Post inteiro: por que não publicar o post inteiro nas redes sociais?

Tempo de leitura: 6 minutos

Ulisses Wehby de Carvalho

Post inteiro

7 razões para não publicarmos o post inteiro nas redes sociais

De tempos em tempos, a pergunta ressurge nas redes sociais em que o Tecla SAP está presente: por que você não publica o post inteiro em vez de colocar o título e o link? Resolvi dar uma resposta definitiva aqui para evitar o trabalho de escrever várias vezes a mesma coisa. Há razões econômicas e pedagógicas que, espero, façam sentido para quem acompanha as dicas de inglês pelo TwitterFacebook, Google+ ou LinkedIn. Aliás, se você tem uma conta no Google+, me adicione aos seus círculos e receba conteúdo exclusivo.

Que fique bem claro que não tenho nada contra as redes sociais, muito pelo contrário! O post “10 motivos para você aprender inglês no Facebook” comprova essa tese. Vamos aos motivos:

post inteiro

1. Informações detalhadas

O maior diferencial do conteúdo do Tecla SAP é, a meu ver, proporcionar ao leitor uma explicação mais detalhada sobre os diferentes aspectos da língua inglesa, desde vocabulário básico e gramática elementar, passando por pronúncia, expressões idiomáticas, gírias e palavrões, até dicas profissionais para quem se interessa por tradução e tradução simultânea. Quase todos os posts trazem exemplos traduzidos para facilitar a compreensão, além de links para assuntos relacionados. Uma visita ao blog oferece uma oportunidade de um mínimo de aprofundamento nessas diferentes questões. Quem tem pressa e quer só saber a tradução direta de um termo isolado tem à disposição outras ferramentas na Internet, como o Google Translator. São necessários alguns cuidados, é claro, explicados em “A importância do contexto” e Google: como fazer pesquisas para tirar dúvidas de inglês?“.

2. Tráfego

O Tecla SAP não é uma instituição sem fins lucrativos. Embora o acesso a todo o conteúdo seja gratuito, o blog depende da receita advinda de anúncios, da venda de produtos e serviços, além da comissão gerada pela venda de produtos de terceiros por intermédio de programas de afiliados. Logo, quanto maior o tráfego, maior a receita. Além disso, dá um trabalho danado manter todo esse conteúdo e o mínimo que peço em troca é um clique. Simples, não é? Escrevi sobre essa questão em “Com fins lucrativos“.

3. Links

links

Praticamente todo post no Tecla SAP traz links para assuntos relacionados. Essa ajuda adicional pode ser muito útil para quem quiser se aprofundar em um determinado tema. Não é raro, portanto, alguém entrar no blog para ler o post inteiro e acabar aprendendo outras coisas igualmente importantes. Esse conteúdo extra pode estar dentro do próprio Tecla SAP ou em outros sites e blogs, inclusive em dicionários online que oferecem arquivos de áudio para você conferir a pronúncia de algum termo.

Cf. Como pronunciar as palavras em inglês?

4. Busca

O texto publicado em qualquer rede social é, por definição, efêmero. O que foi postado há, por exemplo, duas semanas no Facebook já se perdeu na linha do tempo. No blog, textos publicados há vários anos podem ser revistos, atualizados, ampliados e podem ser consultados facilmente por meio da busca.

5. O efeito Orkut

orkutVocê se lembra do Orkut? A comunidade do Tecla SAP lá era bastante ativa e chegou a ter quase 100 mil membros. Muita informação de qualidade se perdeu com o desaparecimento dessa rede social. Foram milhares de horas de esforço e dedicação de muita gente respondendo perguntas e esclarecendo dúvidas dos participantes. Quem pode afirmar com certeza o que acontecerá com o Facebook ou com o Google+ no futuro? Todo o conteúdo dos quase 5 mil posts do Tecla SAP está garantido por muito tempo.

6. Categorias

No blog, todo o material é organizado por categorias. Quem tem interesse por, digamos falsos cognatos, clica na tag “Falsos cognatos“, no menu à direita e tem acesso aos posts que foram publicados nessa categoria. Algumas categorias bastante procuradas no Tecla SAP são Tradução simultâneaMicos em inglêsPalavrões, entre várias outras.

7. Comentários

comments

A contribuição dos leitores nos comentários é essencial para o sucesso de qualquer blog. Em geral, os visitantes do Tecla SAP complementam a informação do post, me ajudam a corrigir falhas e omissões no texto, oferecem diferentes perspectivas por conta de sua experiência pessoal e/ou profissional, trazem informações regionalizadas por viverem nos mais diferentes países de língua inglesa, entre outras colaborações. Todo esse rico conteúdo fica armazenado na seção de comentários durante anos. Quem lê um post hoje sobre qualquer assunto pode se beneficiar desse verdadeiro tesouro. Embora essas colaborações sejam igualmente valiosas nas redes sociais, tudo se perde em questão de dias. Não é justo com quem ajudou a criar tanto conteúdo. Já que tocamos no assunto, o que você achou deste texto? Expresse sua opinião na seção de comentários abaixo. Obrigado!

Aproveito a oportunidade para agradecer a todos que curtem e compartilham o conteúdo do Tecla SAP nas diversas redes sociais. Sem esse apoio na divulgação, o blog não teria o sucesso que vem alcançando nos últimos anos. Continue, portanto, ajudando o Tecla SAP a ajudar mais pessoas a aprender inglês e, é claro, continue lendo o post inteiro nas páginas do blog. Por favor, não deixe de adicionar meu perfil pessoal do Google+ em seus círculos. A gente se fala…

Cf. Ampliar vocabulário de inglês é como beber Toddy gelado

Cf. Como melhorar o listening? A dica que você nunca ouviu…

Cf. Sabotagem: não deixe que ela prejudique seu aprendizado de inglês

Speak up! We’re listening…

Gostou do texto que explica os motivos pelos quais não publicamos o post inteiro nas redes sociais? Nós do Tecla SAP gostaríamos de conhecer a sua opinião. Por favor, envie seu comentário para a gente, no rodapé desta página. Muito obrigado pelo interesse.

Dicas por e-mail

Aproveite para se cadastrar e receber as dicas do Tecla SAP por e-mail. Você não leva nem 30 segundos para se cadastrar É grátis! Clique no botão abaixo, digite nome e e-mail e mais nada. Você ainda ganha o e-book Aprenda inglês com humor – Micos que você não pode pagar! E isso é só começo. Você vai se surpreender com a quantidade e a qualidade do material que você vai passar a receber gratuitamente. O que você está esperando?

Quero receber as dicas de inglês e o E-BOOK de presente!

Google+, YouTube, Twitter e Facebook

Adicione este perfil no Google+ para receber conteúdo exclusivo. Inscreva-se no canal do Tecla SAP no YouTube. Se preferir receber as dicas de inglês via Twitter / Periscope, siga @teclasap. Curta a página do Tecla SAP no Facebook. A gente se fala nas redes sociais.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

18 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ulisses Wehby de Carvalho

Valeu! Abraços!

Ulisses Wehby de Carvalho

Jucilene, como vai?

Muito obrigado pela gentileza de comentar. É bom saber que o conteúdo está sendo bem aproveitado.

Abraços

Ulisses Wehby de Carvalho

Raimundo, tudo bem?

Obrigado por comentar. Agradeço o elogio em nome de todos da equipe. Volte mais vezes.

Abraços

Ulisses Wehby de Carvalho

Ciro, tudo bem?

Muito obrigado pelas observações gentis. Agradeço em nome de toda a equipe.

Abraços

Nancy
Nancy
5 anos atrás

Por que algumas pessoas não conseguem enxergar a gradeza do seu trabalho e está sempre querendo complicar tudo?

Ulisses Wehby de Carvalho
Reply to  Nancy

Nancy,

Haters gonna hate, as they say… 😉

Take care

Adriana
Adriana
7 anos atrás

Não uso Facebook…E uso pouco o Google+…espero continuar recebendo os seus maravilhosos posts via e-mail mesmo! Acho mais confiável e também mais pessoal….Grata por tudo!
Fraterno abraço! Adriana – São Paulo/SP

Ulisses Wehby de Carvalho
Reply to  Adriana

Adriana, como vai?

Obrigado pelo feedback simpático. As dicas continuarão a ser enviadas por e-mail. Volte sempre!

Abraços

Reginaldo Marcilon
7 anos atrás

Demorou para investir no G+, hein?! Antes tarde do que nunca. 🙂

Ulisses Wehby de Carvalho

Reginaldo, tudo bem?

Obrigado pelo comentário! O post “Aprender inglês no Google+” foi publicado em 13 de novembro de 2011. O link é este: https://www.teclasap.com.br/aprender-ingles-no-google/ A página do Tecla SAP lá existe, portanto, há mais de dois anos. O público é que demorou para descobrir e aprovar a rede social.

A decisão agora é investir menos na promoção do FB. O tempo e dedicação na divulgação do G+ continua.

Abraços a todos

Daison
7 anos atrás

Olá Ulisses

Só um toque: o Orkut ficou meio esquecido mesmo. E assim como o pessoal do Tecla Sap, eu também utilizava essa ferramenta para troca de experiências e conhecimento. E no fim muitas coisas interessantes se perderam… Mas se os responsáveis não deletarem as comunidades elas sobrevivem, assim como praticamente todo seu conteúdo.

Tanto é que rapidinho achei os posts da Tecla Sap: http://www.orkut.com.br/Main#CommTopics?cmm=380657

Com posts de 2004 até 2012!

Parabéns pelo trabalho e espero ter sido útil!

Abraço,

Daison

Ueritom
7 anos atrás

As redes sociais, na maioria das vezes, lugares onde a maioria das pessoas quer se distrair e passar um tempo conversando com pessoas conhecidas. Digo por experiência própria que a maioria das pessoas não lê publicações com mais de 5 linhas. Imagina um post inteiro então? Sendo assim, também acho melhor publicar apenas o link para o post e quem se interessar, que visite e leia. Sem falar é claro dos motivos que mencionou acima.

Abraço e sucesso!

Ueritom

FLAVIO BRUNIERA
FLAVIO BRUNIERA
7 anos atrás

Sucinto e direto ao ponto! Gosto demais do blog. É uma ferramenta de aprendizado fantástica, que diariamente não deixa a língua inglesa cair no esquecimento, além de introduzir mais vocabulário das atualidades!

Jean
Jean
7 anos atrás

Sensacional e excelente argumento do porque não publicar o post inteiro sou totalmente a favor da sua opinião e de tudo o que disse.

E acrescento, para mim que sou deficiente visual no blog é muito mais fácil a navegação, pois é totalmente acessível.

Abraço.

Wilson Rossi
Wilson Rossi
7 anos atrás

Parabéns pela iniciativa e exclarecimentos, Ulisses.

Jean Jacques
Jean Jacques
7 anos atrás

Concordo em gênero, número e grau com o que você falou.
As they say: “Great minds think alike”. 😉

Confissão: Fiquei um pouco frustrado em não ter participado de forma ativa no Hangout (leia-se: só participei pelo chat). Como mencionei na hora, dou aula há alguns anos pelo Hangout (além de outras plataformas) e poderia ter contribuído de forma interessante para o desenvolvimento inicial que ficou um pouco amarrado.
Mas, ainda assim foi muito proveitoso.

Um forte abraço.

Take care boss!

Live Long and Prosper \V/

JJ out!