HEAR x LISTEN: qual a diferença entre as duas palavras?

Tempo de leitura: 2 minutos

Ulisses Wehby de Carvalho

HEAR x LISTEN

Quais são as diferenças entre os verbos hear x listen? Em geral, hear significa “ouvir” e listen quer dizer “escutar”. Hear exprime a ação involuntária de captar sons pelo ouvido, trata-se, portanto, de uma habilidade natural. Listen, por sua vez, denota esforço para se concentrar ou prestar atenção. Por esse motivo, listen descreve uma ação voluntária. Lembre-se, entretanto, de que essa distinção não é absolutamente inflexível. Observe com atenção os exemplos a seguir.

hear x listen

  • Check, check. Can you hear me?
  • Teste, teste. Você está me ouvindo?
  • Listen carefully to what I’m about to say.
  • Preste muita atenção ao que vou dizer.
  • I can hear perfectly well.
  • Minha audição é perfeita.
  • At first I enjoyed listening to him but after a while I got tired of hearing the same story again and again.
  • No começo, eu gostava de ouvi-lo mas depois de um tempo enjoei de ouvir a mesma história mil vezes.

HEAR x LISTEN em vídeo

Assista ao vídeo “HEAR x LISTEN: a diferença entre os dois verbos e muito mais…” para conhecer diversos exemplos extraídos de palestras, discursos, programas de TV etc.

Cf. SEE x LOOK x WATCH: qual é a diferença entre elas?

CfO que “LISTEN TO HEAR” quer dizer?

Cf. McGurk: como o efeito McGurk melhora listening e pronúncia?

Speak up! We’re listening…

Nós da equipe do Tecla SAP queremos muito saber se você gostou da dica sobre as diferenças entre hear x listen. O conteúdo que você acabou de ler foi útil para você enriquecer seu vocabulário e ampliar seus conhecimentos da língua inglesa? Vai ser ótimo ler sua resposta na seção de comentários, bem ali no rodapé da página. Vale lembrar que sua participação é fundamental. Muito obrigado pela força.

YouTube, Facebook, Twitter, Instagram etc.

Vai ser muito legal continuar essa conversa nas redes sociais! São várias as opções para você não deixar seu inglês enferrujar:

Ficou faltando falar de alguma rede social? 😉 Agora você só não mantém contato com a língua inglesa se não quiser! A gente se fala. A conversa pode ser sobre as diferenças entre os verbos hear x listen ou qualquer outro assunto de sua preferência. Muito obrigado pela participação.

Referência

Guia Tecla SAP: Falsas gêmeas, de Ulisses Wehby de Carvalho, ©Tecla SAP, 2014. Leia a resenha.