Tempo de leitura: 3 minutos
by Ulisses Wehby de Carvalho
Famoso, eu?
Não me considero famoso! Este texto é só um relato pessoal de uma história verídica. Nomes, locais e datas foram omitidos para garantir a privacidade das pessoas envolvidas. Espero que você goste deste caso pitoresco.
Era mais uma viagem de trabalho. Situação típica: convenção de vendas de uma empresa multinacional em um resort em cidade do interior do estado de São Paulo. As apresentações em inglês seriam traduzidas para português, além, é claro, das intervenções em português, que deveriam ser vertidas para a língua inglesa. Dois intérpretes, cabine de tradução simultânea, microfones, transmissor, receptores, público etc. Just another day at the office.
Seriam quatro dias de evento, mas não haveria necessidade de tradução simultânea no terceiro dia, pois estava programada uma atividade de lazer, algo típico nesse tipo de convenção. Resolvi, portanto, ficar hospedado no mesmo hotel porque julguei que não valeria a pena ir a São Paulo e voltar.
Como essa diária extra não seria paga pelo cliente, fiz nova reserva por conta própria. Volto ao hotel depois do segundo dia de trabalho, explico para a recepcionista o ocorrido e pergunto qual deveria ser o procedimento, se preciso trocar de apartamento, se acerto os extras naquele momento etc.
O diálogo
Ela olha para mim e pergunta:
– Qual é o seu nome, senhor?
Fico meio sem graça e respondo.
– Claro, claro… Não sou tão famoso assim… O nome é Ulisses Carvalho.
Ela não disse nada. Nem precisava. O olhar de reprovação ao meu comentário meio boboca, meio sem graça era ensurdecedor.
Ela acha minha reserva, mas fica com dúvida sobre como proceder. Entra na sala da administração e volta de lá com um outro funcionário do hotel. Ele me vê e pergunta:
– O senhor não é o Ulisses? Do Tecla SAP? Assisto sempre a seus vídeos no YouTube.
Eu me viro para ela e digo:
– Viu? Não falei que eu era famoso?
Demos risada por conta da coincidência. É claro que tudo não passou de brincadeira. É óbvio que não acho que as pessoas têm obrigação de me reconhecer.
Conclusão
Embora eu reconheça que a sensação momentânea de se sentir famoso é sedutora, o que me dá ainda mais prazer é constatar que o conteúdo do Tecla SAP, tanto no blog quanto no canal Tecla SAP com Ulisses de Carvalho no YouTube, ajuda pessoas de todas as idades, de diferentes níveis de proficiência, de diversas profissões e em inúmeras cidades no Brasil e no exterior. Não conheço satisfação maior.
Esses encontros casuais, como o descrito em “Não gosto de supermercado, mas hoje foi diferente…“, são especiais para mim porque são prova concreta de que o trabalho está sendo útil para muitas pessoas. Fico sempre muito alegre quando isso acontece e eu quis dividir essa felicidade com você no texto de hoje.
Leia também…
Cf. Tradução simultânea em aldeia indígena
Cf. Não gosto de supermercado, mas hoje foi diferente…
Cf. Tradutor e intérprete: como se tornar um profissional da área?
Cf. Tecla SAP no WhatsApp? O Tecla SAP tem canal no WhatsApp!
Tradução Simultânea
Esta playlist reúne todos os vídeos sobre tradução simultânea já publicados no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. Há palestras completas, dicas práticas de tradução, exemplos da vida profissional de intérprete, mercado de trabalho de interpretação de conferência, a tradução simultânea remota (RSI – Remote Simultaneous Interpretation) etc.
Inscreva-se gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube e ative as notificações. Enriqueça o vocabulário, aperfeiçoe a pronúncia e amplie os conhecimentos gerais. Bons estudos!
Os campeões de audiência do Tecla SAP
Cf. Tecla SAP no WhatsApp? O Tecla SAP tem canal no WhatsApp!
Cf. Listening? Como melhorar o listening? A dica que você nunca viu!
Cf. Tradutor e intérprete: como se tornar um profissional da área?
Cf. 10 dicas infalíveis para você aprender inglês de uma vez por todas!
Cf. 10 erros mais comuns de quem estuda inglês e como evitá-los
Pronúncia de Nomes de Marcas e Pessoas Famosas
A playlist Pronúncia de Nomes de Marcas e Pessoas Famosas apresenta vídeos curtos, com duração de cerca de dois minutos, que abordam as pronúncias daqueles nomes de marcas e pessoas que têm o potencial de gerar algum ruído na comunicação, caso não sejam pronunciados seguindo o padrão usado pelos falantes da língua inglesa. Ao mesmo tempo, a série oferece, portanto, informações valiosas para você aprimorar tanto a pronúncia quanto a compreensão auditiva.
É inegável que a pronúncia desempenha um papel central na comunicação eficaz. Assim sendo, uma pronúncia nítida e precisa não só impulsiona sua confiança ao se expressar em inglês, mas também se mostra essencial para seu êxito no universo acadêmico e também no mundo dos negócios.
Aprenda a pronunciar em inglês os nomes de marcas e pessoas famosas. Não deixe de conferir estes vídeos: Tommy Hilfiger, Budweiser, Stella Artois, Levi’s, Heineken, Gal Gadot, Sephora, Apple, Xiaomi, Burberry, Michelob, Billie Eilish, Ray-Ban, Vicks VapoRub, McDonald’s, YouTube, LinkedIn, Timothée Chalamet, Bvlgari, Huawei, Saoirse Ronan, Nike, Zendaya, Xochitl Gomez, Chris Hemsworth, Ke Huy Quan, Beyoncé, Adele, Siouxsie Sioux, Rihanna, Matthew McConaughey, Avril Lavigne, SHEIN, BYD, Taylor Swift, Matthew Perry, Sinéad O’Connor, RAM Rampage, Ford Ranger, entre muitos outros.
Todos os exemplos são legendados em inglês e em português para que não restem dúvidas de vocabulário e de compreensão de texto. As instruções para você ativar as legendas estão nos rodapés dos vídeos.
Inscreva-se gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube e ative as notificações. Enriqueça o vocabulário, aperfeiçoe a pronúncia e amplie os conhecimentos gerais. Bons estudos!
Speak up! We’re listening…
As informações deste post foram úteis? As explicações e os exemplos foram claros? O conteúdo foi de alguma forma relevante para o seu aprendizado de inglês? A equipe do Tecla SAP quer muito saber o que você tem a dizer com o intuito de oferecer mais conteúdo que seja de fato relevante para você.
Enfim, acreditamos no poder da interação e em aprender uns com os outros. Use, portanto, a seção de comentários a seguir para enviar perguntas, compartilhar sua opinião ou só agradecer. Seus comentários não apenas nos ajudam a melhorar, mas também criam uma comunidade vibrante de entusiastas do estudo da língua inglesa.
Em suma, vamos tornar a aprendizagem de idiomas uma jornada colaborativa. Com certeza, sua voz é mesmo muito importante. Não hesite, deixe um comentário e vamos iniciar a conversa!
Posts mais recentes
- ISLAND? Qual é a pronúncia adequada?
- HUGH GRANT? Qual é a pronúncia do nome do ator britânico?
- MAHERSHALA ALI? Qual é a pronúncia do nome do ator?
- MAINTENANCE? Como se pronuncia essa palavra?
- STREAMING? Qual é o significado e a tradução do anglicismo?
[…] Cf. Famoso, eu? Não sou um YouTuber tão famoso assim… […]
[…] Cf. Famoso, eu? Não sou um YouTuber tão famoso assim… […]
[…] Cf. Famoso, eu? Não sou um YouTuber tão famoso assim… […]
[…] Cf. Famoso, eu? Não sou um YouTuber tão famoso assim… […]
Pues a mí me parece que tu acento es un poco de Argentina. Escuchándote hablar, pienso que no diría que eres brasileño. Y sí, a mí también me dicen que cambio la voz y hasta la cara cuando hablo otros idiomas. De verdad que hasta yo lo noto y me hace gracia porque no lo puedo evitar! Desde luego, por ejemplo, hablando en italiano muevo mucho más las manos… jajaja… Hablar idiomas es una de las mejores cosas en la vida. Muchas gracias por compartir con nosotros tus conocimientos. Me encanta tu canal! Un saludo!! 🙂
Great video, Ulisses! Mi pare che tutti cambiano gli espressioni e tono di voce quando parlano un’altro idioma. The same seems to happen to me in Italian…