RAINMAKER: qual é o significado de “RAINMAKER”?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Jack Scholes

RAINMAKER

RAINMAKER (US)
[alguém que ganha muito dinheiro para uma empresa]

rainmaker

  • He’s a real rainmaker. Business has tripled since he arrived.
  • Ele ganha muito dinheiro para a empresa. Os negócios triplicaram desde que ele chegou.

Rainmaker, ao pé da letra, “causador de chuva”, é o xamã que, por meio de sua magia, faz chover. No sentido figurado, esta expressão nova e informal é usada para indicar alguém que “faz chover dinheiro” ou bons negócios onde trabalha, como, por exemplo, um funcionário poderoso de um escritório de advocacia. Usa-se a palavra rainmaker no sentido mais amplo também para designar quem faz acontecer ou quem é bem-sucedido no que faz.

CfPor falar em chuva…

CfArmadilhas de tradução: FIRM

Cf. Como melhorar o listening? A dica que você nunca ouviu…

Speak up! We’re listening…

O que você achou da dica do Prof. Jack Scholes? Você já conhecia o significado e a tradução de “RAINMAKER”? Nós do Tecla SAP gostaríamos de conhecer a sua opinião. Por favor, use o espaço no rodapé desta página para enviar seu comentário. Muito obrigado pela participação.

Tem dúvidas de inglês? É só perguntar no Fórum!

Caso você precise esclarecer alguma dúvida de inglês, o Fórum Tecla SAP é o espaço para você encaminhar sua pergunta para a gente. Por favor, faça o seu cadastro gratuitamente para interagir com professores experientes e alunos de inglês de todos os níveis de conhecimento. Em comum, todos têm a disposição de ajudar quem precisa. Crie tópicos com as suas dúvidas ou responda as perguntas de outros membros da comunidade para acumular pontos e ganhar brindes especiais. A gente se fala no Fórum…

Referência: “Why do we say that? Por que dizemos isso? – A origem e o significado de palavras e expressões do inglês do dia a dia”, de Jack Scholes – Editora Campus/Elsevier, 2009. Adquira seu exemplar com comodidade e total segurança no site da Disal Distribuidora.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

7 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Cf. RAINMAKER: qual é o significado de “RAINMAKER”? […]

Gustavo Rosendo
Gustavo Rosendo
10 anos atrás

… nice! e, aliás, gostei dos primeiros comentários.

Ana Carolina
Ana Carolina
10 anos atrás

Existe um livro chamado The Rainmaker, do autor John Grisham. Há umas versões para iniciantes muito boas. Para quem está começando é uma boa pedida, pois a história é bem instigante. Além disso tem o filme para ver depois. Este autor também escreveu The Firm, The Pelican Bief, entre outros que viraram filmes. Todos histórias de “suspense jurídicos”.
Aproveito para parabenizar a iniciativa, o Blog e o serviço dos Textos Mastigados que acabei de assinar. Excelente!!!

Jane
Jane
11 anos atrás

Essa palavra me fez lembrar outra, “raincheck”, que se usa muito aqui no Canada (talvez nos EUA tambem, nao tenho certeza). Quando uma loja anuncia um produto e voce vai comprar mas eles nao tem, eles dao um “raincheck”, ou seja, quando o produto chegar, ja fica reservado para voce. Quando recebem mais do produto, a loja avisa por telefone que esta disponivel e a gente so vai la buscar. Se a mercadoria nao vai estar disponivel depois que venderem o estoque, eles ja colocam no anuncio “sorry, no rainchecks”. Nao sei de onde veio a expressao, meu marido, que e canadense, acha que vem do tempo em que as lojas anunciavam, mas nao recebiam o produto por problemas de transporte, tipo tempestades que fechavam as estradas (falei que se for isso, no inverno aqui eles deveriam chamar de “snowcheck”).

Marcia
Marcia
11 anos atrás

Muito bom seu site. Parabéns e obrigado.

Ju
Ju
12 anos atrás

Oi Ulisses, tudo bem?

Não concordo com a afirmação que essa expressão é nova… Assisti um filme antigo no TCM com Burt Lancaster onde o título era esse mesmo e valia no filme essa máxima: o trocadilho entre de fato fazer chover (literalmente) e fazer com que as coisas dessem certo. Olhei no Merriam-Webster e o termo foi usado pela primeira vez em 1775… tudo bem que não ficou claro se foi com essa acepção de “bem-sucedido” mas que é velha, é. 🙂

Um abraço e obrigada pelos envios diários de tópicos interessantes.