RESUME: qual é o significado e a tradução de “RESUME”?

Tempo de leitura: 2 minutos

Resume by Ulisses Wehby de Carvalho

RESUME

resume

RESUME = retomar, recomeçar
SUM UP = resumir

O verbo resume não significa “resumir” mas, sim, “retomar” ou “continuar” uma atividade. Para dizer “resumir” em inglês, diga summarize ou o phrasal verb sum up. O substantivo resume, além das variantes resumé résumé, pode significar “currículo”.

Clique para ouvir a pronúncia americana e a pronúncia britânica do verbo to resume, segundo o Macmillan Dictionary.

  • War resumed between Persia and the Ottoman Empire in 1743.
  • A guerra recomeçou entre a Pérsia e o Império Otomano em 1743.

HEAR x LISTEN

Assista ao vídeo “HEAR x LISTEN: a diferença entre os dois verbos e muito mais…” e esclareça essa dúvida de uma vez por todas! Você vai conhecer diversas expressões idiomáticas acompanhadas de exemplos reais extraídos de trechos de vídeos do YouTube.

Clique aqui e confirme para se inscrever gratuitamente no canal do Tecla SAP no YouTube. Amplie seu vocabulário de inglês e seus conhecimentos gerais. Bons estudos!

Referência

Guia Tecla SAP: Falsos Cognatos, de Ulisses Wehby de Carvalho – © Tecla SAP, 2013. Leia a resenha.


RESUMÉ

resumé

RESUMÉ = currículo
SUM UP = resumir

Existem palavras da língua inglesa escritas com acento? Por mais incrível que pareça, a resposta é afirmativa! Algumas palavras como resumé, cuja origem é o francês, mantiveram sua grafia original quando foram “emprestadas” ao inglês. Não apenas com um, mas, às vezes, até com dois acentos, pois a variante résumé também é usada. Há ainda outros exemplos de uso corrente na língua inglesa: pâté (patê), consommé (consomê), fiancé (noivo), protégé (protegido), blasé (blasé) etc.

Clique aqui para ouvir a pronúncia americana e a pronúncia britânica do substantivo résumé, segundo o Oxford Dictionary.

  • Then Gonzalez added another line to his resumé by ripping his 100th career homer. (Chicago Tribune)
  • Em seguida Gonzalez acrescentou mais uma linha ao seu currículo conseguindo o 100o. home run de sua carreira.

Speak up! We’re listening…

Você gostou das dicas sobre resume? O conteúdo contribuiu para você enriquecer seu vocabulário de inglês e/ou ampliar seus conhecimentos gerais? Expresse sua opinião na seção de comentários, por favor. Muito obrigado pela participação.

Referência

Guia Tecla SAP: Falsos Cognatos, de Ulisses Wehby de Carvalho – © Tecla SAP, 2013. Leia a resenha.