Substantivos femininos? Existem substantivos femininos em inglês?

Tempo de leitura: 4 minutos

Substantivos femininos by Ulisses Wehby de Carvalho

SUBSTANTIVOS FEMININOS

substantivos femininos

Substantivos femininos em inglês

Você já deve saber que a grande maioria dos substantivos em inglês tem gênero neutro. Knife (faca), table (mesa) e spoon (colher) não são “meninas” como em nosso idioma. Leia o texto “Masculino x Feminino? Inglês é mais fácil do que português?” para se colocar na pele de quem tem de aprender português. Decorar o gênero de todas as palavras de um novo idioma não é tarefa simples, especialmente se a sua língua materna usa o gênero neutro para quase todos os objetos.

No entanto, há substantivos femininos na língua inglesa. Alguns se formam com o acréscimo do sufixo -ess. Por exemplo, lion (leão) e lioness (leoa), host (anfitrião) e hostess (anfitriã), heir (herdeiro) e heiress (herdeira), entre outros.

Essa não é a única forma, é claro, de formação do feminino. Basta lembrarmos das duplas bachelor (solteiro) e bachelorette e hero (herói) e heroine (heroína). Há casos em que os dois elementos do par não têm relação entre si, como em king (rei) e queen (rainha), boy (garoto) e girl (garota), groom (noivo) e bride (noiva) etc.

Há, no entanto, casos em que a grafia apresenta armadilhas. Atente para as sutis alterações ortográficas da lista a seguir:

  • GOD / GODDESS (dobre a letra “D”)
  • Deus / Deusa
  • WAITER / WAITRESS (inversão das letras “E” e “R”)
  • garçom / garçonete
  • PRINCE / PRINCESS (só se acrescenta “SS”)
  • príncipe / princesa
  • ACTOR / ACTRESS (“OR” dá lugar a “RESS”)
  • ator / atriz

Você se lembra de mais algum caso semelhante em que a grafia do substantivo sofre alteração ortográfica? Envie sua contribuição na seção de comentários para completarmos a lista. Muito obrigado! Confira também o post “Dobrar consoantes em inglês” para entender esse processo aparentemente complexo.

Substantivos femininos x Substantivos masculinos

É importante notar que hoje existe uma preferência pelos termos que não especificam o gênero, como police officer (policial), que vem substituindo policeman e policewoman; spokesperson (porta-voz) no lugar de spokesman e spokeswoman; além de chairperson (presidente) em vez de chairman e chairwoman, entre outras. A causa mais provável deste fenômeno linguístico é o movimento de emancipação da mulher, que obteve avanços importantes no século passado. Há um post no blog que ilustra a mudança: “Saudações: quando usar Mr, Mrs, Miss, Ms, Sir e Madam?“.

Cf. Aeroporto: frases prontas e palavras úteis em inglês (com tradução)

Cf. EMPOWER: o que significa? Como traduzir esse verbo?

Cf. 100 palavras em inglês que todo aluno iniciante conhece!


Vocabulário

Assista aos vídeos da playlist Vocabulário do canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube! Você já deve saber que é preciso esforço diário para você conseguir aumentar seu vocabulário de inglês. Não é novidade para ninguém que ter um vocabulário amplo e variado na língua inglesa é indispensável para você se comunicar com fluência e confiança! Agora que você já conhece alguns substantivos femininos em inglês, você não vai parar por aí, vai?

Clique aqui e confirme para se inscrever no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. É grátis! Enriqueça seu vocabulário de inglês, aperfeiçoe sua pronúncia e amplie seus conhecimentos gerais. Bons estudos!


A pronúncia dos substantivos femininos

Para ouvir a pronúncia dos substantivos femininos, clique em OneLook, o “Google” dos dicionários online, digite a palavra de seu interesse e escolha o dicionário que deseja consultar. Clique no ícone do alto-falante para ouvir o arquivo de áudio. Não entendeu a definição de um termo? Os exemplos não foram claros? Consulte outras fontes de referência e amplie seus conhecimentos. É tudo grátis!

Para ouvir falantes da língua inglesa pronunciando os substantivos femininos em situações reais, vá ao site YouGlish, digite a palavra de seu interesse e espere a ferramenta fazer uma busca em vídeos do YouTube. Há três opções de pronúncia: americana, britânica e australiana. No vídeo “Youglish: a ferramenta que vai turbinar seu inglês!”, você aprende a tirar maior proveito desse recurso extraordinário. Bons estudos!


Cf. BE YOUR OWN WOMAN: qual é o significado da expressão?

Cf. GENDER x GENRE: qual é a diferença entre elas?

Cf. 10 dicas infalíveis para você aprender inglês de uma vez por todas!

Speak up! We’re listening…

Você gostou da dica sobre os substantivos femininos em inglês? O texto contribuiu para você enriquecer seu vocabulário de inglês e ampliar seus conhecimentos gerais? Nós do Tecla SAP queremos saber se o conteúdo foi útil para sempre levarmos material relevante para nossos leitores. Participe na seção de comentários, no rodapé da página. Muito obrigado.