PULP FICTION? Qual é o significado e a origem da expressão?

Tempo de leitura: 3 minutos

Pulp fiction by Agenor Soares dos Santos

PULP FICTION

pulp fiction

PULP FICTION (locução nominal) (fins do século 20)
[PULP FICTION]

Revistas (pulp magazines), novelas, romances e filmes, em geral considerados subliteratura, que se caracterizam por aventuras com violência, chocantes e sensacionalistas; a origem da expressão em si é alusiva, pois pulp é a massa da madeira que dá origem ao papel; no Brasil tornou-se tão difundida na mídia, no circuito do cinema etc. – graças ao renome do filme com esse título de Quentin Tarantino (1994), que ninguém reparou no subtítulo que lhe deram: “Tempo de violência”. Tão conhecida, que os jornalistas já se permitem usar a primeira palavra, como substantivo: “Pulp de Ipanema [título] (…) ele [Nelson Motta, no livro ‘Bandidos e Mocinhas’, 2004] exibe um texto mais fluente e humorístico, um pulp carioca” (L. A. Giron, É, 2004). > 10, 15 e 22.

Cf. Entretenimento: frases e palavras úteis em inglês

Cf. ROAD MOVIE: qual é o significado desse anglicismo?

Cf. 100 palavras em inglês que todo aluno iniciante conhece!


Vocabulário

Assista aos vídeos da playlist Vocabulário do canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube! Você já deve saber que é preciso esforço diário para você conseguir aumentar seu vocabulário de inglês. Não é novidade para ninguém que ter um vocabulário amplo e variado na língua inglesa é indispensável para você se comunicar com fluência e confiança! Agora que você já conhece o significado de pulp fiction, você não vai ficar só nisso, vai?

https://www.youtube.com/watch?v=1vo78byBfFY&list=PLcM64ZZJ2Mi0gZ_KIfyBi8rOkISd84Ebd

Clique aqui e confirme para se inscrever no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. É grátis! Enriqueça seu vocabulário de inglês, aperfeiçoe sua pronúncia e amplie seus conhecimentos gerais. Bons estudos!


A pronúncia de pulp fiction

Clique em /pʌlp/ e em /ˈfɪkʃ(ə)n/ para ouvir a pronúncia das palavras que compõem a expressão pulp fiction, segundo o Macmillan Dictionary. Clique no ícone do alto-falante para ouvir o arquivo de áudio. Conheça o OneLook, o “Google” dos dicionários online. Faça buscas gratuitas em mais de mil dicionários online. Não entendeu a definição de um termo? Os exemplos não foram claros? Consulte outras fontes de referência e amplie seus conhecimentos. É grátis!

Para ouvir falantes da língua inglesa pronunciando pulp fiction em situações reais, vá ao site YouGlish, digite pulp fiction e espere a ferramenta fazer uma busca em vídeos do YouTube. Há três opções de pronúncia: americana, britânica e australiana. No vídeo “Youglish: a ferramenta que vai turbinar seu inglês!”, você aprende a tirar maior proveito desse recurso extraordinário. Bons estudos!


Cf. Títulos de filmes: por que a tradução é estranha?

Cf. 10 erros mais comuns de quem estuda inglês e como evitá-los

Cf. 10 dicas infalíveis para você aprender inglês de uma vez por todas!

Speak up! We’re listening…

O que você achou da dica de hoje? Você conhecia o significado e a origem da expressão pulp fiction? Nós do Tecla SAP gostaríamos de saber se as informações foram úteis para o seu aprendizado. Por favor, comente no rodapé desta página. Muito obrigado pela participação.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gisele Santos
Gisele Santos
4 anos atrás

massa

Don Pedron
Don Pedron
4 anos atrás

Cheguei aqui após uma discussão entre amigos sobre tradução da palavra pulp. Falei que não existe uma palavra que traduza o conceito. Assim como gambler.

trackback

[…] Cf. PULP FICTION: qual é o significado e a origem da expressão? […]

Magda Magalhaes
Magda Magalhaes
6 anos atrás

Uia!
Bacana!

marcio
marcio
8 anos atrás

Mas, se vir essa locução no meio de uma frase, como a traduzo afinal?