NDA: qual é o significado da sigla “NDA” em inglês?

Tempo de leitura: 3 minutos

NDA by Ulisses Wehby de Carvalho

NDA

nda

NDA = Non-Disclosure Agreement
[acordo de confidencialidade]

Fiz um trabalho de tradução simultânea na semana passada e me deparei com uma sigla em inglês, NDA, que tem o potencial de geral mal-entendidos. Acho que você já percebeu o motivo, não é? Aliás, nesse sentido, NDA se enquadra na mesma categoria de DST, que significa em inglês daylight saving time, o nosso famoso “horário de verão”, mas, em português, quer dizer “doença sexualmente transmissível”.

O contexto

Fui contratado para traduzir a apresentação de uma empresa brasileira que estava participando de um processo de seleção de fornecedores em uma multinacional. Antes de os brasileiros tomarem a palavra para apresentar sua proposta de prestação do serviço, os contratantes mostraram uma relação de exigências em um slide, ou seja, os requisitos mínimos que as empresas candidatas deveriam preencher. O último item da lista era justamente a abreviação NDA.

É quase inevitável não lembrarmos de “nenhuma das anteriores” porque, afinal de contas, quem nunca fez uma prova de múltipla escolha em que a última alternativa era “N.D.A.”?

O significado

No contexto em questão, o significado de NDA é, no entanto, non-disclosure agreement, ou seja, em bom português, um “acordo de confidencialidade”. Em outras palavras, a empresa candidata se comprometia a não divulgar no mercado o processo de seleção. Em inglês, podemos dizer ainda confidentiality agreement, entre outras opções.

Para dizer em inglês “nenhuma das anteriores” em testes, usamos a forma none of the above. As abreviações usadas podem ser NOANOTA.

Conclusão

É claro que NDA possui muitos outros significados. O Acronym Finder, que é uma excelente fonte de consulta, lista “só” 53 opções! Se você estiver se perguntando como vai saber, dentre tantas alternativas, qual é a que você procura, somente o contexto poderá lhe trazer a resposta. Por esse motivo, fiz questão de explicar o cenário em que a sigla apareceu para mim para facilitar a sua compreensão. Se você ainda não se conscientizou do quanto o contexto é fundamental, não deixe de ler o post “A importância do contexto“.


40 Abreviações Essenciais do Business English

Assista ao vídeo a seguir para conhecer 40 das principais siglas e abreviações usadas no universo empresarial. Ou você vai querer passar vergonha na próxima reunião?

Clique aqui e confirme para se inscrever gratuitamente no canal do Tecla SAP no YouTube. Bons estudos!


Cf. Abreviações: DST

Cf. “TEST” nem sempre quer dizer teste

Cf. Horário de verão: como se fala “horário de verão” em inglês?

Speak up! We’re listening…

Gostou da dica de hoje? Já conhecia o significado da sigla NDA em inglês ou a informação foi novidade para você? Por favor, escreva um comentário no rodapé desta página. Muito obrigado!

YouTube, Facebook, Twitter, Instagram etc.

Vamos continuar essa conversa sobre a sigla NDA nas redes sociais? São várias as opções para você não deixar seu inglês enferrujar:

Você já deve ter ouvido um milhão de vezes que é muito importante manter contato constante com a língua inglesa. Então não perca essa oportunidade! É grátis! A conversa não precisa ser sobre NDA, é claro. É só me adicionar em uma das redes sociais acima e acompanhar as dicas para deixar seu inglês afiadíssimo. A gente se fala em breve…