OVERDOSE: qual é o significado do anglicismo “OVERDOSE”?

Tempo de leitura: 2 minutos

Overdose by Agenor Soares dos Santos

OVERDOSE

overdose

OVERDOSE (substantivo) (fins do século 20)
[OVERDOSE]

A palavra penetrou no português do Brasil com o sentido original de “dose tóxica ou mortal de droga estupefaciente” (Houaiss: 2001). Como em inglês tem o sentido genérico de “too great a dose” (Webster’s Third New International Dictionary: 2000/1961), também aqui já se adota, e em vão Houaiss, por exemplo, em vez de defini-lo, remete o vocábulo a “superdose”, por ele suplantado. Além disso, como em inglês, há muito já se vê em sentido figurado: “O ‘Scarface’ de Brian de Palma é uma overdose. Overdose de violência, de dinheiro, de cocaína, de suor e de sangue” (André Forestieri, Folha de São Paulo, 1989). Note-se que já é tratada na mídia como palavra vernácula, dada a facilidade da adaptação fônica e a familiaridade com o prefixo over. > 21.

Safety x Security em vídeo

Assista ao vídeo “Safety ou Security? Como dizer ‘segurança’ em inglês?” para ver mais exemplos e esclarecer a dúvida. Clique aqui e confirme para se inscrever gratuitamente no canal do Tecla SAP no YouTube.

Cf. Como eu digo “é uma droga” em inglês?

Cf. DOPE: qual é o significado e a tradução de “DOPE”?

Cf. Maconha em inglês é… 10 maneiras de dizer baseado etc.

Speak up! We’re listening…

Nós do Tecla SAP queremos muito saber se você gostou da dica sobre o anglicismo overdose. É importante sabermos se o conteúdo que você acabou de ler foi útil para você enriquecer seu vocabulário e ampliar seus conhecimentos gerais. Participe na seção de comentários, no rodapé da página. Muito obrigado.

YouTube, Facebook, Twitter, Instagram etc.

Vai ser muito legal continuar essa conversa nas redes sociais! São várias as opções para você não deixar seu inglês enferrujar:

Agora você só não mantém contato com a língua inglesa se não quiser! A conversa pode ser sobre a palavra overdose ou sobre qualquer outro assunto de sua preferência. A gente se fala muito em breve…

Referência

Dicionário de Anglicismos e de Palavras Inglesas Correntes em Português, de Agenor Soares dos Santos – Editora Campus/Elsevier, 2006. Clique para ler a sinopse e adquirir seu exemplar no site da Disal Distribuidora com total segurança e conforto.