CLEAN? Qual é o significado, a tradução e a pronúncia do anglicismo?

Tempo de leitura: 3 minutos

Clean by Agenor Soares dos Santos

CLEAN

clean

Qual é o significado de CLEAN?

CLEAN (adjetivo) (fins do século 20)
[CLEAN]

É um adjetivo corrente nos jornais, e especialmente em revistas de moda, decoração e design (grafado sem itálico ou qualquer destaque). Conforme o contexto: bem formado ou composto; gracioso(a), elegante ou requintado(a) mas sem afetação ou muito ornamento; refinado(a); atraente; de bom gosto, apurado(a); agradável ao olhar; de linhas sóbrias mas refinado(a); de aroma, paladar ou cor suave; feito(a) com capricho, habilidade e/ou precisão mas com sobriedade:clean é a palavra que pode definir Helena Gastal, figurinista da nova novela global das oito” (M. Autran, Elle, 1988; sem destaque); “Profusamente iluminado mas sem ferir os olhos em momento algum; decoração clean, harmonizando vários tons de cinza, das paredes às toalhas das mesas” (Zero Hora, 1988; sem destaque); “O estilo clean dominou a festa dos prêmios de Hollywood neste ano, nas roupas de estrelas” (É, 2004; sem itálico ou destaque). > 8.1, 8.2 e 25.

Cf. Lavagem de dinheiro: como dizer isso em inglês?

Cf. ADVERT: qual é o significado e a tradução de “ADVERT”?

Cf. 100 palavras em inglês que todo aluno iniciante conhece!


Vocabulário

Assista aos vídeos da playlist Vocabulário do canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube! Você já deve saber que é preciso esforço diário para você conseguir aumentar seu vocabulário de inglês. Não é novidade para ninguém que ter um vocabulário amplo e variado na língua inglesa é indispensável para você se comunicar com fluência e confiança! Agora que você já conhece o significado e a tradução de clean, você não vai ficar só nisso, vai?

Clique aqui e confirme para se inscrever no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. É grátis! Enriqueça seu vocabulário de inglês, aperfeiçoe sua pronúncia e amplie seus conhecimentos gerais. Bons estudos!


A pronúncia de clean

Clique em /klin/ para ouvir a pronúncia americana do adjetivo clean, segundo o Macmillan Dictionary. Clique no ícone do alto-falante para ouvir o arquivo de áudio. Conheça o OneLook, o “Google” dos dicionários online. Faça buscas gratuitas em mais de mil dicionários online. Não entendeu a definição de um termo? Os exemplos não foram claros? Consulte outras fontes de referência e amplie seus conhecimentos. É grátis!

Para ouvir falantes da língua inglesa pronunciando clean em situações reais, vá ao site YouGlish, digite clean e espere a ferramenta fazer uma busca em vídeos do YouTube. Há três opções de pronúncia: americana, britânica e australiana. No vídeo “YouGlish: a ferramenta que vai turbinar seu inglês!”, você aprende a tirar maior proveito desse recurso extraordinário. Bons estudos!


Cf. Cheiroso: como dizer “cheiroso” e “cheirosa” em inglês?

Cf. 10 erros mais comuns de quem estuda inglês e como evitá-los

Cf. 10 dicas infalíveis para você aprender inglês de uma vez por todas!

Speak up! We’re listening…

Você gostou da dica da Prof. Agenor Soares dos Santos sobre o significado, a tradução e a pronúncia de clean? O texto contribuiu para você enriquecer seu vocabulário de inglês e ampliar seus conhecimentos gerais? Nós do Tecla SAP queremos saber se o conteúdo foi útil para sempre levarmos material relevante para nossos leitores. Participe na seção de comentários, no rodapé da página. Muito obrigado.

Referência

Dicionário de Anglicismos e de Palavras Inglesas Correntes em Português, de Agenor Soares dos Santos, Editora Campus/Elsevier, 2006.