inglês“.

Não há dúvida de que há muito mais gente fazendo trabalhos bem intencionados na divulgação do ensino da língua inglesa e que não aparecem na minha lista. Cada profissional traz as informações com estilos característicos e enfoques específicos. Com maior ou menor grau de experiência teórica e/ou prática, todos têm algo útil a contribuir. Cabe a você extrair o que cada um desses canais tem de melhor.

Sinta-se à vontade para recomendar os canais de sua preferência na seção de comentários. Tenho certeza de que a lista vai crescer bastante. Vamos lá?

1. Tecla SAP

Sim, o merchan já começa logo de cara! Quem começou foi o próprio Adir… 😉 Se ainda não se inscreveu no canal do Tecla SAP no YouTube, a hora é agora! Clique aqui e confirme!

2. Adir Ferreira

Não só pela ideia de fazer a lista, mas principalmente pela competência e simpatia inegáveis, recomendo o canal do Adir Ferreira. Não é por ser meu amigo, mas esse cara sabe das coisas mesmo. Ele dá várias dicas sobre vocabulário, pronúncia, gramática e muito mais com a perspectiva de quem começou do zero e hoje domina a língua inglesa. Sei que você vai aprender muito com o Adir!

3. Carina Fragozo

Presença garantida em qualquer relação desse tipo que se preze, a Carina Fragozo merece todo o sucesso que vem alcançando com seus vídeos. Ela tem formação na área, fundamental para falar sobre as questões linguísticas com propriedade, além de muita simpatia para cativar seu público. Sem falar do profissionalismo ímpar na produção dos vídeos. Tenho certeza de que você adorar o conteúdo que ela posta todas as semanas, como esta dica sobre a diferença de pronúncia entre coffee, cafecough.

4. Tia de Inglês

A Tia do Inglês dá um show de competência e simpatia em todos os vídeos que publica em um dos mais famosos canais de inglês do YouTube. Já tive a honra e o prazer de fazer collabs com ela algumas vezes e, sem exceção, foram todas experiências memoráveis. Confira o exemplo a seguir e, tenho certeza, você vai concordar comigo:

5. MrTeacherPaulo

Gosto bastante dos vídeos do Paulo Cunha. Ele dá muitas dicas de vocabulário, gramática e pronúncia com a perspectiva de um brasileiro que mora nos Estados Unidos. Tudo é feito com competência e muita seriedade, como neste vídeo que destaco a seguir. Adorei a resposta que ela dá para a pergunta do título e tenho certeza de que você vai gostar também!

6. Inglês Winner

O Paulo Barros é um dos pioneiros dando dicas de inglês no YouTube. O canal Inglês Winner apresenta uma gama muito ampla de dicas sobre diversos temas relacionados ao ensino da língua inglesa: gramática, vocabulário, pronúncia, letras de músicas, frases prontas etc. Há material tanto para alunos iniciantes quanto para avançados. Conteúdo recomendadíssimo!

7. Teacher Allie

Embora há pouco tempo no ar, o canal da Teacher Allie já reúne bastante conteúdo de qualidade. A Allie fala com conhecimento de causa e esbanja simpatia. Há informações para alunos de todos os níveis, do básico ao avançado. A Teacher Allie vem postando com frequência muito material de primeira, como o vídeo que destaco a seguir. Ela fala sobre a pronúncia do sufixo -ed nos verbos regulares em inglês. Bons estudos!

8. Inglês na Ponta da Língua

O Denilso de Lima é, assim como eu, também um dos pioneiros do ensino da língua inglesa na Internet. Ele é responsável pelo excelente blog Inglês na Ponta da Língua, uma ótima fonte de referência para qualquer assunto relacionado ao ensino da língua inglesa. A mesma qualidade e o mesmo cuidado com os detalhes podem ser vistos no canal dele no YouTube. Confira!

9. SmallAdvantages

Por falar em simpatia, o Gavin Roy, do canal SmallAdvantages, leva a medalha de ouro. Provavelmente o americano mais brasileiro e mais simpático que existe, o Gavin esbanja carisma ao dar dicas de inglês a partir da perspectiva de um nativo que morou no Brasil e conhece de perto as dificuldades que os brasileiros enfrentam. Apesar de o Gavin não ter formação acadêmica na área, sobram sensibilidade e criatividade para ele traçar paralelos inusitados entre os dois idiomas. As sacadas são de fato sensacionais! Conteúdo imperdível!

10. Cintia disse

Mais uma campeã de audiência, a Cintia faz vídeos que sempre combinam informação de qualidade com muito bom humor e descontração. Ela sabe como ninguém associar o ensino de inglês de qualidade a prazer e diversão. O cuidado com a produção do material é também um dos pontos altos do canal. Tenho certeza de que, assim como eu, você vai adorar o conteúdo do Cintia disse! Confira uma pequena mostra:

11. Manual do Inglês

Apesar de ter um estilo mais sóbrio, o William Rossi tem a capacidade de transmitir informações sobre a língua inglesa também com bastante qualidade e muita confiança. Suas explicações são claras, diretas e, portanto, facilmente assimiladas. Os vídeos do canal Manual do Inglês atendem a um público bastante amplo. Confira um exemplo em que ele explica as diferenças de emprego do artigo definido em português e em inglês. Bons estudos!

12. Coach Shane

Todo produzido em inglês, o canal desse professor americano atende dois propósitos principais: você aprende com as excelentes dicas e aproveita para treinar o listening. Os vídeos são recheados de conteúdo de excepcional qualidade e muita descontração. Como o foco principal é um público internacional, algumas das dúvidas que ele esclarece não se aplicam aos alunos brasileiros. Cabe a você, portanto, selecionar o conteúdo que precisa consumir. Segue um exemplo bem legal:

13. Amigo Gringo

Seth Kugel, o Amigo Gringo, não é só mais um maluco que faz sucesso no YouTube! No caso dele, as aparências enganam. E como! As dicas de inglês e de comportamento que ele dá são mesmo fora de série. Tudo é muito bem produzido, e não faltam descontração e alegria. Colunista do caderno de viagens de The New York Times, sobram inteligência, perspicácia e bom humor no conteúdo do canal. Não perca!

14. Rachel’s English

O Rachel’s English, de Rachel Smith, é um dos canais dedicados ao ensino de inglês mais conhecidos do YouTube. No ar desde 2008, os vídeos do canal já ultrapassaram a marca de 35 milhões de visualizações! Por ser cantora lírica de formação, a Rachel possui um conhecimento técnico e prático de fonética de cair o queixo (pun intended!). Suas dicas de pronúncia são excelentes! Confira uma delas:

Cf. Famoso, eu? Não sou um YouTuber tão famoso assim…

Cf. YouTube EDU: o Tecla SAP agora faz parte da rede YouTube Educação!

Cf. FAKE NEWS: conheça significado, pronúncia e tradução de FAKE NEWS!

Conclusão

Gostou da lista? Quero muito saber o que você achou. Participe!

Como eu já disse lá no começo do texto, sei que alguns canais bem legais acabaram ficando de fora. Preciso de sua ajuda, portanto, para aumentarmos a relação. Sei que posso contar com a sua colaboração. Envie sugestões de canais de inglês no YouTube e, se possível, explique por que razão você os recomenda.

Nunca é demais ressaltar que cada um desses canais de inglês no YouTube tem seu estilo próprio e foco específico. Tenho certeza de que você vai aperfeiçoar seu inglês ao extrair o que cada um deles tem de melhor. Bons estudos!