EXPERT: qual é o significado e a origem de “EXPERT”?

Tempo de leitura: 2 minutos

Expert by Agenor Soares dos Santos

EXPERT

expert

EXPERT (s.) (século 20)
[EXPERT]

“Experto” está devidamente definido como “que ou quem conta com experiência própria” ou “que ou quem é especialista em determinado(s) assunto(s)” (Dicionário Houaiss da língua portuguesa: 2001) e “perito” (Dicionário Aurélio Século XXI: 1999), mas os fatos mostram que é palavra evitada, ou já desconhecida da maioria. E a principal causa não pode deixar de ser a homonímia com “esperto” – adjetivo dúbio (que pode ser ofensivo) e de emprego corrente, em todas as camadas. Sendo “experto” lexema semiculto, é compreensível – além da impressão de que “perito” ou “especialista” ficam aquém do que se pretende expressar – o receio de quem o usar de ser incompreendido, segundo o público a que se dirigir.

Diariamente se ouve e se lê “ele é um expert”, e mesmo linguistas já nem vêem necessidade de itálico ou outro destaque: “… se eu dissesse em voz alta aquilo que estava pensando para uma plateia de experts…” (Possenti, Sírio. A cor da língua – e outras croniquinhas de lingüista: 2002, 101). É de notar que – como é natural, sendo o étimo o mesmo nas duas línguas – o sentido inglês já foi usual em português (data do século 16; lembre-se o famoso verso de Camões – “Tomai conselhos só d’exprimentados (…) Mais em particular o experto sabe” (Camões, Luís de. Os Lusíadas: 1572, X, 152).

Como se diz “advogado” em inglês?

Assista ao vídeo abaixo e saiba quando, como e onde usar os termos lawyer, attorney, attorney-at-lawcounsel, counselor, litigator, solicitor e barrister. As explicações são dadas por Bruna Marchi, advogada, tradutora e professora de inglês jurídico. Amplie seu vocabulário e seus conhecimentos gerais!

Clique aqui e confirme para se inscrever no canal do Tecla SAP no YouTube. É grátis! Bons estudos!

Cf. Como eu digo “fique esperto” em inglês?

Cf. Folgado! Como se diz “folgado” em inglês?

Cf. Inglês para empreendedores: vocabulário completo

Speak up! We’re listening…

Você gostou das dicas que você acabou de ler sobre a origem e a tradução de expert? De alguma maneira o conteúdo contribuiu para você enriquecer seu vocabulário de inglês e/ou ampliar seus conhecimentos gerais? Expresse sua opinião na seção de comentários, por favor. Muito obrigado pela participação.

Referência

Dicionário de Anglicismos e de Palavras Inglesas Correntes em Português, de Agenor Soares dos Santos – Editora Campus/Elsevier, 2006. Clique para ler a sinopse e adquirir seu exemplar no site da Disal Distribuidora com total segurança e conforto.