Tratores em inglês: conheça os nomes dos principais tipos (com tradução)

Tempo de leitura: 5 minutos

Tratores by Ulisses Wehby de Carvalho

Tratores em inglês (com tradução)

Nem sempre tractor ou bulldozer são as soluções ideais para dizermos “trator” em inglês. Na verdade, assim como em português, são muitos os diferentes tratores. Variam de tamanho e, principalmente, aplicação. Este artigo tem o objetivo de apresentar uma relação dos principais tratores usados na agricultura e na construção civil. É evidente que a lista não tem a pretensão de ser completa.

As fotos escolhidas para ilustrar cada um dos itens são apenas representativas de um modelo específico dentre os vários possíveis de uma mesma categoria. Há muitos outros tratores de diferentes tamanhos e com acessórios variados que também poderiam fazer parte do mesmo grupo. As imagens, em sua maioria, foram extraídas dos sites das empresas fabricantes de tratores John Deere e Caterpillar.

Nunca é demais ressaltar que a língua inglesa é falada como idioma oficial em inúmeros países e seria ingenuidade acreditar que os tratores, assim como muitas outras coisas, recebessem o mesmo nome em todos eles. Se, portanto, você conhece algum desses tratores por outro nome no país de língua inglesa em que você mora ou morou, por favor, envie sua colaboração para a gente.

Caso você tenha alguma dúvida para pronunciar os nomes dos tratores a seguir ou qualquer outra palavra da língua inglesa, consulte o post “Como pronunciar as palavras em inglês?“. Conheça uma ferramenta que faz busca em mais de mil dicionários online. Não há razão para continuar com dúvida de pronúncia, concorda?

Se você conhecer algum modelo de trator importante e que deveria fazer da relação, por favor, envie sua contribuição na seção de comentários, no rodapé da página. Vamos juntos deixar a lista de tratores mais rica e variada. Usei, de propósito, alguns termos populares. O texto não é só para engenheiros, embora qualquer observação ou comentário de especialistas seja muito bem-vindo! Muito obrigado! Vamos aos tratores:

TRACTOR
[trator]

tratoresTractor é termo genérico e que, em geral, se aplica aos tratores usados para rebocar implemento que não tem tração própria. O termo tractor é considerado um hiperônimo, ou seja, uma palavra de uso genérico quando comparada com outra mais específica, por exemplo, “fruta” é hiperônimo de “abacate”, “animal” é hiperônimo de “girafa” etc.

Vale lembrar que tractor pode significar também “cavalo mecânico”, o veículo que puxa a “carreta”, que não possui tração própria. Saiba mais sobre esse uso da palavra tractor em “Falsos Cognatos: TRAILER“.

BACKHOE; BACKHOE LOADER
[retroescavadeira]

backhoe

Máquinas versáteis, as retroescavadeiras são usadas em várias aplicações na construção civil, em especial nos locais em que o uso de implementos maiores é inviável.

 

BULLDOZER
[bulldôzer; trator de lâmina; trator de esteira]

bulldozerBulldozer talvez seja o termo mais comum associado a “trator”, depois de tractor, é claro. Esse veículo é usado em inúmeras aplicações na área florestal, na construção, na mineração e também no manuseio de resíduos.

 

COMBINE
[colheitadeira, colhedeira; colhedora]

colheitadeiraTalvez essa seja uma das máquinas que mais variam de tamanho e de acessórios porque é usada na colheita de diferentes culturas, crops, em inglês. Na ilustração a seguir, vemos uma colheitadeira de milho.

Embora possa ser chamada também de harvester, essa máquina é mais conhecida como combine, principalmente pelos agricultores do cinturão do milho, região localizada no meio-oeste dos Estados Unidos. Não raro, a mesma máquina é usada na colheita de mais de uma cultura, como no consórcio milho e soja, bastando para tanto a troca da plataforma (head).

COMPACTOR
[compactador; rolo compressor]

compactadorConhecidos popularmente como “rolo compressor”, os compactadores representam uma categoria com máquinas de vários tamanhos e aplicações. Na ilustração, vemos em ação um modelo chamado de “rolete vibratório em tandem” pelo próprio site da Caterpillar.


Vídeo

Assista ao vídeo “Agricultura – Palavras e Expressões em Inglês sobre o Agronegócio (com Walter Estella)“. Conheça 55 palavras e expressões em inglês mais usadas na agricultura e no agronegócio.

Clique aqui e confirme para se inscrever gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. Enriqueça seu vocabulário de inglês, aperfeiçoe sua pronúncia e amplie seus conhecimentos gerais. Bons estudos!


EXCAVATOR
[escavadeira]

escavadeiraAs escavadeiras são, em geral, máquinas maiores do que as retroescavadeiras e são usadas nas aplicações em que são necessárias uma maior profundidade de escavação e mais capacidade de levantamento.

GRADER; MOTOR GRADER
[motoniveladora]

motoniveladoraA motoniveladora é uma máquina usada na construção primordialmente para o nivelamento de estradas ou patamares. Pode ser também chamada de road grader.

 

HARVESTER
[colheitadeira, colhedeira; colhedora]

harvesterQuando se trata da colheitadeira de cana-de-açúcar, por exemplo, o termo preferido passa a ser harvester. A máquina da imagem a seguir é chamada de sugarcane harvester.

 

LOADER; FRONT LOADER
[carregadeira; pá-carregadeira]

loaderHá também inúmeras variações de tamanho, tipo de tração e, é claro, aplicações para a pá-carregadeira. Nas fotos, vemos um modelo chamado de wheel loader, cujo uso é quase exclusivo para o carregamento de caminhões basculantes (dump trucks) ou qualquer outra aplicação semelhante. Há também os tractor loaders, em geral, máquinas menores e mais versáteis.

 

SPRAYER
[pulverizador]

sprayerOs pulverizadores podem ser um implemento sem tração própria e, portanto, rebocados por um tractor ou, como a máquina da ilustração a seguir, um sprayer autopropelido. Suas características principais são os pneus estreitos e a altura, para que não haja danos à lavoura durante sua utilização.

Cf. Profissões em inglês (com tradução)

Cf. ENGINEER: nem sempre “engenheiro” é a tradução ideal…

Cf. Humor: Three lawyers and three engineers board a train…

Speak up! We’re listening…

Gostou da relação de tratores? Ficou faltando algum item importante? Qual desses tratores você aprendeu com a dica de hoje? Nós do Tecla SAP gostaríamos muito de ouvir a sua opinião. Por favor, envie um comentário no rodapé da página. Muito obrigado pelo interesse e pela participação.