10 dicas infalíveis para aprender inglês

Ulisses Wehby de Carvalho

Aprender inglês

Antes de ler o texto, leia novamente o título deste post: “Dez dicas infalíveis para aprender inglês“. Não se esqueça de que “infalível” não é sinônimo de simples nem de fácil. Nunca é demais dizer que sem empenho, dedicação e, principalmente, uma boa dose de paciência nenhum esforço dará resultado. Portanto, siga as orientações abaixo e aumente suas chances de sucesso no aprendizado da língua inglesa. Bons estudos!

1. Organização / Espaço

Assim como quando você vai fazer uma dieta as primeiras providências são encher a geladeira de verduras, frutas e legumes e se livrar de todas as guloseimas da casa, antes de começar a estudar inglês é necessário organizar um espaço para isso. Para poder se concentrar nos estudos é fundamental dispor de um espaço adequado, silencioso, iluminado e agradável. Uma mesa, que esteja sempre arrumada e um computador com os equipamentos necessários, como fones de ouvido ou caixas de som, microfone, dicionários em papel e/ou online, livros para consulta etc. Essas ferramentas permitirão que você se dedique aos estudos e possa aproveitar ao máximo seu tempo disponível.

Cf. Vocabulário: Qual é o melhor dicionário?

Cf. OneLook: O Google dos dicionários

2. Planejamento / Tempo

aprender inglêsListe todas as suas atividades e o tempo que dedica a elas. Seja honesto consigo e avalie se conseguirá incluir o estudo de inglês em sua agenda. Se perceber que ficará sobrecarregado, não tem jeito, será preciso estabelecer prioridades e abrir mão de algum, ou alguns, dos itens da lista.

Cf. Como arrumar tempo para estudar inglês

Cf. Dicas: Como melhorar seu inglês

3. Regularidade

Depois de decidir quanto tempo da sua rotina será dedicado ao estudo da língua inglesa, é importante que você distribua as horas de estudo para não deixar um espaço muito grande entre elas. É mais produtivo, por exemplo, estudar quatro vezes por semana, uma hora por dia, do que quatro horas em um mesmo dia. É evidente que o Tecla SAP não tem a pretensão de substituir as aulas regulares, com professor particular ou em escola. Use o conteúdo do blog para ter contato com o idioma, no mínimo, 15 minutos por dia. Portanto, cadastre-se agora mesmo para receber as dicas do Tecla SAP por E-mail.

Cf. Resenha: Soccer Terms and Expressions

Cf. Inglês Online: Qual é o melhor curso?

4. Exposição

Não perca a oportunidade de estar exposto ao idioma. Mesmo que você não viva num país onde a língua falada é o inglês, você pode ter acesso ao idioma falado e escrito por meio de filmes, músicas, programas de TV, CNN, livros, jornais, revistas etc. Se o seu televisor dispuser do recurso, aperte a tecla SAP sempre que possível, ou seja, assista à programação no idioma original. A exposição é a forma mais natural e eficiente de, aos poucos, adquirir vocabulário e assimilar as construções de um língua estrangeira.

Cf. Vocabulário: Exposição

CfComo aprender inglês com as séries de TV

5. Prazer

aprender inglêsNa medida do possível, tente associar o estudo àquilo de que você gosta. Procure textos que falem sobre assuntos de seu interesse, leia e traduza as letras das músicas e cante junto com a sua banda favorita entendendo o que a canção diz, por exemplo. Sabe aquele filme que você adora e conhece de trás para frente porque já viu um zilhão de vezes? Reveja-o, só que agora com a legenda em inglês, e depois veja de novo, só que sem legenda. Com séries e programas de TV também dá certo.

Cf. Aprender inglês com prazer é mais fácil

Cf. Aprenda inglês com humor

6. Persistência

No início de um novo projeto estamos sempre muito animados, porém, a disposição inicial constuma desaparecer com o passar do tempo. No estudo de qualquer idioma é importante que se tenha consciência de que os resultados virão a longo prazo e de que eles são difíceis de serem mensurados. Por isso, o planejamento inicial é tão importante e deve ser realista, pois esta será a sua rotina por um bom tempo. Não é possível determinar um tempo exato para a aprendizagem pois são diversos os fatores que influenciam nesse processo, porém podemos afirmar sem medo de errar que ninguém aprende uma nova língua em três meses. Além disso, há que se respeitar as diferenças pessoais, pois ninguém aprende as coisas do mesmo jeito nem no mesmo tempo.

Cf. Atitude: Persistência

Cf. Aprender inglês com dicas é possível?

7. Motivação

Durante todo o processo de aprendizagem, você deve ter em mente qual o motivo que te levou a estudar inglês. Reflita se quer ou precisa estudar inglês. Se a resposta for a primeira opção, tudo será mais fácil. Agora, se você encara o estudo como uma obrigação, talvez a sua motivação esteja nos frutos que esse esforço lhe trará. Assim como o nadador campeão olímpico e mundial César Cielo escreve no teto do quarto o tempo a ser batido nas piscinas, se lembrar do quanto ganhará no final do processo é o que te dará disposição para superar os obstáculos do percurso.

Cf. Atitude: IT’S THE ATMOSPHERE!

Cf. Sabotagem: não deixe que ela prejudique seu aprendizado de inglês

8. Curiosidade

aprender inglêsDeixe a preguiça mental de lado e se disponha a aprender sempre que possível. Esta dica não vale apenas para o inglês, mas para o seu desenvolvimento em diversas áreas também. Quanto mais exercitar sua curiosidade, mais fácil será aprender o que quer que seja.

Cf. Por que preciso saber o que é “WOK”?

Cf. As palavras em inglês que você não precisa aprender

9. Contexto

Tenha cuidado para não perder tempo com exercícios equivocados, como as decorebas. Os idiomas não podem ser tratados como códigos, nos quais para cada palavra de um existe uma correspondente exata no outro. Se assim fosse, bastaria decorar o dicionário para se falar outra língua. Encare o idioma estrangeiro como um sistema, um universo novo – às vezes complexo e aparentemente ilógico – no qual você entra e, aos poucos, vai descobrindo suas características, identificando diferenças e semelhanças com o seu mundo, ou seja, a sua língua materna.

Cf. Vocabulário: Manga

Cf. A importância do contexto

10. Coragem

Um dos maiores obstáculos para quem deseja falar outra língua é a timidez. É natural não se sentir à vontade para começar a esboçar um diálogo num outro idioma, pois sabemos que no começo os erros são inevitáveis. Porém, é preciso lembrar que os erros são tão inevitáveis quanto necessários. Não se esqueça de que é assim que todo mundo aprende. Não tenha medo de errar e não perca a oportunidade de colocar em prática o que aprendeu, mesmo que seja pouco.

Cf. Micos em Inglês

Cf. Os 10 erros mais comuns de quem estuda inglês

Esse texto é um dos 10 mais visitados do blog. Se você gostou, clique aqui para fazer o download gratuito do e-book “Top 10 – As dez melhores dicas do Tecla SAP” de Ulisses Wehby de Carvalho, ©Tecla SAP, 2014. São 77 páginas de muita informação de presente para você!

Pronto! Agora é com você! Cadastre-se para receber as atualizações por e-mail, além de boletins especiais com o melhor do conteúdo do blog. É grátis e muito fácil! Digite nome e e-mail abaixo. Você ganha dois e-books!

Follow me

Ulisses Wehby de Carvalho

Chief Executive Blogger at Tecla SAP
Intérprete de Conferência e Chief Executive Blogger do Tecla SAP. Envie sua dúvida para o Fórum Tecla SAP. Adicione meu perfil no Google+ aos seus círculos e receba conteúdo exclusivo. Obrigado!
Follow me

About Ulisses Wehby de Carvalho

Intérprete de Conferência e Chief Executive Blogger do Tecla SAP. Envie sua dúvida para o Fórum Tecla SAP. Adicione meu perfil no Google+ aos seus círculos e receba conteúdo exclusivo. Obrigado!
Bookmark the permalink.
  • Ulisses Wehby de Carvalho

    Luís, tudo bem?

    Muito obrigado pelo elogio ao conteúdo do blog. Agradeço em nome de toda a equipe do Tecla SAP.

    Acho que você está no caminho certo. Só não acredite muito nessa história de que você tem “mais dois anos pela frente”. Tenho uma notícia para te dar: você tem a vida inteira pela frente. Aprender um idioma estrangeiro é processo que não tem fim. Enjoy the ride and have lots of fun!

    Abraços

    • Luis Henrique Marques

      Olá Ulisses. Tudo bem? Acho que me expressei mal, na verdade o meu curso é que acaba em 2 anos, mas o meu aprendizado não. Hoje é impossível alguém dizer que domina 100% o inglês, nem o português nós dominamos, eu penso assim. Abraços.

      • Ulisses Wehby de Carvalho

        Luís Henrique, tudo bem?

        Obrigado pelo esclarecimento. Volte sempre!

        Abraços

  • Ulisses Wehby de Carvalho

    César, tudo bem?

    Muito obrigado pelo interesse no Tecla SAP e nos meus livros. Todas as obras publicadas estão na guia E-book, no menu horizontal no topo de todas as páginas do blog. O link é http://www.teclasap.com.br/category/e-book-2/

    Abraços

  • Larissa Alves

    Como funciona o tecla Sap? Desculpa a pergunta, é que estou vendo este site agora, manda dicas para o e-mail é isso?…. Aliás eu gostei muito do artigo, ótimas dicas, é bom ver pessoas interessadas em ajudar outras, agradeço!

  • Ulisses Wehby de Carvalho

    Joseane, como vai?

    Obrigado pelo elogio ao Tecla SAP. Por favor, envie sua pergunta no Fórum Tecla SAP em http://www.teclasap.com.br/forum/ . Assim mais gente opina e todos saem ganhando. Volte sempre!

    Abraços

  • Rafael Barros

    Olá, muito bom o texto, estou realmente motivado a aprender.. mas nao faço a minima ideia por onde começar… o que estudar primeiro… o ponto de partida sabe

    • Ulisses Wehby de Carvalho

      Rafael, tudo bem?

      Obrigado pelo comentário. Por favor, envie sua pergunta no Fórum Tecla SAP em http://www.teclasap.com.br/forum.

      Abraços

  • Pingback: Irregular verbs: Como aprender os verbos irregulares()

  • Pingback: Como se diz "linda" e "lindo" em inglês?()

  • Ana Carolina Gonçalves

    Amei otexto!! Já li varios outros e nenhum se compara a esse. Me motivou muito. Ótimas dicas!

    • Ulisses Wehby de Carvalho

      Ana Carolina, tudo bem?

      Obrigado pela visita e pelo comentário simpático. Volte mais vezes.

      Abraços

  • cris

    Ver seriados leves de comédia são muito bons porque são usadas expressões informais. E é ótimo para aprender e treinar a pronúncia correta. Esse vídeo aqui também dá uma mãozinha na pronúncia: abs! cris.

  • daniel

    eu falo espanhol e nao falo ingles

  • Pingback: Preposições: AT x IN x ON()

  • Maah

    Esse item 8 é que denuncia a nós, tradutores e intérpretes, os eternos curiosos!
    :)

  • vivi

    ihhh .. tô sentindo um cheirinho de plageamento (copiado)pra que nnn sabe

    • Ulisses Wehby de Carvalho

      Vivi, tudo bem?

      A palavra que você quis dizer é “plágio”, ou seja, o ato de publicar material como se fosse de sua própria autoria quando, na verdade, ele foi produzido por outra(s) pessoa(s).

      Publico na internet conteúdo sobre a língua inglesa desde 1997. Não é só esse texto do Tecla SAP que é copiado em dezenas de outros blogs e sites sem o devido crédito. O mesmo também acontece com o conteúdo dos quatro livros que já publiquei.

      Só não entendi de onde você tirou a conclusão de que eu é que copiei o texto de outro lugar. Você tem alguma comprovação? Quem é, na sua opinião, o verdadeiro autor do texto?

      Abraços

      • Jessica

        - Caraca, Respondeu na altura Rs.. Parabens <3

  • Julio

    Li esse texto aos mínimos detalhes, porque estou extremamente focado em aprender a língua. O problema é arrumar tempo, em uma rotina de faculdade + trabalho é complicado. Você ganha tanta informação em um dia, ter ainda que acrescentar com uma nova língua que é de certa forma difícil, fica puxado e cansativo, entretanto é motivacional se superar nisso, enfrentar este desafio, se superar, espero que eu consiga.

  • http://aprendendoinglesonline.com celio

    otimas dicas mesmo, obrigado e parabenss!!

  • http://www.aprendendoingles.net inglês gratuito

    Oi a todos! Muito boas as dicas para quem deseja entender inglês, “congratulations”! Possuo uma pergunta para vocês: Onde podemos encontrar os pronomes mais usados em inglês? Mantenha o grande ocupação, ou melhor, keep up the good work!

  • Nicole

    Gostei muito das suas dicas,estou aprendendo essa nova lingua,riquissima por sinal gostei muito do site,parabéns!!!

  • ALEX BONIFACIO

    Bom dia! As orientações que me foram passadas têm uma imensurável importância. Eu escrevo, falo e leio em língua árabe, sei também o latim e grego e nunca havia atentado para estes fatos. Obrigado. Alex Bonifácio, Bonsucesso, Rio de Janeiro.

  • Pingback: Dublin Para Brasileiros » 10 dicas infalíveis para aprender inglês()

  • Pingback: O que “BE MY GUEST” significa em inglês? | Tecla SAP :: Dicas de Inglês()

  • Pingback: Pronúncia: D mudo | Tecla SAP :: Dicas de Inglês()

  • http://--- Wedson

    Obrigado pela a dica eu vou tentar sigila na risca até conseguir cumprir minha meta….

    Jesus que te abençoe

  • Nayara

    Oi Ulisses,

    Estou recebendo várias dicas e estou adorando o site, já indiquei para todos os meus amigos do curso de ingles que eu faço.
    Eu trabalho com ingles todos os dias e mesmo assim sinto muita dificuldade em decorar novas palavras, gravar vocabulários diferentes e falar, tenho diversas ligacoes mas tenho muita dificuldade em falar, vc me sugere alguma dica? Estou no nivel intermediario
    Muito obrigada!

  • Elton

    Gostaria de entrar em contatto com o Ulisses, author desse post:
    http://www.teclasap.com.br/2010/02/02/10-dicas-infaliveis-para-quem-quer-aprender-ingles/
    para pedir permissao de reproducao do texto.
    Como proceder?
    Obrigado

    • Ulisses

      Elton, tudo bem?

      Obrigado pelo interesse no Tecla SAP. Se citar a fonte, fique à vontade para reproduzir o texto acima. Se for publicar na Internet, sugiro que você não copie e cole o texto na íntegra para que seu site e/ou blog não seja penalizado pelo Google. Nesses casos, o ideal é redigir texto de próprio punho descrevendo o meu texto com link para o original.

      Abraços a todos

  • http://www.escolaunidiomas.com.br Ceme Suaiden Neto
  • Kleber

    Ola!

    Sou recém formado em Administração e curso pós graduação em Gestão de Pessoas. No mês de Setembro de 2012, comecei a cursar English.
    Tenho encontrado muita dificuldade.Minha turma já se passou por três professores e percebemos que estamos desatualizados.
    Me interessei por este blog, pela dica no qual será de um bom aproveitamento.

    Obrigado.

  • francisca fernandez letasset

    Hola ,mi lengua de todos los días es el castellano y estoy fascinada de poder llegar al inglés a través del portugués

    Suelo tener éxito en la comprensión hasta que surge algo qu se transforma en una barrera que no lo resuelve ni el traductor ;es el caso con la palabra
    decoreba ,ojalá puedan explicarme mismo en portugués de que se trata

    Muchísimas gracias por la gran tarea de repartir cultura

    • TIAGO

      DECOREBA…. É TIPO UMA GIRIA (SLANG) SIGNIFICA “DECORAR OU MEMORIZAR”

  • Daniela

    Muito boa suas dicas, adorei…
    elas iram me ajudar muito..

    Thanks….

  • Thaisa

    Muiiiito bom o texto. eu realmente gostei!

  • http://produtosarrasadores.wordpress.com Rômulo

    Minha dica seria, pra quem tá no início, começar com materiais de fácil entendimento e ir evoluindo.
    De nada adianta você ligar o TV na CNN e começar a assistir o jornal e tentar entender o que tão dizendo, sem nem ter passado conseguido entender o fácil!

  • samuel

    muito boa as dicas.

  • Atenir

    O teclasap, o site do denilso lima e english expert são os tres melhores sites de idiomas do Brasil. Eu uso-os todos os dias.
    Obrigado pelas dicas Ulisses. Todas são obvias, mas se não lembrarmos delas de vez em quando, a gente acaba ficando perdido.
    Parabéns a todos.

    atenir

  • Pingback: Dicas práticas para quem quer aprender inglês - Blog Cultura Inglesa()

  • http://lorenzobohrer@hotmail.com lorenzo

    oi tudo

  • http://lorenzobohrer@hotmail.com lorenzo

    oi

  • Nicole

    Muito boas as dicas, na verdade o site todo é bacana. Já tenho noção da língua, mas preciso de mais coragem, como citado no texto.
    Obrigada!

  • Gleice

    Excelentes dicas Parabéns me ajudou muitoooo!!!

  • Erick Northman

    How you doin Ulisses! Achei esse site por acasso. Dei uma olhada, gostei muito do seu conteudo! Eu estou aprendendo inglês por conta própria, ñ é facil + o q vale é a dedicação e o esforço da pessoa! Gostaria de deixar uma dica que pra mim é muito valiosa, assista series e filmes legendados, isso ajuda muito. Conheço pessoas q falam fluentemente ( até melhor q professores formados!) graças a simplesmente isso. Mas quero resaltar q todo o lugar onde voce pode adquirir aprendizado é válido! Hoje com alguns clicks no google vc tem acesso a um grande material. Então só depende de voce buscar isso, e quero deixar bem explicito, se voce realmente quiser, sem dúvida poderá aprender inglês sozinho (estudando por conta própria). Falo isso pois como disse antes conheço pessoas q aprenderam sozinhas! Valew Ulisses por contribuir com seu blog para o aprendizado de muitos outros!
    NINGÉM PODE DIZER AONDE VOCE PODE CHEGAR, POIS SÓ VOCÊ DETERMINA OS SEUS LIMITES,

  • Carol_SP

    Ótimo texto!!! =)

  • Suzana Goncalves

    Very Good!!!

  • REDEREI

    Um dos principais desafios para quem quer começar a estudar inglês, é a persistência, pois ao passar dos dias vocês acaba perdendo a vontade de estudar.
    E pra vocês que não tem pressa de aprender, comece do básico, como uma criança aprende a sua linguá materna, só ouvindo.
    O jeito mais fácil é olhar um filme, um vídeo, um clipe, várias vezes para vocês se habituar com aquelas palavras.

  • Geovana Lima

    Achei que essas dicas são incríveis e fundamentais para o aprendizado de outro idioma.Eu já sonhava em falar inglês,agora mesmo é que não vou largar os estudos. ;-)

  • Pingback: Français en ligne « Secretariado Executivo()

  • Pingback: 3 blogs de inglês que todo brasileiro deveria conhecer()

  • Pingback: 3 English Learning Blogs Every Brazilian Should Discover()

  • Jessé

    Muito bom esse texto, parabéns!

  • http://sc Elias Pedro Simionato

    gortei mt de participar atraves desse saite posso aprender muito mais o ingles mesmo que eu nao vivo em nenhum pais que fale a lingua estrageira!! os comenterios tem m ajudado a esclarecer muitas duvidas que tinha sobre o sai e descobri que é muitobom
    um abraço a todos e bom estudo

  • http://www.aprenderinglescommusica.com.pt Fernanda

    Adorei o artigo, sou professora de ingles e concordo plenamente com tudo o que disse.

  • ione

    Hi,Ulisses Carvalho
    Very good !!!!
    Te todas suas dicas,
    Eu ja tenho 45 anos e so agora necessito de verdade aprender, sei que com o passar do tempo se torna mais dificil a aprendizagem, comecei agora e ainda nao encontro jeito de por onde MESMO comecar a estudar o ingles, sei muitas palavras soltas, mais dai nao consigo sair.Tem horas q me bate um desanimo, porque nao consigo ordenar as coisas, se possivel me ajude, please.
    Grata, Ione Ferreira

  • Elisabeth

    Ulisses, bom dia! Eu estou adorando seu site e as dicas são superlegais. Mas eu estou com um grande problema, em 2007 eu parei meu inglês e estou voltando agora com grandes e inúmeras dificuldades. O déficit é tão grande que já estou repetindo período e isso esta me desanimando, me tirando a vontade de voltar a estudar. É normal ter essas dificuldades ao retornar o inglês depois de tantos anos parada?

  • Elisabeth

    Ulisses, vi seu site e tenho me apoiado muito nele para relembrar meu inglês. Completei o intermediário e quando voltei depois de 5 anos sem ver uma palavra em inglês, iniciei o avançado e estou me dando super mal nas lições, minha cabeça esta muito confusa e com muita dificuldades neste retorno. Estou me sentindo envergonhada na sala de aula, por ter repetido um período, sinto que o déficit é grande no meu caso. Além dessas suas dicas legais, você pode me dizer se é normal isso que estou passando?

    Um abraço,

    Elisabeth

  • Victor Kukurbo

    Olá, suas dicas são boas para qualquer que seja o idioma estudado. Só gostaria de abrir uma observação sobre o item 6, eu já vi e aprendi o esperanto em 3 meses, claro que foi só o nível básico.

  • Arlanne

    Ulisses, vi esse site em um video do programa do Jô no youtube, adorei o SAP, minha maior dificuldade é mesmo a timidez. Ouço musicas, vejo filmes, tenho livros, dicionarios, mas sou timida demais, nao consigo falar do mesmo jeito quando falo com alguem, até mesmo com um amigo não sai igual o ingles que estudo e falo sozinha. Estou tentando a cada dia quebrar esse gelo, vou começar a praticar essas dicas do site!!! Valeu !! Um abraço!!! Good bye!!

  • http://www.teclasap.com.br/2010/02/02/10-dicas-infaliveis-para-quem-quer-aprender-ingles/ ERICK JUCHARCK

    Me chamo Erick Jucharck, e sim, gostei muito, o que li neste site. Não é sempre que se tem uma didática tão apropriada, principalmente quando associada ao ato de proficiência. As dicas entregues já surtiu efeito em mim, do momento em que li. Parabéns, e muito obrigado!

  • Vinícius

    very nice!

  • Vinícius

    very nice!!!

  • Daniel Caetano

    Olá pessoal,tenho me dedicado a aprender inglês por conta própria,já que as escolas de idiomas,são poucos dias por semana,será possível aprender sozinho?

  • ulisses barreiros

    fala meu xará , beleza ? sempre amei a lingua inglesa , pois tive um inglesinha como amorada ! rsrsrsrsrs !! brincadeirinha , sempre sonhei em aprender ingles , tenho estudado por conta propia e me esforçado bastante , uso a internet , google tradutor , ja entendo bastante coisa mas realmente bate um medo de iniciar um dialogo , mas gostei das suas dicas espero que voce possa me ajudar nesta nova empreitada . abraços e sucesso !!

  • http://www.dkurs.com.br Inglês no dia-dia – Eduardo

    Parabéns pelas dicas, elas são bem legais até pra quem já fez aulas.

  • http://www.fazercursodeingles.com.br Curso de inglês

    Achei ótimas as suas dicas para quem quer fazer um bom curso ou aprender inglês!

  • http://www.dkurs.com.br Daniel Curso de Inglês

    Eu fiz um curso de inglês e acabei seguindo suas dicas ajudam bastante!!

  • Milena

    Muito bom!!!
    É bem isso mesmo!!! Se não tiver força de vontade e dedicação não rola!!!

  • Rose Cardoso

    Muito Grata!
    Deus abençoe!
    òtima semana para vc!

  • Rose Cardoso

    Bom dia!

    Eu me enquadro no mesmo caso do que outro comentário aki postado anteriormente. Estava digitando as pressas e se postei algo aki com erros de digitações anteriores, me perdoem… Sou professora particular de Inglês. ja conheço o site teclasap a alguns anos e acho fantástico os temas e abordagens aqui apresentados, por isso,Gostaria de pedir permissão para postar assuntos interesantes da teclasap , citando o seu link no meu blog, inclusive estas dicas aqui?. Ele é muito recente,foi aberto este mês. Ele é dedicado a meus alunos, familiares, amigos, enfim ao público infantil, adolescente jovens e adultos.
    Bom dia! Deus abençoe!

  • Rose Cardoso

    OLá! Bom dia!

    Eu também me enquadro no mesmo caso do Fernando acima. Sou uma professora de Inglês Particular e estou agora trabalhando a pouquissimos dias recenteente no meu blog, dedicado para meus alunos, familiares e alunos, amigos, enfim ao público. Gostaria de permitir permições par apostar assuntos interessantes aqui postados citando o link;
    Muito Grata,d esde já.
    Um ótima semana para vc!Fica com Deus!

    • http://www.teclasap.com.br/blog Ulisses

      Rose,

      Tudo bem? Obrigado pelo interesse no Tecla SAP e pela gentileza de pedir autorização. Fique à vontade para indicar qualquer conteúdo publicado aqui para seus alunos. Basta citar a fonte e mais nada! Só não recomendo a republicação do texto na íntegra no seu blog porque você pode ser penalizada pelo Google. A ferramenta de busca não “gosta” de conteúdo duplicado na Internet. A recomendação, portanto, é a seguinte: redija algumas palavras sobre a dica e coloque um link para os interessados lerem o texto completo.

      Abraços a todos

  • Pingback: Quem fala duas línguas fica senil mais tarde, diz estudo | Tecla SAP()

  • Pingback: Aprender inglês com prazer é mais fácil | Tecla SAP()

  • http://-- Pedro Alexandre

    Congrats on the article. Very well written and practical. I’d just change the title to “10 dicas infalíveis para quem quer aprender” whatever may be the subject. I’m an English teacher and always look for sth on the net to share with my stds in their quest for that ‘brave new world’ — speaking a foreign language. Your blog has been proved to be an invaluable tool for that. Empirically, I made use of many of the suggestions above when I was (I keep on doing that just not empirically any more) and I can attest their validity. Pls, keep on doing your good job.

    • Placid

      Hi Teacher Pedro, how´s it going? I agree that too, I made my your wisdom words. I think that more difficult on learning English is to look for a native language with pacience to teacher this one. Congrats for your great comments.

  • Pingback: Como se escreve "café" em inglês? | Tecla SAP()

  • Celeida

    ótimas dicas, e me fez lembrar o meu velho hábito de assitir os filmes e séries no original , por falta de tempo eu parei de fazer, estou sempre fazendo várias coisas ao mesmo tempo…dedicação, preciso usar mais dessa palavra!
    ´
    Estou tomando conhecimento de tudo, parabéns!

  • Pingback: Como se diz "antena parabólica" em inglês? | Tecla SAP()

  • Celeste Carvalho

    Tenho recebido emails ha muito tempo, mas o que eu gostaria mesmo de saber e como comprar alguns livros, dicionarios, etc…? agradeco a atencao.

  • Pingback: Dicas para quem quer aprender inglês | …English Drives me Nuts!()

  • Elivan

    Ulisses,

    Gostaria de saber se você me autoriza a ultilizar as 20 dicas no meu site.

    Colocarei a fonte e deixarei o link aqui depois.

    Meu site ainda está em construção.

    Desde já agradeço.

    • http://www.teclasap.com.br/blog Ulisses

      Elivan,

      Obrigado pelo interesse no Tecla SAP. Fique à vontade para usar o conteúdo. Sugiro, no entanto, que você não copie o texto inteiro para o seu blog não ser penalizado pelo Google. A ferramenta de busca vai achar que você está simplesmente copiando conteúdo já existente na Internet. Minha sugestão é a seguinte: redija um texto apenas descrevendo o teor do post e coloque um link para o texto completo no Tecla SAP. Assim, todo mundo sai ganhando: os leitores do seu blog (que terão acesso às dicas), você por prestar um serviço para os seus leitores e não ser penalizado pela Google e o Tecla SAP também por receber um link de outro blog.

      Abraços a todos

  • http://www.cnavp.blogspot.com Fernando

    Olá Ulisses e Júlia.
    Sou coordenador de uma escola de inglês. Um de nossos alunos nos enviou um link com esse artigo. Gostamos das dicas e achamos que elas estão de acordo com nossa idéia de aprender um outro idioma.
    Gostaríamos de publicar esse artigo em nosso Blog, óbviamente citando a fonte.
    Vocês nos autorizam?
    Um abraço,
    Fernando

    • http://www.teclasap.com.br/blog Ulisses

      Fernando,

      Tudo bem? Obrigado pelo comentário e pelo pedido de autorização. Para nós, não há problema nenhum na republicação do conteúdo no seu blog desde que, é claro, a fonte seja citada, como você já afirmou. O inconveniente de se republicar conteúdo na Internet é o fato de o Google penalizar quem publicou depois. Para a ferramenta de busca, se trata de plágio. O Page Rank do seu blog seria rebaixado.

      Minha sugestão é a seguinte: escreva um post, com suas palavras, falando em linhas gerais do que se trata o post do Tecla SAP. Depois, é só colocar um link para o Tecla SAP para quem quiser ler o artigo na íntegra.

      Abraços a todos

      • http://www.cnavp.blogspot.com Fernando

        Oi Ulisses.
        Obrigado pela dica. Vou aceitar sua sugestão.Parabéns pelo post e se tiver um tempinho e quiser visitar nosso blog seja bem vindo.
        Um abraço.

  • Leandro Duarte

    Olá Ulisses,

    conheci você no programa do Jô. Admirei muito seu trabalho e me motivei muito mais para aprender a língua inglesa. Parabéns, o tecla SAP é ótimo!

    Levo no meu dia a dia uma frase famosa dos Beatles: “… don’t make it bad, take a sad song and make it better…”
    Mais ou menos assim.

    Grande abraço.

  • José Vidal

    Acabo de conhecer o site. Muito bom pois sou de uma época que aprender inglês encontrava muita resistência e dúvida, afinal não tínhamos essa cultura. É como no esporte no Brasil. Antes só se dava atenção ao futebol. Hoje assistimos uma partida de volei e uma prova de natação torcendo como nunca. Graças a essas facilidades que o seu site nos proporciona sem sair de casa. Minha dica para quem está começando e por ventura tem a mesma dificuldade que eu tinha – ao encontrar uma palavra que eu não conhecia eu ficava desanimado, até que um professor disse para passar por cima dessa palavra e depois com o tempo tentar entender tudo. Foi batata. A propósito, gosto de ler a Bíblia e encontrei um site em que ela é lida e falada -Biblegateway. Tem sido muito útil para a pronúncia das palavras. Especialmente nas versões modernas. Vidal.

  • Geovani Scarcelli

    Olá pessoal. Este site é incrível. Por um acaso assisti uma entrevista com o Ulisses no programa do Jô há alguns dias, e resolvi entrar no site. Adorei, pois comecei este ano um curso de inglês e aqui encontro muitas dicas valiosícimas! Sempre que posso, durante o dia, entro aqui para descobrir coisas novas, e indico este site para todos os meus amigos, pois é realmente muito bom. Espero aprimorar meu conhecimento e aprender inglês com qualidade. Até mais, e parabéns ao Ulisses por este site incrível!

    • http://www.teclasap.com.br/blog Ulisses

      Geovani,

      Obrigado pelo comentário gentil. Volte mais vezes e comente sempre que puder.

      Abraços a todos

  • Danielle

    Bom dia…
    Adorei o texto! eh muito interessante mesmo!
    Olha so, eu sou de minas gerais, tenho faculdade em letras ingles (no qual aprendi o basico) e um curso de ingles que foi de um ano (aprendi muita coisa, nao vou negar)…. e agora tem 4 meses que moro na south carolina/USA e vou confessar: eh muuuuito dificil entender o que eles conversam entre eles… pq qdo eles conversam comigo, eles conversam devagar, pausando as vezes pra me explicar tal palavra que nao conheco… to aprendendo bastante! e na moral, tres meses pra aprender? so se for ninja!!!! meu, nao eh facil mesmo… mas acredito que em um ano morando aki e exposto o tempo todo, da pra adquirir uma fluencia legal!!!! mas com o auxilio dos estudos e curiosidades, acredito que acelera bastante o aprendizado!!!! to adorando as dicas!!!
    bju e xeru
    PS.: falando do livro ai dos mico…vixi…acho que os meus micos tbm dariam um livro!!!! kkkkkkkk

    • http://www.teclasap.com.br/blog Ulisses

      Danielle,

      Obrigado pelo depoimento. É sempre bom termos a perspectiva de quem está vivendo uma experiência em país de língua inglesa. Se tiver micos, mande-os para mim. Posso publicá-los no blog ou em futuros livros, mas nunca divulgo nome e e-mail dos autores das “façanhas”.

      Abraços a todos

  • Débora

    Adorei! Parabéns

    Para queles que gostariam de práticar o ídioma e não tem com quem conversar, o site http://www.internations.org é uma ótima opcão. No Brasil, ou várias outras partes do mundo. Os lideres responsáveis pelo espano no país, organiza encontros e festas para os estrangeiros e nativos do seu NetWork.

    Boa sorte a todos!!!

    • http://www.teclasap.com.br/blog Julia

      Débora,

      Obrigada por participar e contribuir.

      Abraços,
      Julia

  • http://www.linguasnet.com Rick

    Existe um site muito bom para aprender varias línguas, o site e este
    http://www.linguasnet.com
    e um site muito bom e gratuito onde se pode aprender Português, Inglês, Espanhol e Romeno
    e fácil de usar e resulta.
    Aconselho a todos.

  • Marta Lemes

    Olá Ulisses, suas dicas são fantásticas e simples ao mesmo tempo!!
    Realmente você tem razão , a princípio é bem estranho falar algo que não estamos habituados a ouvir e se quer falar.

    Parabéns!!

    • http://www.teclasap.com.br/blog Ulisses

      Marta,

      Obrigado pelo elogio e pelo interesse no blog. Volte sempre!

      Abraços a todos

  • Gaby

    Estudo inglês porque gosto, sempre tive vontade, mas soh pude agora que terminei a graduação.
    Mergulhei de cabeça nesse universo.
    Acompanho varios blogs com dicas sobre a lingua e tbm uso ferramentas como o Busuu para ampliar meu vocabulário.
    Minha vontade de aprender eh tanta que nao tenho vergonha de tentar conversar com amigos para praticar…
    To no primeiro semestre do curso e oq mais sei dizer, na verdade perguntar, eh “How are you?” rsrs
    Mais eh isso.
    O conteudo do seu blog eh otimo!!
    Obrigada por compartilhar oq vc sabe.

    • http://www.teclasap.com.br/blog Ulisses

      Gaby,

      Obrigado pela visita e pelo elogio em seu comentário. Espero que o conteúdo do blog possa ser muito útil no seu aprendizado. Volte sempre!

      Abraços a todos

  • Pingback: Os 10 erros mais comuns de quem estuda inglês | Tecla SAP()

  • Sabrina

    Excelente, seu blog é incrível. Depois de ler os textos me animei e vou incentivar meu marido para que comecemos agora mesmo um curso de inglês, mas como não temos muito tempo vou tentar o curso online.
    Parabéns pela organização e clareza das informações.
    Certamente vou divulgar seu blog.
    Abraço

    • http://www.teclasap.com.br/blog Ulisses

      Sabrina,

      Obrigado pelo feedback simpático. Fico contente em saber que as dicas deram essa mãozinha para vocês.

      Abraços a todos

  • Pingback: Happy Hour em Inglês no Bar Brahma (SP) | Tecla SAP()

  • Marco Antonio

    Olá Ulisses,

    Olha só , cheguei até teu blog porque estava procurando o significado para “son of a gun” que encontrei numa leitura que estou fazendo. Fiquei espantado e feliz com o seu trabalho. Eu não conhecia o Teclasap e o que era pra ser só uma consulta virou mais de uma 1 hora de leitura incrível e rica em conhecimento. Estou estudando inglês e o seu site a partir de agora faz parte dos meus favoritos.

    Parabéns pelo trabalho.
    E conte com mais um divulgador do seu blog.

    Abraços

  • Pingback: O que saber quando é preciso fazer um curso de inglês « English Private()

  • Pingback: "BIG BROTHER" significa o quê? | Tecla SAP()

  • Pingback: Google Translator e a Copa | Tecla SAP()

  • Moacir

    I have one thing to say: Thank you very much!!!
    It’s very helpful and stimulating…

    • http://www.teclasap.com.br/blog Ulisses

      Moacir,

      Muito obrigado pelo feedback. Volte sempre!

      Abraços a todos

  • Pingback: Aprender inglês no exterior? Como se preparar? | Tecla SAP()

  • Pingback: Letras traduzidas: The Big Bang Theory | Tecla SAP()

  • ellen

    Wonderful site. Very good indeed

  • Pingback: Dicas: Como melhorar seu inglês | Tecla SAP()

  • Pingback: Dez dicas infalíveis para quem quer aprender inglês « Professora Tatiana Reis()

  • Ju

    I like this post and this place a lot. That is my first time here, and I’m sure I’ll be back.See ya!

  • Pingback: Frases Célebres: Nelson Mandela | Tecla SAP()

  • Pingback: Como pesquisar no Google? | Tecla SAP()

  • marcospatton

    GOOD

  • Lucy

    Essas dicas são super infalíveis. Quando eu estava aprendendo Inglês eu era viciada em Arquivo-X e, d etanto insistir em entender a série em Inglês (naquela época nao tinham dvds com legendas, a serie passava dublada) eu acabei aprendendo e desenvolvendo MUITO meu listening. Posso dizer com certeza que é meu melhor skill, por conta da minha teimosia! Vale a pena!

  • Tiago

    Uliesses,

    Acho que to meio confuso!

    As 10 dicas sao boas!

    Para vestibular acho seu site uma fonte de informaçao ideal!

    Sobre evitar traduçoes mentais, ou, aprender ingles como uma criança aprende um idioma,,, acho isso ser uma realidade fora me mim. Precisarei de um espelho, um professor, alguem pra me ajudar na pronuncia.

    E de toda forma, nao deixei de gostar do idioma. E vejo a necessidade de gravar palavras em ingles e seus significados no idioma portugues brasileiro por razoes como: prova; gostar de aprender uma outra lingua; atividade mental ou seja, boa memoria; divertido e por ser estranho agente aprender uma outra lingua, sendo que poderiamos ter so uma para nos comunicar. Para acontecer uma comunicaçao global. Mas nao quizeram que as coisas fossem assim. Entao existem idiomas, territorio, nacionalidade. Cada um cuidando de suas necessidades. E para ter intercambio tem que entrar neste “sistema” que o proprio ser humano inventou.

    Goddamn it!
    OOu,, acho que expressei forte e negativo.

    Melhor aqui seria: Que coisa!
    Abraços

  • Pingback: Atitude: Seja chique! | Tecla SAP()

  • Pingback: Dicas para se sair bem na entrevista em inglês | Tecla SAP()

  • Pingback: WR Idiomas()

  • Ludmila

    Muiito bom o texto !
    Very Good !

    Dica: Músicas são excelentes!
    principalmente ouvindo-as com fone de ouvido para dar uma aproximação maior

  • Marcio

    Como aprender inglês sem ter que decorar?

  • Pingback: Como aprender inglês com as séries de TV | Tecla SAP()

  • Pingback: Perfil: Julia Engler Daolio | Tecla SAP()

  • Pingback: Promoção: Escolha um post, dê RT e concorra a 1 livro! | Tecla SAP()

  • Pingback: Promoção Twitter: Qual será o post mais visitado do dia? | Tecla SAP()

  • Pingback: Promoção: Top 10 da semana | Tecla SAP()

  • Lenon

    Pretty good, i liked theses tips, i know that it will help me too much!

    thanks tecla sap!

    • Ulisses

      Lenon,

      Valeu! Volte sempre!

      Abraços a todos

  • Pingback: Conversation: Happy Hour in English (SP) | Tecla SAP()

  • Pingback: Redes Sociais e o Tecla SAP | Tecla SAP()

  • Kálita

    muito bom !
    adorei essas dicas.
    Eu estudo inlgês há 3 anos e este ano termino os 4 anos de curso, já sei bastante coisa, mas ainda não é o suficiente.
    Esse site vai me ajudar muito a tirar algumas duvidas!

    beeijão

    • Ulisses

      Kálita,

      Obrigado pelo feedback. Espero que as dicas do Tecla SAP sejam úteis para você aprimorar seus conhecimentos de inglês. Volte mais vezes!

      Abraços a todos

  • Pingback: Não sei nada de inglês! Será? | Tecla SAP()

  • Felipe

    ótimo post !

    voltei a estudar Inglês a um mês, e estou usando muitas dessas dicas intuitivamente e sinto que aos poucos o meu aprendizado está evoluindo, motivação e persistência são fundamentais
    abraços

  • http://emiliopacheco.blogspot.com/ Emilio Pacheco

    Pra mim, a dica 5 é a mais importante. Já escrevi rapidamente sobre isso no começo deste meu texto aqui:

    http://emiliopacheco.blogspot.com/2006/03/hit-parader-nos-anos-70.html

  • Tiago

    Carol,

    Ulisses disse que uma palavra ganha outro significado quando muda o contexto. E nem sempre existe uma palavra, expressao correspondente no outro idioma.
    Entao nao é decorando um dicionario que aprenderá outra lingua.

    Ja dizia Raul Seixas: “do meu lado um dicionario cheio de palavras que eu sei que nunca vou usar…

    Espero ter ajudado nessa sua duvida de gravar, aprender algo novo.

    E voce consegue entender essa frase?
    –> It’s a whole new ball game in the computer-supplies business. ( do livro, O Ingles Na Marca Do Penalti, Ulisses Wehby de Carvalho)

    • Carol

      Oi Thiago,

      Obrigada pela ajuda sim. Eu sei que palavras podem ter varios significados, mas nao sabia que expressoes tambem (se é esse o motivo que voce colocou a expressao ”Whole new ball game”)

      ”É algo totalmente novo no mercado de fornecimento eletronico”… eh como eu traduziria – sendo amadora, e nao trabalhando na area – eu entendo o que significa mas ainda nao tenho a ”manha” de traduzir…

      Conseguiria entender num contexto sim…

      ja ja compro esse livro do Ulisses…rs

      Bjo e Thanks again! :)

  • Carol

    Oi Ulisses! Tudo bem?

    Em relacao ao topico 9- Contexto – Eu nao vejo outra saida para aprender expressoes idiomaticas ou mesmo proverbios, tenho que usar o decoreba mesmo…será que estou errada entao?

    Bjos

  • http://www.sebonews2.blogspot.com Neusa Cesar

    Olá. Este post “caiu” do céu pois, tenho algumas alunas que vivem lamentando que não conseguem aprender inglês e vivem pedindo para a teacher dar tudo mastigado para elas. Neste texto (post) vemos que aprender a língua depende de esforço próprio e vou indicá-lo para estas minhas alunas.
    Só uma observação: seria possível disponibilizar o link para “impressão” dos textos do Teclasap? Muito obrigada. Abraços, Neusa (SP)

    • Ulisses

      Neusa,

      Tudo bem? Obrigado pelo comentário acima. Uso no Tecla SAP um dos temas do WordPress. Vou pesquisar para ver se encontro um link para oferecer uma versão para impressão das dicas.

      Abraços a todos

  • Jefferson Sampaio

    Valeu Ulysses. Vou começar curso agora no inicio de março e essas dicas cairam como uma luva(haha). Cadastrei o e-mail no “Tecla”.
    Você recomendou que se “leia e traduza as letras das músicas”. Duvida: Os cursos de inglês usam o método total immersion com o argumento de que assim aprendemos nossa lingua materna, ou seja, sem tradução. O fato de traduzir não cria uma certa dificuldade/lentidão ao conversar com um estrangeiro, por exemplo. Tem algum tópico sobre isso no blog. Se não tiver sugiro que o faça. Abraço.

    • Ulisses

      Jefferson,

      Tudo bem? Querer comparar aquisição de língua estrangeira com a da língua materna é uma bobagem sem tamanho. O que não significa dizer que evitar o uso da L1 (língua materna dos alunos, no nosso caso, portanto, a língua portuguesa) possa trazer benefícios. Proibir, como ainda fazem algumas escolas, é improdutivo, conforme demonstram novos estudos sobre o assunto.

      Recomendo a tradução das letras para que os alunos entendam o significado daquilo que estão ouvindo. É evidente que aos poucos eles passam a não mais depender da tradução para compreender o que está sendo dito nas canções.

      Abraços a todos

  • Marcelo

    Olha, eu tentei seguir vocês no twitter, mas vocês twittam demais. Deviam mandar no máximo 5 ou 6 dicas por dia.

    Além do mais, pedir seguidores é muito chato. Vocês vão conquistar admiradores pelo conteúdo e pela razoabilidade, não por pedir.

    É isso.

    • Ulisses

      Marcelo,

      Obrigado pelo feedback. Você conhece o botão “unfollow”?

      Abraços a todos

    • Joao Polo

      Sem comprar briga, mas tvz o Marcelo não tenha entendido pra que serve o twitter. Ele é justamente para publicar tudo de novo que está acontecendo.
      E creia, quem segue o teclasap (como eu) certamente agradece a cada novo post. Continuem twittando!!!
      E parabéns novamente pelo Teclasap!!!
      Abraço!

      • Ulisses

        João,

        Obrigado pelo comentário simpático. Volte sempre!

        Abraços a todos

  • Pingback: Qual é a origem e o significado de "SON OF A GUN"? | Tecla SAP()

  • Pingback: "You've gotta" ou "You gotta": qual é o certo? | Tecla SAP()

  • Carlos

    So far, I’ve never been seen avaliable website with the quality, Tecla Sap and Denilso and my favorite ones, thank you a loot of.

    • Ulisses

      Carlos,

      Obrigado pelo comentário e pelo interesse no Tecla SAP. Tenho certeza de que o Denilso também vai gostar de ler o seu recado. Volte mais vezes.

      Abraços a todos

  • http://www.mais.uol.com.br/jeaster J. Paschoal

    Recomendo também jogar Trivia no mIRC . Depois de instalado o programa, procure o #trivia-fun e jogue á vontade com pessoas de várias partes do mundo. Você pratica inglês, melhora seu vocabulário e ainda passa horas agradáveis.

    • Ulisses

      J. Paschoal,

      Obrigado pelo interesse no Tecla SAP e pelo comentário acima. Sua sugestão se enquadra, a meu ver, na dica “Prazer”. Em outras palavras, faça atividades que tragam satisfação pessoal. Volte mais vezes!

      Abraços a todos

    • sandra

      Como faço para conseguir estes programas?

  • Pingback: Lista de Verbos Regulares? | Tecla SAP()

  • Pingback: XOXO | Tecla SAP()

  • Pingback: Como se diz "cair a ficha" em inglês? | Tecla SAP()

  • Pingback: Os campeões de RT | Tecla SAP()

  • Pingback: Como dizer "manga" em inglês? | Tecla SAP()

  • Pingback: Por que estudar inglês? | Tecla SAP()

  • Pingback: Há atalhos e jeitinhos para aprender inglês? | Tecla SAP()

  • Pingback: Vocabulário: Exposição | Tecla SAP()

  • Pingback: Inglês Online: Qual é o melhor curso? | Tecla SAP()

  • Pingback: OneLook: O Google dos dicionários | Tecla SAP()

  • Pingback: Qual é o melhor dicionário de inglês? | Tecla SAP()

  • tiago

    Muito bom! Bons conselhos! Valeu! A forma da sequencia do aprendizado explicado é valido para outros ramos da construçao de cada ser humano em profissoes, estudos ou ter sucesso de forma ampla, vasta, em todos os sentidos.
    Acredito na simplicidade. E nao em formulas magicas. Quem deseja ter ou ser algo na vida, deve caminhar ate onde se localiza seu sonho, seu proposito.

    Follow your bliss and the universe will open doors for you where there were only walls. (frase extraida do livro, Gems of Wisdom, Jack Scholes.); ( Bliss = Extreme or perfect happiness.)

    Abraços

    • Pedrina

      Assino embaixo. Não se aprende inglês em 8 semanas e nem em 1 ano. É uma pena ver aquele ator tão talentoso fazendo publicidade para uma escola que faz o aluno assinar o contrato de que vai aprender em 1 ano.

      • Ulisses

        Pedrina,

        Obrigado pelo comentário e pelo interesse no Tecla SAP. Volte sempre que possível.

        Abraços a todos

        • Lucas Sandoval

          Caro Ulisses, já pensou em trabalhar com podcasts voltados para iniciantes e intermediários? Outra dúvida: recomenda os livros do Denilso de Lima?