TERRIFIC? Qual é o significado, a tradução e a pronúncia de TERRIFIC?

Tempo de leitura: 4 minutos

Terrific 1 by Ulisses Wehby de Carvalho

TERRIFIC 1

terrific

TERRIFIC = ótimo
TERRIBLE = terrível

Embora os dicionários também tragam definições que atestam que terrific pode ser sinônimo de “terrível”, o que observamos na prática é algo bem diferente. Segundo o Prof. Michael Jacobs, em seu livro Como não aprender inglês – Edição Definitiva, usamos terrific somente com o sentido positivo de algo “excepcional”, “fantástico”, “esplêndido”, “impressionante” etc.

  • This has been a terrific experience.
  • Foi uma experiência espetacular.

Referência

Guia Tecla SAP: Falsos Cognatos, de Ulisses Wehby de Carvalho — © Tecla SAP. Leia a resenha para obter mais informações sobre o livro eletrônico.


Terrific 2 by Michael Jacobs

TERRIFIC 2

terrific

Apesar das muitas vezes que tenho visto as legendas de filmes traduzirem terrific como “terrível” (e olha lá, não assisto a tantos assim), quero informar que terrific é, de fato, muito bom.

Terrific significa: ótimo; sensacional; maravilhoso; fantástico; esplêndido; tremendo; extraordinário. Alguns dicionários até traduzem terrific como “terrivel”, mas posso afirmar que estão errados. No dia-a-dia a palavra terrific, falada por nativos da língua inglesa, é usada somente com o sentido positivo (mesmo considerando que é muito arriscado afirmar que algo é “sempre assim ou assado” em inglês). Aqui vão alguns exemplos para consolidar:

Com terrible:

  • I have a terrible cold. I must stay in bed.
  • Estou com um resfriado terrível. Preciso ficar de cama.
  • September 11 2001 was a terrible day for humanity.
  • O dia 11 de setembro de 2001 foi um dia terrível para a humanidade.

E agora com terrific:

  • My girlfriend is a terrific singer and the audience just loved her.
  • A minha namorada é uma cantora sensacional e a plateia simplesmente a adorou.
  • We had a terrific holiday. It didn’t rain once.
  • Tivemos umas férias ótimas. Não choveu nenhuma vez.

So, I wish you a terrific week (Desejo a todos uma ótima semana).


A pronúncia de TERRIFIC no OneLook

Clique em /təˈrɪfɪk/ para ouvir a pronúncia americana de terrific, segundo o Macmillan Dictionary. Não deixe de conhecer o OneLook, o “Google” dos dicionários online. Faça buscas gratuitas em mais de mil obras de referência. Escolha o dicionário que deseja consultar e depois clique no ícone do alto-falante para ouvir o arquivo de áudio. É tudo grátis e muito prático! Não existem mais motivos para você ficar em dúvida quanto ao significado ou à pronúncia das palavras da língua inglesa!

A pronúncia de TERRIFIC no YouGlish

Para ouvir falantes da língua inglesa pronunciando terrific em situações reais, vá ao site YouGlish, digite terrific e espere a ferramenta fazer uma busca em vídeos do YouTube. Você pode escolher entre três opções de pronúncia: americana, britânica e australiana. No vídeo YouGlish: a ferramenta que vai turbinar seu inglês!, você aprende a tirar maior proveito desse recurso extraordinário. Experimente a ferramenta e dê um salto de qualidade no seu inglês sem gastar nada!

https://youtu.be/fxutu_GaigA

Clique aqui e confirme para se inscrever no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. É grátis! Enriqueça seu vocabulário de inglês, aperfeiçoe sua pronúncia e amplie seus conhecimentos gerais. Bons estudos!


HEAR x LISTEN

Assista ao vídeo “HEAR x LISTEN: a diferença entre os dois verbos e muito mais…” e esclareça essa dúvida de uma vez por todas! Você vai conhecer diversas expressões idiomáticas acompanhadas de exemplos reais extraídos de trechos de vídeos do YouTube.

Clique aqui e confirme para se inscrever gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. Amplie seu vocabulário de inglês e seus conhecimentos gerais. Bons estudos!


Speak up! We’re listening…

Você gostou das dicas? O conteúdo contribuiu para você enriquecer seu vocabulário de inglês e ampliar seus conhecimentos gerais? Não deixe de expressar sua opinião na seção de comentários, por favor. Sua participação é fundamental! Muito obrigado.

Pela educação

Se você é daquelas pessoas que, assim como eu, acredita que a educação tem o potencial de mudar o futuro das pessoas, clique no ícone da rede social de sua preferência e compartilhe o post que você acabou de ler. Um blog educacional como o Tecla SAP depende quase que exclusivamente do apoio de seus leitores na divulgação de seu conteúdo! Sinta-se à vontade para também compartilhar o texto nos grupos do Facebook e WhatsApp. Conto com a sua participação! Muito obrigado.


Posts mais recentes


0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] is a terrific employee. She’s not afraid of taking risks and knows how to take the […]

Paulo Saldanha da silva
Paulo Saldanha da silva
10 anos atrás

Sempre acompanho o tecla SAP para aprender :D… enfim este erro vejo comumente em legendas dos seriados que costumo assistir onde TERRIFIC é usado como terrivel, e o contexto, claro, sugere como algo ótimo. Subtitlers devem ficar mais atentos 😀 e valeu tecla sap!

Mairo Vergara
13 anos atrás

Falsos cognatos podem levar a grandes problemas, é bom estar atento!

Thaisa Pedron
Thaisa Pedron
13 anos atrás

I can say..terrible because this can be confuse, but terrific
because help me!
terrific chocolate cake!
terrible sour milk;-)