OMBUDSMAN é inglês? O que a palavra quer dizer?

Tempo de leitura: 4 minutos

Ombudsman by Jack Scholes

OMBUDSMAN

ombudsman

Qual é o significado e a tradução de OMBUDSMAN?

OMBUDSMAN
[ouvidor; ombudsman]

  • The ombudsman received thousands of complaints.
  • O ouvidor recebeu milhares de reclamações.

A palavra ombudsman vem do sueco e significa “comissário”, “delegado”. Trata-se de um funcionário designado para receber e investigar reclamações dos cidadãos contra órgãos governamentais. O primeiro ombudsman foi nomeado na Suécia em 1809, mas foi só a partir da década de 1950 que outros países começaram a nomear ouvidores oficiais – a Dinamarca, em 1955; a Noruega e a Nova Zelândia, em 1962; a Grã-Bretanha, em 1967. Projetos com ouvidores independentes já se espalharam pelas organizações privadas e, embora recente no Brasil, essa atividade já é praticada em diversos setores. São profissionais pagos pela empresa para ouvir as reclamações e sugestões dos clientes e encaminhá-las ao departamento interno apropriado. Além de resolver qualquer problema, o ombudsman também colhe informações para melhorar o desempenho da empresa.


Vocabulário

Assista aos vídeos da playlist Vocabulário do canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube! Você já deve saber que é preciso esforço diário para você conseguir aumentar seu vocabulário de inglês. Não é novidade para ninguém que ter um vocabulário amplo e variado na língua inglesa é indispensável para você se comunicar com fluência e confiança! Agora que você já conhece o significado de ombudsman, você não vai querer ficar só nisso, vai?

Clique aqui e confirme para se inscrever no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. É grátis! Enriqueça seu vocabulário de inglês, aperfeiçoe sua pronúncia e amplie seus conhecimentos gerais. Bons estudos!


Cf. SMORGASBORD: qual é o significado e a tradução de SMORGASBORD?

Cf. Ministro: como se diz Ministro do STF e da Casa Civil em inglês?

Cf. LAWYER x ATTORNEY: como se diz “advogado” em inglês?


A pronúncia de OMBUDSMAN

Clique aqui para ouvir a pronúncia americana de ombudsman, segundo o Macmillan Dictionary. Clique no ícone do alto-falante para ouvir o áudio. Se você quiser consultar outras obras de referência, você precisa conhecer o OneLook, o “Google” dos dicionários online. Para ouvir falantes da língua inglesa pronunciando ombudsman em situações reais, vá ao site YouGlish, digite ombudsman e espere a ferramenta fazer uma busca em vídeos do YouTube. Você pode escolher três pronúncias diferentes: americana, britânica e australiana. Para saber como você pode tirar maior proveito desse recurso extraordinário, assista ao vídeo “Youglish: a ferramenta que vai turbinar seu inglês!” Bons estudos!

Speak up! We’re listening…

Nós do Tecla SAP queremos muito saber o que você achou das dicas sobre significado, tradução e pronúncia de ombudsman. Participe enviando sua opinião na seção de comentários, no rodapé desta página. Muito obrigado!

YouTube, Twitter e LinkedIn

Por que não continuar nas redes sociais a conversa sobre ombudsman? Escolha uma das opções a seguir para deixar seu inglês sempre em dia! Afinal de contas, não é possível prever quando você vai precisar daquela palavrinha ou expressão idiomática na hora de se comunicar em inglês. A prática constante é a única saída!

  • Inscreva-se no canal do Tecla SAP no YouTube.
  • Siga @teclasap no Twitter.
  • Não consigo aceitar novos pedidos de amizade porque atingi o limite máximo de 30 mil conexões. Você pode, no entanto, seguir meu perfil no LinkedIn. Estou sempre publicando dicas por lá também.

Você já deve ter ouvido um monte de vezes que é fundamental manter contato com o idioma estrangeiro, não é? Essa é, portanto, sua oportunidade de receber notificações diárias para aprender e/ou rever conteúdo essencial para você aperfeiçoar seus conhecimentos de inglês. Estou te esperando para continuarmos nas redes sociais esse nosso papo sobre ombudsman. A gente se fala muito em breve…

Referência

Why do we say that? Por que dizemos isso? – A origem e o significado de palavras e expressões do inglês do dia a dia, de Jack Scholes, Disal Editora, 2015. Leia a resenha para obter mais informações sobre o livro.