Presidente eleito: como se diz “presidente eleito” em inglês?

Tempo de leitura: 3 minutos

Presidente eleito by Ulisses Wehby de Carvalho

PRESIDENTE ELEITO

presidente eleito

PRESIDENTE ELEITO

Tenho certeza de que você já precisou dizer “presidente eleito” na língua inglesa. Por razões óbvias, a expressão é muito usada no período que vai da apuração das eleições à posse do/a presidente. Embora a forma the elected President também seja válida, President-elect é a opção mais usual.

Você já deve saber que, em inglês, os adjetivos normalmente precedem os substantivos. Digo normalmente porque há exceções, aliás, o que não falta no estudo de idiomas é exceção. O assunto já foi tratado aqui no Tecla SAP no postGramática: Secretário-Geral“. Confira as explicações para caprichar na hora de falar sobre as eleições e não cair em mais uma pegadinha do inglês.

Por falar em pegadinha, para dizer “histórico” em inglês, há duas opções: historic e historical. Você sabe qual é a diferença entre elas? Se você não sabe ou não se lembra, consulte este texto: “Falsas Gêmeas: HISTORIC x HISTORICAL“.

Se precisar dizer o nome de, George Bush, um ex-ocupante da Casa Branca (White House), capriche na pronúncia também. Saiba como em “Pronúncia: BUSH“. Não se esqueça da pronunciar o “S” de house com som de “S” mesmo. Não se deixe enganar pelo som de “Z” que a letra “S” tem em “casa”. A dica completa está em “Pronúncia: Caso, Gasolina, Base“. Para dizer “posse” no sentido político, consulte o texto em “INAUGURATE: qual é o significado e a tradução de “INAUGURATE”?“.

Gostando ou não do resultado das urnas, agora você já pode falar sobre política  (“POLICY é falso cognato e não quer dizer o que você está pensando…“) em inglês com mais segurança (“SAFETY x SECURITY: qual é a diferença entre elas?“), mas só depois de, é claro, aprender a não cair nessas armadilhas. E viva a democracia!


Vocabulário

Assista aos vídeos da playlist Vocabulário do canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube! Você já deve saber que é preciso esforço diário para você conseguir aumentar seu vocabulário de inglês. Ter um vocabulário rico e variado na língua inglesa é fundamental para você se comunicar com muito mais confiança em inglês!

Clique aqui e confirme para se inscrever gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. Enriqueça seu vocabulário de inglês, aperfeiçoe sua pronúncia e amplie seus conhecimentos gerais. Bons estudos!


Cf. Votar? Como dizer “votar em alguém” em inglês? Que preposição usar?

Cf. Segundo turno: como podemos dizer “segundo turno” em inglês?

Cf. Voto nulo? Você sabe como dizer a expressão “voto nulo” em inglês?

Speak up! We’re listening…

Nós do Tecla SAP queremos muito saber o que você achou das dicas sobre como dizer “presidente eleito” em inglês. Participe enviando sua opinião na seção de comentários, no rodapé desta página. Muito obrigado!

Importante

Nenhuma mensagem de cunho político-partidário será aprovada na seção de comentários. O Tecla SAP é um blog dedicado exclusivamente ao ensino de língua inglesa. Muito obrigado pela compreensão.

Pela educação

Compartilhe este texto com aqueles amigos que estão estudando inglês e/ou precisam se comunicar em inglês no trabalho. Você pode compartilhar o post na rede social de sua preferência ou, é claro, nos grupos do Facebook e WhatsApp. Compartilhar este post é também uma forma de dizer que você gostou do que leu. O Tecla SAP e a educação agradecem.