BRAINWASHING: qual é o significado e a tradução de BRAINWASHING?

Tempo de leitura: 2 minutos

Brainwashing by Agenor Soares dos Santos

BRAINWASHING

brainwashing

Lavagem cerebral (locução nominal) (meados do século 20)
[BRAINWASHING]

(fig.) 1. Supressão sistemática da mente de uma pessoa de todas as ideias estabelecidas, especialmente mediante interrogatório político com técnicas para quebrar as resistências psicológicas do acusado, levando-o a fazer sua autocrítica e a, finalmente, confessar-se culpado; 2. forma irônica de referir-se  alguém ao poder de persuasão exercido sobre o público pelos meios de comunicação de massa e pelas técnicas de publicidade. O verbo, to brainwash, não foi emprestado. > 4.4 e 11.


Vocabulário

Assista aos vídeos da playlist Vocabulário do canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube! Você já deve saber que é preciso esforço diário para você conseguir aumentar seu vocabulário de inglês. Ter um vocabulário rico e variado na língua inglesa é fundamental para você se comunicar com muito mais confiança em inglês!

https://www.youtube.com/watch?v=1vo78byBfFY&list=PLcM64ZZJ2Mi0gZ_KIfyBi8rOkISd84Ebd

Clique aqui e confirme para se inscrever gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. Enriqueça seu vocabulário de inglês, aperfeiçoe sua pronúncia e amplie seus conhecimentos gerais. Bons estudos!


Cf. PROPAGANDA não é a mesma coisa que “propaganda”!

Cf. SPIN DOCTOR: qual é o significado e a tradução de “SPIN DOCTOR”?

Cf. Imprensa marrom: como se diz isso em inglês?

Speak up! We’re listening…

Você conhecia o substantivo em inglês equivalente a “lavagem cerebral” ou não? Por favor, envie resposta na seção de comentários, no rodapé da página. Nós do Tecla SAP gostaríamos de saber se as informações foram úteis para você. Agradecemos a gentileza de responder.

Pela educação

Se você também acredita que conteúdo educacional poderia ser mais divulgado na Internet, compartilhe esta dica sobre o significado e a tradução de brainwashing na rede social de sua preferência. Faça a sua parte. Muito obrigado!

YouTube, Twitter e LinkedIn

Vamos continuar nas redes sociais essa nossa conversa sobre brainwashing? Escolha uma das opções a seguir para deixar seu inglês sempre afiadíssimo! Afinal de contas, a gente nunca sabe quando vai precisar daquela palavra ou expressão na hora de se comunicar. Praticar constantemente é a solução!

  • Inscreva-se no canal do Tecla SAP no YouTube.
  • Siga @teclasap no Twitter.
  • Você pode seguir meu perfil no LinkedIn. Estou sempre publicando dicas por lá também. Atingi o limite de 30 mil conexões e não consigo, infelizmente, aceitar novos convites.

Você já deve ter ouvido diversas vezes que é importantíssimo manter contato constante com o idioma estrangeiro, não é? Essa é, portanto, sua oportunidade de regularmente receber uma notificação para aprender e/ou rever conteúdo essencial para você aperfeiçoar seus conhecimentos de inglês. Estou te esperando para continuarmos nas redes sociais nosso papo sobre brainwashing. A gente se fala em breve…

Referência

Dicionário de Anglicismos e de Palavras Inglesas Correntes em Português, de Agenor Soares dos Santos – Editora Campus/Elsevier, 2006.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Andre
Andre
6 anos atrás

Memória ram é a temporária. Desculpe a correção. Meu objetivo não é ser chato, mas apenas explicar.

Ulisses Wehby de Carvalho

Marcos, como vai?

Obrigado pela gentileza de escrever um comentário. A intenção do Tecla SAP é também servir como reforço de memória. Volte sempre!

Abraços

Caio Campos
Caio Campos
6 anos atrás

Aprendi essa palavra quando tinha uns 11 anos num game chamado DBZ Budokai 3 em que um personagem sofria de uma lavagem cerebral. Na época pra mim a palavra parecia uma bagunça. Quando há uns tempos atrás a vi de novo reconheci na hora.

Ulisses Wehby de Carvalho
Reply to  Caio Campos

Caio, tudo bom?

Obrigado pelo relato. Mais uma prova de que os games são uma excelente fonte de aprendizado. Valeu!

Abraços