Motel: qual é o significado e a tradução da palavra “motel” em inglês?

Tempo de leitura: 5 minutos

Motel by Ron Martinez

MOTEL

motel

MOTEL

É óbvio que a palavra motel existe em inglês. Inclusive, ela veio do inglês (motorhotel = motel), termo que existe na língua desde 1925. Motor hotels eram (e continuam sendo) lugares para passar a noite durante viagens longas de carro. Para a maioria dos americanos, o significado continua sendo exclusivamente esse. Em contraste, quando um brasileiro pensa em motel, normalmente imagina uma estrutura de hospedagem cuja função não faz jus ao conceito de motel em inglês.

Como já se sabe, os motéis no Brasil usados para encontros amorosos (que são maioria) têm um sistema singular, diferente da estrutura comum dos hotéis “normais”. O acesso é sempre feito de carro, como nos motéis americanos, mas qualquer semelhança para por aí. Desde o cuidado meticuloso que se exige para manter o anonimato uma vez dentro do recinto, aos móveis “especiais” que se encontram dentro, os motéis brasileiros são verdadeiros playgrounds para atividades adultas. Outro aspecto importante é a habilidade de pagar o uso do motel por hora, o que também só ocorre por aqui. Por último, talvez o destaque mais importante dos motéis brasileiros “de namoro” seja a qualidade. Para os americanos, o motel é considerado relativamente simples e até brega. Já no Brasil, existem motéis baratos também, porém há suítes em motéis de luxo que contam com três andares, piscina e boate. Com certeza, não existe nada igual nos países anglofalantes.

O motivo da ausência de tais motéis em lugares como o Reino Unido e América do Norte é complexo, mas basicamente está relacionado à praticidade. Nos Estados Unidos, por exemplo, os jovens costumam sair da casa dos pais aos 18 anos. Eles alugam seus próprios apartamentos e, então, a necessidade de usar um motel torna-se extinta. Por outro lado, existe o uso do motel no Brasil para encontros entre adultos que, por vários motivos, mesmo tendo casa própria, aproveitam o anonimato de um motel para realizarem suas relações. Mas isso é um assunto para outro livro.

Onde existe conceito de motel muito parecido com o brasileiro, e que, inclusive, tem um nome especial em inglês, é no Japão. Eles usam motéis pelos mesmos motivos práticos que os brasileiros os usufruem. Lá, o motel para encontros amorosos chama-se love hotel. Parece-me um termo perfeito:

  • motel
  • love hotel; love motel
  • Em vez de almoçar, resolvemos ir a um motel.
  • Instead of going to lunch, we decided to go to a love motel.

Tecla SAP com Ulisses Carvalho

Assista aos vídeos do canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube! Dicas de vocabulário, pronúncia, phrasal verbs, Business English, gírias, expressões idiomáticas, como aprender inglês com música, falsos cognatos, como melhorar o listening, erros comuns e como evitá-los, estratégias de aprendizado e muito mais!

Clique aqui e confirme para se inscrever gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. Enriqueça seu vocabulário de inglês, aperfeiçoe sua pronúncia e amplie seus conhecimentos gerais. Bons estudos!


Cf. Como se diz “drive-in” em inglês?

Cf. Qual é a tradução de “SWING”?

Cf. O que as gírias “LAY” e “GET LAID” significam?

Speak up! We’re listening…

Gostou da dica do Prof. Ron Martinez? Você conhecia o significado da palavra motel em inglês? Já sabia como expressar o conceito de “motel” em inglês? Nós do Tecla SAP gostaríamos de conhecer a sua opinião. Envie um comentário para a gente no rodapé da página. Muito obrigado!

Dicas por e-mail

Manter contato constante com o idioma estrangeiro é fundamental para você fazer seu inglês decolar. Faça seu cadastro gratuitamente agora mesmo para começar a receber as atualizações do Tecla SAP por e-mail, além de boletins especiais com o melhor do conteúdo do blog. É grátis e muito fácil! Clique no botão abaixo, digite nome e e-mail e mais nada. Você ainda ganha a versão condensada do e-book Aprenda inglês com humor – Micos que você não pode pagar! E isso é só começo! Você vai se surpreender com a quantidade e a qualidade do material que você vai passar a receber gratuitamente. Não espere mais!

Quero receber as dicas de inglês e o E-BOOK de presente!

YouTube, Twitter e LinkedIn

Vamos continuar nas redes sociais essa conversa? Escolha uma das opções para não deixar seu inglês enferrujar:

  • Inscreva-se no canal do Tecla SAP no YouTube.
  • Siga @teclasap no Twitter.
  • Você pode seguir meu perfil no LinkedIn. Estou sempre publicando dicas por lá também. Atingi o limite de 30 mil conexões e não consigo, infelizmente, aceitar novos convites.

Você já deve ter ouvido um milhão de vezes que é importantíssimo manter contato constante com o idioma estrangeiro, não é? Essa é, portanto, sua oportunidade de receber uma notificação para aprender e/ou rever conteúdo essencial para você aperfeiçoar seus conhecimentos de inglês. Estou te esperando para continuarmos nosso papo nas redes sociais. A gente se fala em breve…

Referência

Como se diz chulé em inglês?, de Ron Martinez, Editora Campus/Elsevier, 2007. Leia a resenha para obter mais informações a respeito da obra.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
julio
julio
6 anos atrás

playground = parquinho 😉