FASHION? O que o anglicismo FASHION quer dizer?

Tempo de leitura: 4 minutos

Fashion by Agenor Soares dos Santos

FASHION

fashion

FASHION (s.) (meados do século 20)
[FASHION]

Enquanto fashionable, anglicismo antigo, foi abandonado, esta é palavra da moda, que se vê diariamente (embora ignorada por todos os dicionários recentes, com exceção de Míni Caldas Aulete – Dicionário contemporâneo da língua portuguesa, 2004) – mas com um matiz brasileiro que se pode dizer uma combinação aproximada destes, entre os muitos do original inglês:

1) “The mode of dress, etiquette, furniture, speech, etc., prevalent at a particular time;”

2) “fashionable people; the fashionable world”

3) “social status; spec[fically]. high social status, esp. as shown by dress and behaviour.”

Assim, fashion, no uso brasileiro, não é qualquer “moda”, mas a alta moda, a moda feminina mais sofisticada, ou o modo de trajar-se e o ambiente em que circulam as pessoas de nível ou status social mais elevado; e a palavra é empregada, também, para designar

1) o aspecto mercantil – o mercado da moda, a concorrência das griffes;

2) os eventos em que se apresentam inovações e tendências na moda feminina.

Acepções que se vêem, de um modo geral, nos nomes dos eventos e divulgadas especialmente pelos principais – São Paulo Fashion Week e Rio Fashion Week, em que aparece a mesma construção que se explicou, por exemplo, em “fã clube”.

É curioso notar que este substantivo já foi comum em outros tempos: “Havia então menos quem cuidasse de política; a noite da rua do Ouvidor pertence exclusivamente à fashion, que é menos dada aos negócios do Estado que os freqüentadores de dia” (Machado de Assis, Contos Avulsos, 1873, conto “Tempo de Crise”; em itálico no original). Depois quase desapareceu, para renascer na era da forte influência do inglês e do capital que movimenta o setor. Observe-se, também, o uso cada vez mais intenso do lexema como adjetivo: “Planeta Fashion significa o mercado global da moda” (Erika Palomino, Folha de São Paulo, 2004); “Cachaça agora é fashion (…) promovendo ainda mais o escapismo típico do mundo fashion” (Fernanda Mena, Folha de São Paulo, 2005). Ver comentário Cap. 3 da Introdução. > 25.


A pronúncia de FASHION no OneLook

Clique em /ˈfæʃ(ə)n/ para ouvir a pronúncia americana de fashion, segundo o Macmillan Dictionary. Não deixe de conhecer o OneLook, o “Google” dos dicionários online. Faça buscas gratuitas em mais de mil dicionários online. Escolha a obra de referência que deseja consultar e depois clique no ícone do alto-falante para ouvir o arquivo de áudio. É grátis!

A pronúncia de FASHION no YouGlish

Para ouvir falantes da língua inglesa pronunciando fashion em situações reais, vá ao site YouGlish, digite fashion e espere a ferramenta fazer uma busca em vídeos do YouTube. Você pode escolher entre três opções de pronúncia: americana, britânica e australiana. No vídeo YouGlish: a ferramenta que vai turbinar seu inglês!, você aprende a tirar maior proveito desse recurso extraordinário. É grátis! Bons estudos!

Clique aqui e confirme para se inscrever no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. É grátis! Enriqueça seu vocabulário de inglês, aperfeiçoe sua pronúncia e amplie seus conhecimentos gerais. Bons estudos!


FASHION — Mais vocabulário

Assista aos vídeos da playlist Vocabulário do canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube! Você sabe que ter um vocabulário amplo e variado é fundamental para você se comunicar em inglês com fluência e confiança! Agora que você conhece o significado e a tradução de fashion, aproveite para dar continuidade aos seus estudos. São centenas de vídeos sobre os mais diversos temas. Você só tem a ganhar!

Clique aqui e confirme para se inscrever gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. Nunca foi tão fácil enriquecer o vocabulário de inglês, aperfeiçoar a pronúncia e ampliar os conhecimentos gerais. E o melhor de tudo: é grátis! Bons estudos!


Speak up! We’re listening…

Gostou da dica do Prof. Agenor Soares dos Santos? Você já conhecia o significado de fashion? Por favor, escreva um comentário para a gente no rodapé desta página. Muito obrigado pelo interesse.

Referência

Dicionário de Anglicismos e de Palavras Inglesas Correntes em Português, de Agenor Soares dos Santos, Editora Campus/Elsevier.