GATE: por que acrescentamos “GATE” aos escândalos de corrupção?

Tempo de leitura: 2 minutos

Gate by Agenor Soares dos Santos

GATE

gate

GATE elemento de composição de palavra (fins do século 20)
[GATE]

Assim como nos Estados Unidos, é um elemento que se tem acrescentado a substantivos associados a escândalos de corrupção que assumem repercussão nacional. Surgiu a partir do caso Watergate (1972), que levou à renúncia do presidente Richard M. Nixon. Tem origem no nome de um edifício de Washington, D.C., onde ocorreu a tentativa de violação e roubo de documentos que provocou a crise. A primeira utilização desse elemento em palavra do português do Brasil foi em “Collorgate”, escândalo que também aqui provocou a renúncia de um presidente: “[A CPI do Collorgate] não levará a lugar nenhum” (Jorge Bornhausen, ministro do então presidente Fernando Collor de Mello, 1992). Pronuncia-se de modo peculiar.

Material complementar

Aproveite para assistir aos vídeos indicados a seguir para ampliar seu vocabulário sobre o assunto. Bons estudos!

Delação premiada e 10 maneiras para você dizer “delatar” em inglês

Como dizer “Caixa 2” em inglês?

PRESIDENT, CHAIRMAN ou CEO: como se diz “presidente” em inglês? Qual é a diferença?

Cf. The ugly American – Liar, liar, Speedo on fire

Cf. Oscar, Tradução Simultânea e o Porta dos Fundos

Cf. Fora, Temer! Como se diz “Fora, Temer!” em inglês?

Speak up! We’re listening…

Você gostou das dicas sobre gate? O conteúdo contribuiu para você enriquecer seu vocabulário de inglês e/ou ampliar seus conhecimentos gerais? Expresse sua opinião na seção de comentários, por favor. Muito obrigado pela participação.

YouTube, Facebook, Twitter, Instagram etc.

Vamos continuar essa conversa sobre gate nas redes sociais? São várias as opções para você não deixar seu inglês enferrujar:

Você já sabe que é muito importante manter contato constante com a língua inglesa, não sabe? Então não perca essa oportunidade! É grátis! A conversa não precisa ser sobre gate. Podemos trocar ideias sobre outros assuntos relacionados ao estudo da língua inglesa. A gente se fala em breve…

Referência

Dicionário de Anglicismos e de Palavras Inglesas Correntes em Português, de Agenor Soares dos Santos – Editora Campus/Elsevier, 2006. Clique para ler a sinopse e adquirir seu exemplar no site da Disal Distribuidora com total segurança e conforto.