OXYMORON: qual é o significado e a tradução de “OXYMORON”?

Tempo de leitura: 2 minutos

Oxymoron by Ulisses Wehby de Carvalho

OXYMORON

oxymoron

A tradução de oxymoron para a língua portuguesa é “oximoro”. Simples, né? O quê? Continuou na mesma? Bem, vamos dar uma olhada na definição de “oximoro” no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa:

oximoro: figura em que se combinam palavras de sentido oposto que parecem excluir-se mutuamente, mas que, no contexto, reforçam a expressão (p. ex.: obscura claridade, música silenciosa); paradoxismo

Agora ficou bem mais claro, certo? O mais recente oximoro é “Respected Financier”, segundo este cartoon publicado no guardian.co.uk. Como o próprio nome já diz, “The Internet’s Best List of Oxymorons” é uma lista bem ampla contendo muitos exemplos de oximoros em inglês. Em tempo, vi a dica no excelente “The English Blog“.

HEAR x LISTEN

Assista ao vídeo “HEAR x LISTEN: a diferença entre os dois verbos e muito mais…” e esclareça essa dúvida de uma vez por todas! Você vai conhecer diversas expressões idiomáticas acompanhadas de exemplos reais extraídos de trechos de vídeos do YouTube.

Clique aqui e confirme para se inscrever gratuitamente no canal do Tecla SAP no YouTube. Amplie seu vocabulário de inglês e seus conhecimentos gerais. Bons estudos!

Cf. Gregos e troianos: como se diz essa expressão em inglês?

Cf. Hush money e o vocabulário em inglês sobre a crise política

Cf. Séries de TV: o significado dos nomes das principais séries de TV

Speak up! We’re listening…

Você gostou da dica sobre o significado de oxymoron? O texto foi de alguma forma útil? Conhece algum exemplo de oximoro em português ou inglês? Participe na seção de comentários, no rodapé da página. Muito obrigado.

YouTube, Facebook, Twitter, Instagram etc.

Vamos continuar a conversa sobre oxymoron nas redes sociais? São várias as opções para você não deixar seu inglês enferrujar:

Agora você só não mantém contato com a língua inglesa se não quiser! A conversa não precisa ser sobre o significado de oxymoron necessariamente. Podemos trocar ideia sobre qualquer outro assunto de sua preferência. A gente se fala muito em breve…