AMERICA: qual é a origem e o significado de “AMERICA”?

Tempo de leitura: 3 minutos

America by Ulisses Wehby de Carvalho

AMERICA 1

america

AMERICA = Estados Unidos
THE AMERICAS = América

O substantivo America é quase sempre empregado na língua inglesa para designar apenas os “Estados Unidos”. Muito embora America também signifique “América”, usa-se geralmente a forma the Americas para se referir ao continente americano. Prova disso é a sigla em inglês correspondente à ALCA: FTAA – Free Trade Area of the Americas. Assim, prefira dizer “Estados Unidos” se precisar traduzir America para a língua portuguesa. Se os americanos estão certos ou errados em adotar essa forma, este não é o foro adequado para se debater a questão.

  • America on high alert. (BBC News)
  • Estados Unidos em alerta máximo.
  • US government officials insisting at news conference that America is winning the war. (CNN)
  • As autoridades do governo americano insistem nas coletivas de imprensa que os Estados Unidos estão vencendo a guerra.
  • Most of demonstrators flocking to Quebec say they oppose the plan to create a Free Trade Area of the Americas (FTAA) by the end of 2005. (CNN)
  • Grande parte dos manifestantes que se dirigem a Quebec afirmam ser contrários à criação da Área de Livre Comércio das Américas – ALCA, prevista para o fim de 2005.

Referência 1

Guia Tecla SAP: Falsos Cognatos, de Ulisses Wehby de Carvalho – © Tecla SAP, 2013. Leia a resenha.


America by Jack Scholes

AMERICA 2

americaAMERICA
[América]

  • People from North America, especially from the USA, are called Americans.
  • As pessoas da América do Norte, principalmente dos Estados Unidos, são chamadas de americanos.

O nome do continente americano tem origem no nome do navegador italiano Amerigo Vespucci (1451-1512) que viajou à procura do Novo Mundo em 1499 com o espanhol Alonso de Ojeda. Antes de avistar terra Vespucci se separou de Ojeda e navegou rumo ao Sul, para descobrir e explorar a foz do rio Amazonas. Ele voltou para a Espanha em 1500.

Em 1507, um geógrafo alemão, Martin Waldseemüller, publicou um mapa do mundo e colocou o nome de Américo (a versão latinizada do nome) para designar a América do Sul e as Índias Ocidentais. Desde então o nome se espalhou para indicar o continente americano e The Americas – as Américas do Norte, Central e do Sul.

Cf. Gramática: Estados Unidos

CfYANKEE: qual é o significado e a tradução de “YANKEE”?

Cf. Séries de TV: o significado dos nomes das principais séries de TV

Referência 2

Why do we say that? Por que dizemos isso? – A origem e o significado de palavras e expressões do inglês do dia a dia, de Jack Scholes – Editora Campus/Elsevier, 2009. Adquira seu exemplar com comodidade e total segurança no site da Disal Distribuidora.

Speak up! We’re listening…

Você gostou das dicas dos professores Ulisses Wehby de Carvalho e Jack Scholes sobre a palavra America? O conteúdo contribuiu para você enriquecer seu vocabulário de inglês e/ou ampliar seus conhecimentos gerais? Expresse sua opinião na seção de comentários, por favor. Muito obrigado pela participação.

YouTube, Facebook, Twitter, Instagram etc.

Vamos continuar essa conversa nas redes sociais? São várias as opções para você não deixar seu inglês enferrujar:

Você já sabe que é muito importante manter contato constante com a língua inglesa, não sabe? Então não perca essa oportunidade! É grátis! A conversa não precisa ser sobre o tema apresentado neste post, é claro. Podemos trocar ideias sobre outros assuntos relacionados ao estudo da língua inglesa. A gente se fala em breve…