PATCH: qual é o significado desse anglicismo?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Agenor Soares dos Santos

PATCH

PATCH (substantivo) (fins do século 20) [PATCH]

patch

Palavra polissêmica. Entre os vários sentidos foi adotado, além do dispositivo para correção em computador, o de adesivo colado à pele com as seguintes finalidades: 1. adjuvante no esforço de parar de fumar (o mais antigo e no Brasil há mais tempo; em inglês, chamado nicotine patch); 2. como anticoncepcional; 3. para reposição hormonal nas mulheres; 4. depois da anestesia peridural; 5. para camisetas, jaquetas etc. (adesivos para identificação, publicidade etc.). > 10, 21, 22 e 24.

Cf. Como se diz “smoking” em inglês?

Cf. Para quem acha que “PARKING” é “estacionamento”…

Cf. Maconha em inglês é… 10 maneiras de dizer baseado etc.

Speak up! We’re listening…

Gostou da explicação do Prof. Agenor Soares dos Santos sobre o substantivo “PATCH”? Nós  do Tecla SAP gostaríamos de saber se as informações foram de alguma forma úteis para você ampliar seu vocabulário. Envie, por gentileza, mensagem na seção de comentários, no rodapé desta página. Muito obrigado pelo interesse e participação.

YouTube

Já se inscreveu no canal do Tecla SAP no YouTube? Venha interagir com a comunidade Tecla SAP também em vídeo e fique por dentro de todas as novidades. É grátis!

Dicas por e-mail

Está na hora de você tomar uma atitude com o seu inglês! Faça o seu cadastro e comece a receber as atualizações do Tecla SAP agora mesmo. O cadastro não leva nem 30 segundos e é totalmente grátis. Basta digitar nome e e-mail para você também receber os boletins semanais com o melhor dos mais de 4.500 posts publicados. E você ainda vai levar TRÊS e-books de presente! O que você está esperando? Venha fazer parte da comunidade Tecla SAP. Você só tem a ganhar! A gente se fala…

Quero receber as dicas de inglês mais os dois TRÊS e-books!

Referência

Dicionário de Anglicismos e de Palavras Inglesas Correntes em Português, de Agenor Soares dos Santos, Editora Campus/Elsevier, 2006. Adquira seu exemplar com total conforto e segurança no site da Disal Distribuidora.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ulisses Wehby de Carvalho

Irene, como vai?

Obrigado pela gentileza de comentar. Fazer esse tipo de associação é fundamental para fixar vocabulário. Aliás, o recado é para todas as pessoas, mesmo quem não faz patchwork. Em suma, associou, lembrou.

Abraços

Norberto Moritz
Norberto Moritz
6 anos atrás

Emendando no comentário do Raphael sobre informática, lá bem no início da web um servidor de páginas era um daemon http criado e mantido por um funcionário da AT&T e disponibilizado livremente para quem quisesse usar, na época um punhado de servidores de conteúdo. Acontece que cada um destes servidores tinha seus próprios patches devida a alguma peculiaridade local. Quando o funcionário da AT&T se aposentou estes usuários se reuniram para juntos manter a uniformidade deste sistema e incorporaram os patches nele. Quando perguntados o que estavam usando para disponibilizar conteúdo na internet a resposta: I’m running a patched server. Para manter organizado o trabalho em conjunto criaram uma fundação, aí nasceram Apache Foundation e os servidores Apache. Cujo simbolo é a pena usada pelo índios apache americanos. Foi esta fundação que, ao manter livre o Apache, abriu um gigantesco caminho para a web, até hoje é o servidor mais usado no mundo; ele e os derivados dele.

Ulisses Wehby de Carvalho

Norberto, tudo bem?

Muito obrigado pelo relato interessante e também, é claro, por ampliar as informações contidas no post. Volte sempre!

Abraços

Ulisses Wehby de Carvalho

Raphael, tudo bem?

Obrigado por complementar as informações. Volte sempre!

Abraços