Xmas: o que “Xmas” tem a ver com o Natal?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Michael Jacobs

Xmas

Christmas ou Xmas?

“Por que às vezes vejo Xmas em vez de Christmas?”, perguntou-me certa vez um aluno. Tido como a data de aniversário do nascimento do menino Jesus, o Natal deveria ser um dia sagrado e significativo para os cristãos. No entanto, sabemos que muitos (possivelmente, a maioria do planeta) usam esse dia como desculpa para as mais diversas atividades que, muitas vezes, nada remetem ao doce infante.

xmas

Cf. BOXING DAY: qual é o significado e a tradução da expressão?

Alguns, considerando tais atividades como uma afronta, não gostam nem de associar o nome do Salvador ao que se tornou, na opinião deles, uma festa pagã. Porém, como não podem ignorar que a vida cotidiana muda, de fato, nessa época do ano, resolveram então renomeá-la para Xmas, em vez de Christmas, desassociando assim Christ de Christmas.

Certo? Bem… nem tanto.

Embora tenha sido esta a explicação que recebi quando era criança na Inglaterra, será que meus pais sabiam da verdade? Mais tarde, descobri que a letra X vem do grego chi e é uma abreviação de Khristos (Cristo, naturalmente, em grego – mas você não precisava de mim para saber disso, não é mesmo?).

Cf. Boas Festas! Como se diz “Boas Festas” em inglês?

xmasXmas tem sido usado durante séculos nos escritos religiosos, com o X representando chi, a primeira letra de Xpiorros, Xpuros, Xpiurtos… Grrrr! Não consigo escrever “Cristo” em grego. Aliás, eu até consigo… o meu micro é que não ajuda muito nesse quesito. (E, se você acreditou nessa minha desculpa esfarrapada, deve também acreditar em Papai Noel descendo pela chaminé.)

Então, embora a palavra Xmas seja etimologicamente inocente da acusação de omitir Cristo de Christmas, é normalmente aceita e entendida apenas como uma abreviação informal.

A maioria dos eXperts não aceita Xmas na forma escrita, portanto, todo cuidado é pouco; nunca se sabe…

Don’t say I didn’t warn you (Não diga que eu não lhe avisei). Por via das dúvidas, I wish all of you my dear readers a very happy Christmas, afinal, mais cedo ou mais tarde a data chegará!

CfCompras de Natal

Cf. Amigo secreto: como se diz “amigo secreto” em inglês?

Cf. Expressões Natalinas em inglês e sugestões para o amigo secreto

Speak up! We’re listening…

Gostou do texto? As informações foram úteis ou você já conhecia o significado de “Xmas”? Deixe um comentário no rodapé desta página e envie a dica para os amigos. Muito obrigado por nos ajudar a divulgar o Tecla SAP e também o trabalho de seus colaboradores.

Referência: “Como melhorar ainda mais o seu inglês” de Michael Jacobs – Editora Campus/Elsevier, 2003. Leia a sinopse para obter mais informações sobre o livro e adquirir seu exemplar com conforto e total segurança no site da Disal Distribuidora.