FASHION? O que o anglicismo FASHION quer dizer?

Tempo de leitura: 4 minutos

Fashion by Agenor Soares dos Santos

FASHION

fashion

FASHION (s.) (meados do século 20)
[FASHION]

Enquanto fashionable, anglicismo antigo, foi abandonado, esta é palavra da moda, que se vê diariamente (embora ignorada por todos os dicionários recentes, com exceção de Míni Caldas Aulete – Dicionário contemporâneo da língua portuguesa, 2004) – mas com um matiz brasileiro que se pode dizer uma combinação aproximada destes, entre os muitos do original inglês:

1) “The mode of dress, etiquette, furniture, speech, etc., prevalent at a particular time;”

2) “fashionable people; the fashionable world”

3) “social status; spec[fically]. high social status, esp. as shown by dress and behaviour.”

Assim, fashion, no uso brasileiro, não é qualquer “moda”, mas a alta moda, a moda feminina mais sofisticada, ou o modo de trajar-se e o ambiente em que circulam as pessoas de nível ou status social mais elevado; e a palavra é empregada, também, para designar

1) o aspecto mercantil – o mercado da moda, a concorrência das griffes;

2) os eventos em que se apresentam inovações e tendências na moda feminina.

Acepções que se vêem, de um modo geral, nos nomes dos eventos e divulgadas especialmente pelos principais – São Paulo Fashion Week e Rio Fashion Week, em que aparece a mesma construção que se explicou, por exemplo, em “fã clube”.

É curioso notar que este substantivo já foi comum em outros tempos: “Havia então menos quem cuidasse de política; a noite da rua do Ouvidor pertence exclusivamente à fashion, que é menos dada aos negócios do Estado que os freqüentadores de dia” (Machado de Assis, Contos Avulsos, 1873, conto “Tempo de Crise”; em itálico no original). Depois quase desapareceu, para renascer na era da forte influência do inglês e do capital que movimenta o setor. Observe-se, também, o uso cada vez mais intenso do lexema como adjetivo: “Planeta Fashion significa o mercado global da moda” (Erika Palomino, Folha de São Paulo, 2004); “Cachaça agora é fashion (…) promovendo ainda mais o escapismo típico do mundo fashion” (Fernanda Mena, Folha de São Paulo, 2005). Ver comentário Cap. 3 da Introdução. > 25.


A pronúncia de FASHION no OneLook

Clique em /ˈfæʃ(ə)n/ para ouvir a pronúncia americana de fashion, segundo o Macmillan Dictionary. Não deixe de conhecer o OneLook, o “Google” dos dicionários online. Faça buscas gratuitas em mais de mil dicionários online. Escolha a obra de referência que deseja consultar e depois clique no ícone do alto-falante para ouvir o arquivo de áudio. É grátis!

A pronúncia de FASHION no YouGlish

Para ouvir falantes da língua inglesa pronunciando fashion em situações reais, vá ao site YouGlish, digite fashion e espere a ferramenta fazer uma busca em vídeos do YouTube. Você pode escolher entre três opções de pronúncia: americana, britânica e australiana. No vídeo YouGlish: a ferramenta que vai turbinar seu inglês!, você aprende a tirar maior proveito desse recurso extraordinário. É grátis! Bons estudos!

https://youtu.be/fxutu_GaigA

Clique aqui e confirme para se inscrever no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. É grátis! Enriqueça seu vocabulário de inglês, aperfeiçoe sua pronúncia e amplie seus conhecimentos gerais. Bons estudos!


FASHION — Mais vocabulário

Assista aos vídeos da playlist Vocabulário do canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube! Você sabe que ter um vocabulário amplo e variado é fundamental para você se comunicar em inglês com fluência e confiança! Agora que você conhece o significado e a tradução de fashion, aproveite para dar continuidade aos seus estudos. São centenas de vídeos sobre os mais diversos temas. Você só tem a ganhar!

https://www.youtube.com/watch?v=4WJQnRR44zc&list=PLcM64ZZJ2Mi0gZ_KIfyBi8rOkISd84Ebd

Clique aqui e confirme para se inscrever gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. Nunca foi tão fácil enriquecer o vocabulário de inglês, aperfeiçoar a pronúncia e ampliar os conhecimentos gerais. E o melhor de tudo: é grátis! Bons estudos!


Speak up! We’re listening…

Gostou da dica do Prof. Agenor Soares dos Santos? Você já conhecia o significado de fashion? Por favor, escreva um comentário para a gente no rodapé desta página. Muito obrigado pelo interesse.

Referência

Dicionário de Anglicismos e de Palavras Inglesas Correntes em Português, de Agenor Soares dos Santos, Editora Campus/Elsevier.


0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Cf. O que “FASHION” quer dizer? […]

trackback

[…] Cf. FASHION: o que o anglicismo “FASHION” quer dizer? […]

trackback

[…] Cf. FASHION: o que o anglicismo “FASHION” quer dizer? […]

Bia Loureiro
Bia Loureiro
8 anos atrás

Amor o povo não sabe nem o quer dizer moda , vai entender anglicismo, matiz, acepções, lexema ou escapismo, você tem razão no texto mas custava ser menos cdf e usar palavras do popular.

anglicismo = é um termo ou expressão da língua inglesa introduzidas a outra língua, seja devido à necessidade de designar objetos ou fenómenos novos, para os quais não existe designação adequada na língua alvo, seja por qualquer motivo, exemplos shopping center, post, ténis, mouse, bife, ribs, futebol,handebol

matiz = combinação de cores, forma, no contexto – com jeito – explicando de forma bem popular.

acpções = Refere-se a cada um dos muitos sentidos encontrados em palavras e/ou frases; cuja significação pode variar de acordo com o contexto em que palavras e/ou frases estão representadas.
Sentido em que uma palavra é empregada, por exemplo, acepção própria ou acepção figurada: o calor do fogo; o calor do amor.
Antigo. Ação ou efeito de receber; recepção.

lexema = Palavra ou parte da palavra que serve de base ao sentido por ela expresso. Também se diz semantema.

escapismo = Atitude de fuga ao quotidiano ou a uma realidade específica.