LAMP significa “lâmpada”, “lampião” ou “abajur”?

Tempo de leitura: 2 minutos

Ulisses Wehby de Carvalho

LAMP

lampLAMP [lampião, candeeiro; luminária]
BULB [lâmpada]

Embora a semelhança seja grande, lamp nem sempre significa “lâmpada”. Em geral, traduz-se lamp por “lampião”, “candeeiro” ou, ainda, “luminária”. Para dizer “lâmpada” em inglês, o substantivo bulb (também light bulb) é mais frequentemente utilizado. Entretanto, para verter para o inglês a expressão “o gênio da lâmpada”, dizemos Genie of the lamp. Como costumo dizer, a lógica e as línguas quase nunca andam lado a lado…

  • Another light therapy device is a dawn simulator that attaches to a bedside lamp and gradually simulates the rising of the summer sun. (USA Today)
  • Um outro aparelho de fototerapia é o simulador de alvorada que se conecta a um abajur e gradualmente simula o nascer do sol no verão.

Cf. O que “FLASH” significa?

Cf. “COKE” é mais do que “Coca-Cola”…

Cf. O significado dos nomes dos times profissionais americanos

Speak up! We’re listening…

Você conhecia todos os significados de lamp ou as informações foram úteis para você ampliar seu vocabulário de inglês? Por favor, responda na seção de comentários, no rodapé desta página. Nós do Tecla SAP agradecemos o interesse e a participação. Muito obrigado!

Dicas por e-mail

Vai continuar perdendo oportunidades por não ser fluente em inglês? Até quando? Cadastre-se para receber as dicas do Tecla SAP por e-mail. Você vai passar a receber uma seleção dos melhores textos de um total de mais de 4.500 posts! É tudo grátis e você não leva nem 30 segundos para se cadastrar! Clique no botão abaixo, digite nome e e-mail e mais nada! Você ainda ganha o e-book Aprenda inglês com humor – Micos que você não pode pagar! O que você está esperando?

Quero receber as dicas de inglês e o E-BOOK de presente!

Google+, YouTube e Twitter

Adicione este perfil no Google+ para receber conteúdo exclusivo. Inscreva-se no canal do Tecla SAP no YouTube. Se preferir receber as dicas de inglês via Twitter / Periscope, siga @teclasap. A gente se fala nas redes sociais.

Referência

Guia Tecla SAP: Falsos Cognatos, de Ulisses Wehby de Carvalho – © Tecla SAP, 2013. Leia a resenha.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Raul Souza Silva
Raul Souza Silva
7 anos atrás

Just to know:
LAMP is also an acronym for Linux / Apache / MySQL / PHP, it’s a development enviroment for web.

Ronald Bolsoni Falcão
Ronald Bolsoni Falcão
7 anos atrás

Hy! Sempre acompanho as dicas do Tecla SAP e hoje vou dar a minha contribuição. É comum para certos desenvolvedores acharem o termo LAMP nas suas pesquisas para instalação de servidores. Mais especificamente, desenvolvedores PHP. Para nós LAMP é a simplificação de Linux, Apache, MySQL e PHP. Sendo que LAMP é um pacote que traz todos esses programas já configurados, o que facilita a instalação do mesmo em ambientes LINUX.