GRADUATE: como traduzir esse falso cognato?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Ulisses Wehby de Carvalho

GRADUATE

GRADUATE [de pós-graduação]
UNDERGRADUATE [de graduação]

graduate

A tradução e a versão de termos acadêmicos, fundamental para universitários que com frequência se correspondem em inglês, têm enorme potencial para gerar confusões. Um equívoco muito comum ocorre quando se traduz graduate student por “aluno de graduação”. O substantivo graduation e o adjetivo graduate se referem à formatura, ao fim do curso, portanto, graduate student nada mais é do que um “aluno de pós-graduação”, ou seja, um aluno que já é graduado e continua seus estudos em outro nível. A versão indicada para “aluno de graduação” é undergraduate student.

  • I am currently a graduate student working on my masters on political science in the School of Public Affairs at American University. (The Washington Post)
  • Atualmente estou fazendo mestrado em ciência política na Faculdade de Relações Públicas da American University.

Outro problema frequente com graduate é a sua pronúncia. Leia a dica completa em “Qual é a pronúncia de ‘CERTIFICATE’?“.

Cf. Falsas gêmeas: TESE x DISSERTAÇÃO

Cf. Armadilhas de tradução: COMMENCEMENT

Cf. BACHELOR: qual é o significado e a tradução da palavra?

Speak up! We’re listening…

Você já conhecia o verdadeiro significado do falso cognato “GRADUATE”? O que você achou da dica de hoje? Nós do Tecla SAP gostaríamos de conhecer a sua opinião. A seção de comentários, que fica no rodapé da página, é o espaço para você enviar sua resposta. Muito obrigado pelo interesse.

Twitter e Google+

Se preferir acompanhar as dicas de inglês do Tecla SAP pelo Twitter, siga @teclasap. Adicione meu perfil pessoal no Google+ e receba conteúdo exclusivo. A gente se fala nas redes sociais…

Dicas de inglês por e-mail

Para receber gratuitamente as dicas de inglês por e-mail você só precisa digitar nome e endereço eletrônico neste formulário. Além das atualizações diárias do Tecla SAP, você também receberá boletins especiais todas as semanas com o melhor dos mais de 4.500 posts já publicados. E você ainda leva três livros eletrônicos de presente! É tudo grátis!

Referência

Guia Tecla SAP: Falsos Cognatos, de Ulisses Wehby de Carvalho – © Tecla SAP, 2013. Leia a resenha.