Irregular verbs: como aprender os verbos irregulares

Tempo de leitura: 6 minutos

Adriana Pereira Santos

IRREGULAR VERBS

Quem nunca passou por isso, que atire a primeira pedra! As aulas de simple past (ou past simple, depende do material que usamos) estão indo muito bem, obrigada. Isso porque ainda estamos nos verbos regulares. Chegou a hora da verdade! Lá vamos nós para os verbos irregulares ou irregular verbs, em inglês. No momento em que os alunos descobrem que, a partir de agora, não basta acrescentar o -ed ao verbo, chovem reclamações. “Como assim, vou ter que decorar esta lista toda?”, “Eu nunca vou conseguir lembrar de tudo isso!”, “Por que é assim?” e, do meu ponto de vista, o comentário mais surpreendente e engraçado: “Não gostei. Pronto.”.

irregular verbs

Sinto muito, queridíssimos alunos, mas não adianta gostar ou não gostar dos irregular verbs. Não vai fazer a mínima diferença para cerca de 500 milhões de falantes – eles não vão mudar as regras gramaticais só porque não gostamos disso ou daquilo. Mas vai fazer uma diferença enorme para o seu aprendizado, pois uma postura “defensiva” faz com que a assimilação se torne mais penosa, sofrida, lenta, difícil. Então o primeiro passo é aceitar como o idioma funciona. A partir daí, tudo fica mais fácil.

Professores são, em grande parte, “psicólogos”, por assim dizer. Portanto, muito pode ser feito nesse momento. A abordagem que é dada pode ajudar o aluno a encarar de modo mais natural o aprendizado dos verbos irregulares. Eu sei que, geralmente, os alunos recebem uma longa lista de irregular verbs, que deve ser memorizada para a prova. Sei também que, depois das avaliações, com frequência os alunos não conseguem lembrar dessa enfadonha lista. Então, que tipo de motivação pode ser dada?

Cf. Aprender inglês com prazer é mais fácil

Em primeiro lugar, contexto! Em segundo, contexto! E em terceiro, também! Aliás, contexto sempre! Tudo faz mais sentido. Especialmente se os alunos usarem os verbos no passado para falar de si próprios. Que tal um pequeno relato, em forma de diário, sobre as atividades que você e outras pessoas da sua família fizeram ontem? Um álbum fotográfico também ajuda: recordações de infância, cheias de memórias afetivas, fixam melhor o novo vocabulário. Ainda contextualizando, existem várias canções que focam no passado. Use e abuse delas! Música tem elementos fantásticos para o aprendizado: além de trabalhar a pronúncia e vocabulário, ela permanece na memória. Garanto que você ainda sabe cantar aquilo que aprendeu quando criança! O mesmo vai se aplicar aos verbos irregulares que estejam nas suas canções favoritas em inglês!

Cf. A importância do contexto

Finalmente, lembre-se de que, para a comunicação oral, “mais vale um pássaro na mão do que dois voando” (Aliás, como se diz esse provérbio em inglês mesmo? Clique aqui para ver a resposta.). Um diálogo no qual aparecem, de vez em quando, formas de verbos usadas erroneamente é mais efetiva e natural do que uma conversa cheia de “uuuhhhmm”, “eeehhhhh”, “ãããããnn” ou, ainda pior, longas pausas enquanto se busca a palavra. Se você não se lembra, de forma nenhuma, da forma do verbo irregular no passado, simplesmente fale o infinitivo do verbo e siga a comunicação (e assim que terminar o bate-papo, saia correndo para um dicionário para descobrir como dizer aquilo), ou pergunte ao seu interlocutor.

irregular verbs

Referência: Top 100 – As cem melhores dicas do Tecla SAP de Ulisses Wehby de Carvalho, ©Tecla SAP, 2014.

Mas, para dar uma última ajudinha, que tal aprender os irregular verbs por semelhanças na pronúncia ou na escrita? Dessa forma, você “otimiza” o uso da sua memória. Lembre-se de que estudar um pouco todos os dias é mais eficiente do que tentar memorizar uma lista gigantesca de uma só vez.

Cf. 10 dicas infalíveis para aprender inglês

Vamos lá, então? Claro que esta lista não tem a pretensão de ser completa, mas apenas facilitar um pouco, através do agrupamento dos verbos por similaridade fonética ou ortográfica. Por questões práticas, a tabela já vai com o SIMPLE PAST e o PAST PARTICIPLE. Se quiser consultar uma lista completa de irregular verbs, em ordem alfabética e com tradução para português, o link é este: “Verbos irregulares“. Bons estudos!

BASE FORM

SIMPLE PAST

PAST PARTICIPLE

GRUPO I: TRÊS FORMAS IGUAIS

BETBETBET
CASTCASTCAST
LETLETLET
SETSETSET
SPREADSPREADSPREAD
WEDWEDWED
WETWET1WET1
   
BIDBIDBID
FITFIT2FIT2
HITHITHIT
QUITQUITQUIT
RIDRID3RID3
SPLITSPLITSPLIT
   
COSTCOSTCOST
   
BURSTBURSTBURST
HURTHURTHURT
SHUTSHUTSHUT
CUTCUTCUT
   
PUTPUTPUT
   

GRUPO II: SIMPLE PAST = PAST PARTICIPLE

   
BUYBOUGHTBOUGHT
BRINGBROUGHTBROUGHT
CATCHCAUGHTCAUGHT
FIGHTFOUGHTFOUGHT
SEEKSOUGHTSOUGHT
TEACHTAUGHTTAUGHT
THINKTHOUGHTTHOUGHT
   
FEELFELTFELT
KNEELKNELTKNELT
MEETMETMET
KEEPKEPTKEPT
SLEEPSLEPTSLEPT
SWEEPSWEPTSWEPT
WEEPWEPTWEPT
   
BLEEDBLEDBLED
FEEDFEDFED
LEADLEDLED
LEAVELEFTLEFT
READREADREAD
   
SELLSOLDSOLD
TELLTOLDTOLD
   
DIGDUGDUG
STRIKESTRUCKSTRUCK
STICKSTUCKSTUCK
   
DEALDEALTDEALT
LEAPLEAPTLEAPT
MEANMEANTMEANT
   
CLINGCLUNGCLUNG
FLINGFLUNGFLUNG
STINGSTUNGSTUNG
SWINGSWUNGSWUNG
SPINSPUNSPUN
   

GRUPO III: BASE FORM = PAST PARTICIPLE

   
COMECAMECOME
RUNRANRUN
  

GRUPO IV: TRÊS FORMAS DIFERENTES

   
DRINKDRANKDRUNK
SINKSANKSUNK
STINKSTANKSTUNK
SHRINKSHRANKSHRUNK
RINGRANGRUNG
SINGSANGSUNG
SPRINGSPRANGSPRUNG
SWIMSWAMSWUM
   
BREAKBROKEBROKEN
WAKEWOKEWOKEN
SPEAKSPOKESPOKEN
STEALSTOLESTOLEN
FREEZEFROZEFROZEN
WEAVEWOVEWOVEN
CHOOSECHOSECHOSEN
SHAKESHOOKSHAKEN
TAKETOOKTAKEN
FORGETFORGOTFORGOTTEN
   
DRIVEDROVEDRIVEN
RIDERODERIDDEN
RISEROSERISEN
STRIVESTROVESTRIVEN
WRITEWROTEWRITTEN
   
BLOWBLEWBLOWN
GROWGREWGROWN
KNOWKNEWKNOWN
THROWTHREWTHROWN
   
BEARBOREBORN
SWEARSWORESWORN
TEARTORETORN
WEARWOREWORN
   
BITEBITBITTEN
HIDEHIDHIDDEN
   
1 também wetted, wetted
2 também fitted, fitted
3 também ridded, ridded

Cf. Lista de Verbos Regulares?

Cf. Gramática: PRESENT PERFECT

Cf. Present Perfect x Simple Past (1)

Cf. Como melhorar o listening? A dica que você nunca ouviu…

Speak up! We’re listening…

Gostou das dicas sobre os “irregular verbs”? Nós do Tecla SAP gostaríamos de saber se as informações foram úteis para o seu aprendizado. Escreva, por favor, comentário no rodapé da página. Agradecemos o interesse e a participação.

Pela educação

Não deixe de compartilhar as informações com os amigos clicando no ícone da rede social de sua preferência, à esquerda. Sua ajuda é muito importante na divulgação do conteúdo do Tecla SAP.

Twitter

Acompanhe as dicas de inglês do Tecla SAP pelo Twitter. Siga @teclasap e deixe seu inglês afiado!

Referência: Top 100 – As cem melhores dicas do Tecla SAP de Ulisses Wehby de Carvalho, ©Tecla SAP, 2014.