IRON MAIDEN: qual é a origem e o significado da expressão?

Tempo de leitura: 3 minutos

Jack Scholes

IRON MAIDEN

IRON MAIDEN
[“Donzela de Ferro”; mulher exigente]

  • The Iron Maiden of Nuremberg was very famous.
  • A “Donzela de Ferro” de Nuremberg foi muito famosa.

Iron Maiden

Os fãs da banda de heavy metal Iron Maiden certamente vão se deliciar com a origem desse nome. Nos tempos medievais, Iron Maiden, ao pé da letra “donzela de ferro”, era o nome de um instrumento de tortura para traidores, hereges e para todo tipo de criminosos. Era uma caixa de ferro, iron, com o formato parecido com o corpo de uma mulher, ou donzela, maiden. Na frente, duas portas se abriam para a vítima poder entrar de costas e receber o “abraço” da donzela. Do lado de dentro das duas portas havia vinte e um pregos de ferro, com as pontas afiadíssimas, posicionados de tal forma que, na hora de fechar lentamente as portas, os pregos começavam a abrir buracos nos órgãos vitais, até penetrar completamente no corpo da vítima. Mais dois pregos de ferro eram colocados no nível do rosto para perfurar os olhos. Animal, não é?

Usam-se as palavras iron maiden, também no sentido figurado, para designar uma mulher exigente e severa.

Cf. Como se pronuncia “Dama de Ferro” em inglês?

Cf. SLIPKNOT: qual é o significado e a tradução de SLIPKNOT?

A pronúncia de iron

A pronúncia de iron (ferro) é outra armadilha que deve ser evitada pelos estudantes de inglês. Não deixe de conferir a dica completa em “IRON: qual é a pronúncia de IRON“. A dica vale para você pronunciar Iron MaidenIron Man e, é lógico, o nome do metal usado nas expressões iron curtain (cortina de ferro), iron fist (pulso de ferro; mão forte) e iron ore (minério de ferro), entre várias outras.

Como pronunciar as marcas em inglês?

Assista à série de vídeos sobre a pronúncia em inglês de marcas famosas. São centenas de nomes de empresas, produtos, marcas e modelos cujas pronúncias causam confusão. Amplie seu vocabulário, aprenda a pronunciar os nomes de marcas e aperfeiçoe sua pronúncia em geral porque muitos dos problemas de existentes nos nomes de marcas também estão presentes em outras palavras da língua inglesa.

Speak up! We’re listening…

O que você achou da dica sobre Iron Maiden? Nós do Tecla SAP gostaríamos de conhecer a sua opinião. Por favor, envie sua resposta na seção de comentários, no rodapé da página. Muito obrigado pela participação!

Dicas por e-mail

Vai continuar perdendo oportunidades por não ser fluente em inglês? Até quando? Cadastre-se para receber as atualizações por e-mail diariamente, além de boletins especiais enviados todas as semanas com o melhor do conteúdo do Tecla SAP. É grátis e seu cadastro não leva nem 30 segundos! Clique no botão abaixo, digite nome e e-mail e mais nada! Você ainda ganha o e-book Aprenda inglês com humor – Micos que você não pode pagar! E a dica sobre a origem de Iron Maiden é só o começo! Você vai se surpreender com a quantidade e a qualidade do material que você vai passar a receber gratuitamente. Não espere mais!

Quero receber as dicas de inglês e o E-BOOK de presente!

Google+, YouTube, Twitter e Facebook

Adicione este perfil no Google+ para receber conteúdo exclusivo. Inscreva-se no canal do Tecla SAP no YouTube. Se preferir receber as dicas de inglês via Twitter / Periscope, siga @teclasap. Curta a página do Tecla SAP no Facebook. A gente se fala nas redes sociais. O assunto pode ser a origem de Iron Maiden ou qualquer outro relacionado à língua inglesa.

Referência

Why do we say that? Por que dizemos isso? – A origem e o significado de palavras e expressões do inglês do dia a dia, de Jack Scholes – Editora Campus/Elsevier, 2009. Adquira seu exemplar com comodidade e total segurança no site da Disal Distribuidora.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Cf. IRON MAIDEN: qual é a origem e o significado da expressão? […]

trackback

[…] fãs da banda inglesa Iron Maiden ou do célebre personagem de histórias em quadrinhos Iron Man. Tenham cuidado na hora de falar o […]

Marlos Lira
Marlos Lira
4 anos atrás

Olá, muito bacana o seu post. Também sou fã de rock e curto demais uns bons solos de guitarra. Peço, todavia sua licença para uma pequena correção, ok.

A “Donzela de Ferro” não é um instrumento da idade média. Não se conhece nenhum exemplar desse artefato datado de antes de 1793. A Idade Média teve seu ocaso entre 1485 e 1500. Segundo Wolfgang Schild, professor de direito penal da Universidade de Bielefeld, os exemplares de “dama de ferro” conhecidos são na verdade partes de um conjunto de peças medievais reunidas a outros artefatos de museus, com a intenção de chamarem a atenção para exibição comercial. O famoso exemplar de Nuremberg ou “Virgem de Nuremberg”, surgiu por volta de 1802. E foi associado à Virgem Maria, o que na verdade, é uma grande ofensa aos Católicos.

Há várias pesquisas de artefatos e documentos antigos que refutam a maioria das acusações contra a Igreja Católica na Idade Média. Alguns pesquisadores têm lutado para modificar o que é apresentado nos livros de história, pois boa parte do que é dito não passa de lenda, histórias que surgiram entre os séculos 17 e 18 e foram repetidas tantas vezes que se travestiram de veracidade. Alguns desses historiadores fazem parte de universidades como Princeton e Harvard e tentam resgatar os pedaços da história que ficaram relegados ao esquecimento. No entanto, há inúmeras resistências culturais, afinal, há um emaranhado de estruturas, organizações e ideologias que foram construídas nos últimos 150 anos com base nessas lendas. Não creio que eles conseguirão contar o que há do outro lado da moeda histórica, mas conhecimento nunca é demais.

No mais, parabéns pelo post. Grande abraço.

Ulisses Wehby de Carvalho
Reply to  Marlos Lira

Marlos, tudo bem?

Muito obrigado pela contribuição. Agradeço em nome dos leitores do Tecla SAP. Volte sempre!

Abraços

Samir
Samir
5 anos atrás

Ulisses, sou fã do Iron Maiden desde os 14 anos de idade até hoje e já conhecia esta história, mas é sempre bom reler. Abraços.

Ulisses Wehby de Carvalho
Reply to  Samir

Samir, tudo bem?

Obrigado pelo comentário simpático. Gostar de metal é opcional, pronunciar “Iron” direitinho é obrigação… 😉

Abraços

Ricardo Witte
Ricardo Witte
7 anos atrás

UP THE IRON!

Thomas
Thomas
9 anos atrás

Além disso, é o apelido que foi dado à ex-primeira ministra britânica Margareth Tatcher, dado suas politícas

Eline Bento
Eline Bento
11 anos atrás

é bastante singular um abraço de uma DONZELA e uma maquina de tortura bjos e otima materia..

Rondnelly
Rondnelly
11 anos atrás

F***ng Awesome!
XD

Andre
Andre
12 anos atrás

Cool! I didn’t know this…

Look the picture of this nice lady!

http://www.starstore.com/acatalog/barker_bethany_bled_L.jpg

Gullit
Gullit
12 anos atrás

Hahahaha, animal! :]