HAMBURGER: qual é a origem e o significado da palavra?

Tempo de leitura: 3 minutos

Hamburger by Jack Scholes

HAMBURGER

hamburger

HAMBURGER
[hambúrguer]

  • Youngsters really like hamburgers and fries.
  • Os jovens gostam muito de hambúrgueres e batatas fritas.

O nome desta comida americana tem sua origem no nome da cidade de Hamburgo, na Alemanha. Massa redonda e fina feita com carne moída, misturada com cebola, ovos etc. e frita, já era uma comida comum na região báltica séculos atrás.

A ideia de comer assim foi levada para os Estados Unidos pelos imigrantes do porto de Hamburgo, onde foi também chamada de beefburger ou, simplesmente, burger, para evitar a confusão com o nome ham, que, em inglês, é “presunto”, ou “pernil”. Hoje, existem inúmeras variedades com ingredientes diferentes. Por exemplo: cheeseburger, chickenburger, vegeburger. Normalmente o burger é servido em um pão redondo chamado em inglês de bun.

Cf. Picanha: como se diz “picanha” em inglês?

Cf. Pão francês: como se diz “pão francês” e “pãozinho francês” em inglês?

Cf. Churrascaria: os cortes de carne em inglês e português


Grafia de HAMBURGER

Preste atenção à grafia da palavra inglesa: hamburger, sem a letra “U” depois do “G”. Trata-se de erro ortográfico bastante comum causado provavelmente pela influência da forma abrasileirada “hambúrguer”.


Tecla SAP no YouTube!

O Tecla SAP também está presente no YouTube! Assista aos vídeos do canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho com dicas de vocabulário, pronúncia, phrasal verbs, Business English, gírias, expressões idiomáticas, como aprender inglês com música, falsos cognatos, como melhorar o listening, erros comuns e como evitá-los, estratégias de aprendizado e muito mais!

Clique aqui e confirme para se inscrever gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. Enriqueça seu vocabulário de inglês, aperfeiçoe sua pronúncia e amplie seus conhecimentos gerais. Bons estudos!


Cf. Listening! Como melhorar o listening? A dica que você nunca ouviu…

Cf. Arranjar tempo para estudar inglês? O que você vai tirar da agenda?

Cf. Tradutor e intérprete: como se tornar um profissional da área?


A pronúncia de hamburger no OneLook

Clique em /ˈhæmˌbɜrɡər/ e ouça a pronúncia americana de hamburger, segundo o Macmillan Dictionary. Clique no ícone do alto-falante para ouvir o arquivo de áudio. Conheça o OneLook, o “Google” dos dicionários online. Faça buscas gratuitas em mais de mil dicionários online. Não entendeu a definição de um termo? Os exemplos não foram claros? Consulte outras fontes de referência e amplie seus conhecimentos. É grátis!

A pronúncia de hamburger no YouGlish

Para ouvir falantes da língua inglesa pronunciando hamburger em situações reais, vá ao site YouGlish, digite hamburger e espere a ferramenta fazer uma busca em vídeos do YouTube. Há três opções de pronúncia: americana, britânica e australiana. No vídeo “YouGlish: a ferramenta que vai turbinar seu inglês!”, você aprende a tirar maior proveito desse recurso extraordinário. Bons estudos!


Cf. 10 erros mais comuns de quem estuda inglês e como evitá-los

Cf. 10 dicas infalíveis para você aprender inglês de uma vez por todas!

Cf. 100 palavras em inglês que todo aluno iniciante conhece!

Speak up! We’re listening…

Gostou de conhecer a origem da palavra hamburger? Promete que não vai colocar uma letra “U” depois do “G” se for escrever a palavra em inglês? 😉 Nós do Tecla SAP queremos saber se as informações foram úteis para o seu aprendizado. Por favor, comente no rodapé desta página. Muito obrigado.

Referência

Why do we say that? Por que dizemos isso? – A origem e o significado de palavras e expressões do inglês do dia a dia, de Jack Scholes, Disal Editora, 2015. Leia a resenha para obter mais informações sobre o livro.

3 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Cf. HAMBURGER: qual é a origem e o significado da palavra? […]

LILIANE
LILIANE
9 anos atrás

Lendo e pesquisando ainda sobre o hamburguer Ulisses, fiquei sabendo que a maionese, que todos sabemos ser feito de ovos, óleo e suco de limão vem da Espanha da Ilha de Minorca, mas seu nome é francês.
A palavra ketchup vem da China “Ke-tsiap”, é o nome chinês para molho feito de conserva de peixe e especiarias. A primeira receita para o ketchup de tomate é de um livro de culinária americano datado de 1792.
Espero ter contribuído.
Abraços,
Liliane

glicialima (Glícia Lima)
glicialima (Glícia Lima)
10 anos atrás