RG: como se diz “RG” em inglês?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Ron Martinez

RG

Como se diz “RG” em inglês?

Em lugares como a América do Norte e o Reino Unido, a carteira de motorista pode ser usada para muito mais do que simplesmente dirigir. Ela substitui a carteira de identidade brasileira, o Registro Nacional (RG), sendo usada para conseguir empregos (ver carteira de trabalho), votar, viajar dentro de território nacional, comprar bebida alcoólica, efetuar compras com cheque e cartão de crédito, comprovar residência, como título de eleitor e, claro, como habilitação para conduzir um veículo.

rg

O motivo de uma cédula nacional não existir em países de língua inglesa (atualmente, a única exceção é a África do Sul) vai além da simplificação da burocracia. Para muitos americanos, britânicos, irlandeses, australianos etc., exigir o porte de uma cédula nacional é quase um gesto totalitário. Os governos que antigamente usavam um sistema de identificação nacional o abandonaram após a Segunda Guerra e o stalinismo. O medo, ou paranoia, anglo-americano de governos controladores encontra muitos exemplos na política, história e até literatura daqueles países.

Um bom exemplo disso é o livro antiutópico 1984, do autor inglês George Orwell, que escreve sobre um futuro em que tudo no cotidiano é controlado por um sistema de vigilância chamado Big Brother (sim, existiu antes do programa de TV), monitorado por um governo totalitário e opressor. Outros exemplos de temas antiutópicos abordados na literatura de língua inglesa são os romances Brave New World (Admirável Mundo Novo) do inglês Aldous Huxley, e Fahrenheit 451, do escritor americano Ray Bradbury.

Um outro argumento frequentemente usado por americanos, britânicos, australianos e afins é o de que “em time que está ganhando não se mexe”, ou seja, se até agora o uso de outros tipos de identificação tem funcionado, para que mudá-lo?

O problema é que o admirável mundo em que vivíamos mudou para muitos em setembro de 2001, e a ideia de cédulas nacionais está paulatinamente ganhando apoio em diversos países de língua inglesa. Muitos estados nos Estados Unidos já mostraram apoio à ideia de centralizar o sistema de identificação, convertendo as atuais carteiras de motorista em algo parecido com uma cédula nacional. E no Reino Unido, a partir de 2008, todo novo imigrante é obrigado a possuir tal cédula.

Apesar de a cédula não existir em países anglófonos (ainda), geralmente, nos debates sobre a implementação, estas são chamadas de national ID cards:

  • RG
  • national identity card / national ID card
  • Para alugar um imóvel, geralmente é exigido comprovante de residência e RG.
  • In order to rent a property, you’re usually asked for a national ID card and proof of residence.

Os estrangeiros legalizados no Brasil não tem RG – eles possuem o que se denomina RNE: cédula do Registro Nacional de Estrangeiros. É como um green card brasileiro, e, como o green card americano, é mais pink do que green.

Cf. Tradutor e intérprete: como se tornar um profissional da área?

Cf. Nota fiscal: como dizer “nota fiscal” em inglês?

Cf. Como dizer “interior” em inglês? A História e a Geografia explicam…

Speak up! We’re listening…

Gostou do texto do Prof. Ron Martinez sobre o equivalente a “RG” em inglês? Por favor, comente no rodapé desta página. A equipe de colaboradores do Tecla SAP agradece.

Tecla SAP no YouTube

Inscreva-se no canal do Tecla SAP no YouTube e acompanhe as dicas de inglês também em vídeo. Participe! É grátis.

Referência

Como se diz chulé em inglês?, de Ron Martinez – Editora Campus/Elsevier, 2007. Leia a resenha para obter mais informações sobre a obra. Adquira seu exemplar com conforto e total segurança no site da Disal Distribuidora.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jessé Francisca
Jessé Francisca
6 anos atrás

Vivendo, lendo e aprendendo: este é o mote! Gostei e parabéns ao professor