Panelaço? Como se diz “panelaço” em inglês?

Tempo de leitura: 4 minutos

Panelaço por Ulisses Wehby de Carvalho

PANELAÇO

panelaço

Qual é a origem de “panelaço”?

O termo “panelaço” é uma forma de protesto que, segundo a Wikipedia, começou a chamar a atenção da imprensa e da população no Brasil quando a crise econômica da Argentina levou a população do país vizinho a protestar dessa maneira no fim de 2001. Ainda segundo a enciclopédia online, esse tipo de manifestação teve início em 1971 no Chile, nos protestos contra a falta de alimentos durante o governo de Salvador Allende.

Não seria absurdo, portanto, concluirmos que panelaço é uma tradução / adaptação de cacerolazo ou cacerolada, equivalentes em espanhol. Já houve alguns panelaços na nossa história recente, mais notadamente contra os governos de Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro.

Como de diz “panelaço” em inglês?

Para se referir ao ato em si, existem as formas (the) banging pots and pans ou ainda (the) banging on pots and pans são as formas mais comuns para você dizer “panelaço” em inglês. Se precisar usar o verbo, to bang pots and pans ou ainda to bang on pots and pans. Existe ainda a alternativa pot-banging protests. Vamos ver alguns exemplos?

  • In Spain, where I live, the cacerolada — or the banging of pots and pans together, a word that translates roughly as “casseroling” — is an increasingly popular form of protest. (The New York Times)
  • Na Espanha, onde moro, a cacerolada — ou as pessoas batendo panelas, uma palavra que pode ser traduzida por “panelaço” — é uma forma de protesto cada vez popular.
  • The noise of the cacerolazo – a banging of pots and pans — has dominated the country’s major cities since Thursday, with more than 200,000 people marching against austerity measures planned by the right-wing government. (The Times)
  • O barulho do cacerolazopanelaço — tomou conta das principais cidades desde quinta-feira, com mais de 200 mil pessoas marchando contra as medidas de austeridade colocadas em prática pelo governo de direita.
  • Argentines bang pots and pans to protest government (Reuters)
  • Os argentinos fazem panelaço para protestar contra o governo
  • Pot-banging protests are highly symbolic in Argentina, stirring memories of the street demonstrations staged by angry savers, housewives and students during a devastating economic and political crisis of 2001/02. (Reuters)
  • Panelaços têm um enorme simbolismo na Argentina, remexendo as lembranças das manifestações de poupadores, donas de casa e estudantes furiosos durante a terrível crise econômica e política de 2001 — 2002.

Utensílios de Cozinha

Assista ao vídeo Utensílios de cozinha em inglês: 40 palavras indispensáveis (ft. Elegante Preguiçosa) e amplie seu vocabulário. A convidada é Layla Penha, intérprete de conferência e responsável pelo excelente canal culinário Elegante Preguiçosa.

Clique aqui e confirme para se inscrever no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. É grátis! Enriqueça seu vocabulário de inglês, aperfeiçoe sua pronúncia e amplie seus conhecimentos gerais. Bons estudos!


PANELAÇO — Posts relacionados


A pronúncia de PANELAÇO no YouGlish

Para ouvir falantes da língua inglesa pronunciando as expressões equivalentes em inglês a “panelaço”, vá ao site YouGlish, digite banging pots and pans e espere a ferramenta fazer uma busca em vídeos do YouTube. Você pode escolher entre três opções de pronúncia: americana, britânica e australiana. No vídeo YouGlish: a ferramenta que vai turbinar seu inglês!, você aprende a tirar maior proveito desse recurso extraordinário. Experimente a ferramenta e dê um salto de qualidade no seu inglês sem gastar nada!

Clique aqui e confirme para se inscrever no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. É grátis! Enriqueça seu vocabulário de inglês, aperfeiçoe sua pronúncia e amplie seus conhecimentos gerais. Bons estudos!


Speak up! We’re listening…

As dicas sobre como dizer “panelaço” em inglês foram úteis para você? As explicações e os exemplos foram claros? A equipe do Tecla SAP quer muito conhecer a sua opinião. Envie uma mensagem para a gente na seção de comentários. Agradecemos a sua participação!

Pela educação

Se você é daquelas pessoas que, assim como eu, acredita que a educação tem o potencial de mudar o futuro das pessoas, clique no ícone da rede social de sua preferência e compartilhe o post que você acabou de ler. Um blog educacional como o Tecla SAP depende quase que exclusivamente do apoio de seus leitores na divulgação de seu conteúdo! Sinta-se à vontade para também compartilhar o texto nos grupos do Facebook e WhatsApp. Conto com a sua participação! Muito obrigado.


Posts mais recentes


0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments