Golpe? Golpe de estado é /ku/! Conheça origem e pronúncia da palavra

Tempo de leitura: 4 minutos

Golpe por Ulisses Wehby de Carvalho

GOLPE

Para os amantes da democracia, golpe de estado é /ku/. Aliás, até para quem gosta de democracia só de vez em quando, golpe também é /ku/.

golpe

Calma! Antes de você se revoltar e achar que o Tecla SAP tem muito palavrão, leia o texto até o fim. Ainda não é hora de sair do blog. Não por esse motivo.

A forma usada em inglês para expressarmos a ideia de “golpe de estado” ou “golpe militar” tem sua origem na expressão francesa coup d’état. As opções são, portanto, coup, military coup e, não raro, usa-se a expressão em francês por inteiro mesmo, coup d’état, precedida ou não pelo adjetivo military, como em um dos exemplos a seguir.

Como o “P” em coup é mudo e o ditongo “OU” tem o som de “U” em francês, a pronúncia da palavra é /ku/. É isso mesmo! Para esclarecer eventuais dúvidas sobre as pronúncias de coup e de coup d’état, há mais informações neste post.

Vale ressaltar que não é rara a presença de palavras francesas no inglês falado. Muitas delas já foram assunto no Tecla SAP: entrée, resumé, au pair, encore, voilá, entre outras.

  • On 1 September 1969, Muammar Gaddafi seized power in Libya after a coup d’ etat. (CNN)
  • Em 1o. de setembro de 1969, Muammar Gaddafi tomou o poder na Líbia após um golpe de estado.
  • Brazil is set to mark 50 years since the military coup that established a dictatorship for 21 years. Hundreds of people were killed and thousands were tortured during the period. (BBC)
  • Brasil relembra os 50 anos do golpe militar que deu início a uma ditadura de 21 anos. Centenas de pessoas foram mortas e milhares foram torturadas durante esse período.

A pronúncia de GOLPE no OneLook

Clique em /ku/ e /ˌku deɪˈtɑ/ para ouvir a pronúncia americana dos equivalentes a golpe em inglês: coup e coup d’état. Os links apontam para o Lexico.com. Não deixe de conhecer o OneLook, o “Google” dos dicionários online. Faça buscas gratuitas em mais de mil obras de referência. Escolha o dicionário que deseja consultar e depois clique no ícone do alto-falante para ouvir o arquivo de áudio. É tudo grátis e muito prático! Não existem mais motivos para você ficar em dúvida quanto ao significado ou à pronúncia das palavras da língua inglesa!

A pronúncia de GOLPE no YouGlish

Para ouvir falantes da língua inglesa pronunciando os equivalentes a golpe em inglês, vá ao site YouGlish, digite coup ou coup d’état e espere a ferramenta fazer uma busca em vídeos do YouTube. Você pode escolher entre três opções de pronúncia: americana, britânica e australiana. No vídeo YouGlish: a ferramenta que vai turbinar seu inglês!, você aprende a tirar maior proveito desse recurso extraordinário. Experimente a ferramenta e dê um salto de qualidade no seu inglês sem gastar nada!

https://youtu.be/fxutu_GaigA

Clique aqui e confirme para se inscrever no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. É grátis! Enriqueça seu vocabulário de inglês, aperfeiçoe sua pronúncia e amplie seus conhecimentos gerais. Bons estudos!


Pronúncia

Assista aos vídeos da playlist Pronúncia do canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube! Conheça dicas práticas para você não cair nas principais pegadinhas. Ter uma boa pronúncia é fundamental para você se comunicar em inglês com muito mais confiança!

Clique aqui e confirme para se inscrever gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. Enriqueça seu vocabulário de inglês, aperfeiçoe sua pronúncia e amplie seus conhecimentos gerais. Bons estudos!


Speak up! We’re listening…

Gostou da dica de hoje? Você já sabia dizer “golpe de estado” em inglês. Nós do Tecla SAP gostaríamos de conhecer a sua opinião. Por favor, escreva um comentário para a gente no rodapé desta página.

Referência

Top 100 – As cem melhores dicas do Tecla SAP, de Ulisses Wehby de Carvalho, ©Tecla SAP. Clique aqui para obter mais informações sobre o livro eletrônico e adquiri seu exemplar com total conforto e segurança na Hotmart.


Posts mais recentes


5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

8 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Cf. Golpe de estado é um cu! Conheça o motivo! […]

trackback

[…] Cf. Golpe militar é um cu! Conheça o motivo! […]

trackback

[…] Cf. Golpe militar é um cu! […]

Ulisses Wehby de Carvalho

Indianara, tudo bem?

Obrigado pelo feedback. Aposto que você não vai esquecer mais! Nunca mais! 😉

Abraços

Marcio
Marcio
6 anos atrás

Ulisses, eu iria mais longe… golpe é um “cu deitado” (coup d’etat) kkkkkkkk. Tá bom, você podia passar sem essa, mas adorei a chamada e quis passar por aqui pra dar um alô. Um brande abraço, meu querido e um feliz natal! Continue este excelente trabalho :).

Ulisses Wehby de Carvalho
Reply to  Marcio

Márcio, tudo bem?

Pa-ra-bish! 😉 Obrigado pelo comentário. Volte sempre! Boas Festas.

Abraços

André Lima
André Lima
7 anos atrás

Pela explicação, não entendi CU como golpe militar, mas como golpe de estado, que poderia ser militar ou não.

Ueritom
7 anos atrás

Coup d’état seria “golpe de estado” numa tradução literal, certo?