10 erros mais comuns de quem estuda inglês e como evitá-los

Tempo de leitura: 12 minutos

by Ulisses Wehby de Carvalho

10 ERROS MAIS COMUNS

10 ERROS MAIS COMUNS
10 ERROS MAIS COMUNS

Os 10 erros mais comuns de quem estuda inglês

Por que aprender inglês parece ser um processo tão doloroso para algumas pessoas? Por que tanta gente desiste no meio do caminho? Não que seja fácil estudar inglês, mas, se você prestar atenção e não cometer os erros a seguir, tenho certeza de que vai evitar transtornos desnecessários e aumentar suas chances de sucesso no aprendizado da língua inglesa. Vamos à relação dos 10 erros mais comuns de quem estuda inglês.

1. Achar que vai ser rápido

Talvez iludidos por propagandas enganosas que prometem fluência em poucas semanas, muita gente acaba caindo nesse conto do vigário e acha que vai sair falando fluentemente depois de algumas aulas. A ilusão é também motivada pela empolgação inicial de quem precisa falar inglês com urgência. É surpreendente o número de pessoas que só se dão conta de que precisam estudar em cima da hora. A motivação pode ser viagem ao exterior, entrevista de emprego ou prova importante, mas já passou da hora de você perceber que inglês não é pizza! Não existe disk-inglês que vai trazer o conhecimento quentinho e embrulhadinho na porta da sua casa!

Cf. 100 palavras em inglês que todo aluno iniciante conhece!

2. Não definir uma meta

Os objetivos de quem estuda inglês variam bastante. Tem gente que estuda para desenvolver a leitura de, por exemplo, textos técnicos e pode até dispensar a fluência oral. Outros precisam ter um conhecimento mais amplo porque estão buscando uma promoção em uma empresa e precisarão fazer apresentações, participar de reuniões e até negociar em inglês. Há pesquisadores, por exemplo, cujo foco é a excelente redação em inglês para publicação de trabalhos em revistas científicas internacionais, entre muitos outros exemplos.

O que você já deve ter percebido é que não devemos colocar alunos com interesses tão diferentes no mesmo “pacote”. Sem dúvida, somos pessoas distintas em inúmeros aspectos.

Portanto, trace um plano detalhado para saber quais são as suas necessidades. O conceito de sucesso é relativo, pois varia de acordo com o objetivo de cada um. Aquilo que para mim é uma meta alcançada, para outra pessoa, pode significar, por exemplo, apenas a metade do caminho. O meu “inglês fluente” pode não ser o mesmo que o seu.

Cf. GAME PLAN: qual é o significado e a tradução da expressão?

3. Estabelecer prazo para “aprender” inglês

10 ERROS - PRAZO
10 ERROS – PRAZO

Nem todo mundo aprende no mesmo ritmo. É evidente que as velocidades de aprendizado são diferentes entre pessoas diferentes. Ainda assim, tem gente que insiste em perguntar: “Em quanto tempo se aprende inglês?”. Se as pessoas têm objetivos diferentes e ritmos de aprendizado diferentes, quem se arrisca a responder a pergunta acima corre um risco enorme de dar palpite furado. É importante, portanto, se dedicar com empenho total sem se impor prazos mirabolantes. Com o passar do tempo, você irá adquirir maior confiança para saber que ainda tem muito o que aprender! 😉 Mais sobre esse tema no item 4 da nossa lista dos 10 erros mais comuns de quem estuda inglês.

Cf. Arranjar tempo para estudar inglês? O que você vai tirar da agenda?

4. Achar que um dia acaba

Quando comecei a estudar inglês, aos 14 anos, achei que depois de um certo tempo eu poderia dizer para mim mesmo com orgulho: “Eu falo inglês!”. Na minha ingenuidade juvenil, eu acreditava que, depois desse dia, nunca mais precisaria estudar. Na pior das hipóteses, abriria o dicionário, mas só de vez em quando. Com o amadurecimento, percebi que o aprendizado de uma língua estrangeira é processo que não tem fim, mesmo porque aquelas pessoas que já atingiram seu objetivo, terão que necessariamente fazer, no mínimo, um trabalho de manutenção para não esquecerem o que já aprenderam. Sem contar aqueles que, por uma ou outra razão, definem novos objetivos ainda mais ousados.

Cf. Ampliar vocabulário de inglês é como beber Toddy gelado

5. Não avaliar seu perfil de aluno

Recebo nos comentários do blog muitas perguntas do tipo: “É melhor estudar em escola ou com professor particular?”. A minha resposta é sempre a seguinte: “Depende!”.

Em grupo

Tem gente que se dá melhor quando trabalha em grupo. Pode ser o estímulo dos colegas, o medo de ser o pior da classe, o instinto competitivo para ser o melhor da turma etc., há pessoas que não encontram motivação se não trabalharem em grupo.

Individual

Há, por outro lado, pessoas que preferem a flexibilidade oferecida por um(a) professor(a) particular. A flexibilidade pode ser tanto de horário, pois é mais fácil a reposição de aulas e alterações repentinas de dia ou horário, quanto no método de ensino, principalmente se as aulas forem individuais. Nesse caso, o método e o material de aula podem ser totalmente personalizados para atender as suas necessidades.

Autodidata

Não podemos nos esquecer, é claro, do grupo dos autodidatas, principalmente nos dias de hoje em que há inúmeros recursos disponíveis na Internet (já ouviu falar do Tecla SAP? ;-)) para quem opta por essa alternativa.

Qual é o seu perfil?

Uma comparação grosseira pode ser feita com a atividade física. Explico: todo mundo sabe que devemos praticar atividades físicas, certo? O que é melhor: a academia, um personal trainer, ou correr sozinho no parque? É claro que tem gente que se adapta melhor a uma das três alternativas. A analogia pode ser útil para você saber se tem maior probabilidade de se dar bem estudando em uma escola, com um professor particular ou sozinho(a).

Cf. 10 dicas infalíveis para você aprender inglês de uma vez por todas!


Vocabulário

Depois de concluir a leitura deste texto sobre os 10 erros mais comuns de quem estuda inglês, não deixe de assistir aos vídeos da playlist Vocabulário do canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube! Você já deve saber que é preciso esforço diário para você conseguir aumentar seu vocabulário de inglês. Não é novidade para ninguém que ter um vocabulário amplo e variado na língua inglesa é indispensável para você se comunicar com fluência e confiança!

https://www.youtube.com/watch?v=1vo78byBfFY&list=PLcM64ZZJ2Mi0gZ_KIfyBi8rOkISd84Ebd

Inscreva-se no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. É grátis! Enriqueça seu vocabulário de inglês, aperfeiçoe sua pronúncia e amplie seus conhecimentos gerais. Bons estudos!


6. Achar que só frequentar as aulas vai ser suficiente

A carga horária típica oferecida por muitas escolas e muitos professores particulares é de 3 horas semanais, em geral, em duas aulas de 1h30. É claro que há inúmeros outros formatos, mas a conclusão vale para todos as cargas horárias: os resultados não surgem, ou custam muito a surgir, se não houver a complementação do trabalho em sala de aula com atividades extras. Esse assunto já foi tratado no post “Exposição é EXPOSITION, EXHIBITION, EXPOSURE, EXHIBIT ou EXPO?“. Livros, revistas, filmes, documentários, séries de TV, programas de entrevista, noticiário, enfim, tudo aquilo que represente exposição à língua estrangeira. Não se esqueça de que não importa o assunto, o essencial é que o tema seja algo do seu agrado. Leia também os textos “Prazer? É possível aprender inglês com prazer?” e “Séries: como aprender inglês com as séries de TV” para ver outros exemplos.

7. Culpar o método (ou o professor, a chuva, a lua, o vento…)

10 ERROS - CRY BABY
10 ERROS – CRY BABY

Não gosta do método da escola? Mude de escola. Não se adaptou com um professor particular? Troque de professor. Não adianta ficar procurando desculpa nos outros. Esse é de fato um dos erros mais comuns cometido pelos alunos de inglês.

Tenha a coragem de admitir que talvez você não tenha se dedicado como deveria ou talvez tenha estabelecido uma meta muita ambiciosa para a sua disponibilidade de tempo, podem ter surgido imprevistos que fizeram com que você tivesse que reorganizar sua agenda etc., ou seja, seja qual for o problema é preciso enfrentá-lo com determinação. Afinal de contas, quem não está aprendendo inglês é você! Aliás, não há nada de errado em recuar um pouco diante de um obstáculo, desde que você recobre as forças e volte ao ataque na primeira oportunidade!

Cf. Skype: os 7 erros mais comuns de inglês no Skype

8. Desistir quando não houver sinais aparentes de evolução

As primeiras semanas do curso de inglês costumam ser bem animadas. A empolgação dos primeiros dias, a vontade de aprender rápido, o incentivo da família e/ou do(a) chefe etc., enfim, tudo favorece. Depois de algumas semanas, você, aos poucos, vai perdendo o entusiasmo. Aliás, você já deve supor que esse prazo varia bastante, pois, afinal de contas, você leu os itens anteriores, não é mesmo? Inconscientemente, você se pergunta: “Por que está tão difícil?” “Por que está demorando tanto para aprender inglês?”.

Dois avisos

Pois bem, vou dar dois avisos para você: 1) Não é fácil aprender uma língua estrangeira. e 2) Aprender inglês demora mesmo. Embora a evolução possa estar de fato acontecendo, para quem aprende é muito difícil ter a noção desse progresso. É nessa hora que a maioria desiste dizendo coisas do tipo: “Não adianta, não consigo aprender inglês.”, “Inglês não é para mim!” etc. ou então alguma outra desculpa para culpar o método, como as descritas no item 7.

Não adianta pressa

Portanto, ponha na sua cabeça: o negócio é lento! Não adianta pressa. Aprender inglês não é como comprar pastel na feira. Até que os transplantes de cérebro sejam rotina, aprender língua estrangeira vai continuar exigindo tempo, dedicação e muita força de vontade. And there are no two ways about it! [E não tem outro jeito!] Prepare-se para esse período “baixo astral” e repita para si mesmo: “É normal, vai passar!”. Acredito que com esse grau de conscientização, você terá maior probabilidade de enfrentar essa dificuldade.

Cf. Jogar a toalha? Como se diz essa expressão em inglês?

9. Dar passo maior que a perna

Se, por outro lado, a coisa não está rolando, é melhor não forçar. Quem não admite para si mesmo que não está 100% a fim de aprender inglês e continua insistindo corre o risco de criar um trauma que pode prejudicar tentativas futuras de estudo da língua. Faça uma avaliação sincera e cuidadosa sobre suas reais condições de estudar inglês e todas as suas implicações, ou seja, investimento de tempo, esforço e, é claro, dinheiro. Será que você não tem outras prioridades no momento? Tem uma carga de trabalho e/ou estudo muita intensa nesse ano / semestre / mês? Está passando por alguma outra dificuldade que consome toda a sua energia?

Enfim, se a hora não é a mais adequada, reveja a sua programação! Às vezes, é melhor guardar as suas forças para outro momento do que tentar abraçar o mundo. Faça uma reflexão sincera e só entre nessa empreitada se realmente chegar à conclusão de que ela está dentro das suas possibilidades. Lembre-se de que aprender inglês não é para quem só precisa; é para quem precisa, quer muito e tem condições adequadas.

Cf. OVERWHELMING: qual é o significado e a tradução da palavra?

10. Não se cadastrar no Tecla SAP! 😉

Embora possa parecer, o título deste último item da lista dos 10 erros mais comuns não é brincadeira! É lógico que não se trata apenas de um “merchan” escancarado. A recomendação é para você se cadastrar e receber gratuitamente as atualizações do blog porque as dicas práticas enviadas em doses homeopáticas propiciam momentos de aprendizado e descontração, tão necessários para a garantia da evolução no estudo da língua inglesa. Em outras palavras, essa é outra maneira de você ter maior exposição ao idioma, como vimos no item 6.

Cf. Aprender inglês com música é possível? Quais são as vantagens?

Cf. Conversação: estratégias para você ser fluente em inglês

Cf. Listening! Como melhorar o listening? A dica que você nunca ouviu…

Speak up! We’re listening…

Você se identificou com alguma das situações? Qual desses 10 erros mais comuns você já cometeu? Por favor, conte a sua história nos comentários para que mais gente se beneficie de sua experiência e não cometa os mesmos equívocos. Muito obrigado!

Pela educação

Envie esta relação dos 10 erros mais comuns de quem estuda inglês porque essas dicas podem ser muito úteis para quem está estudando ou pensa em estudar inglês. Você pode compartilhar o post na rede social de sua preferência e também nos grupos do Facebook e WhatsApp. Sua ajuda na divulgação é fundamental para que, juntos, possamos levar conteúdo educacional a cada vez mais gente que, como você, se interessa pelo estudo da língua inglesa. O Tecla SAP, seus amigos e a educação agradecem. Conto com o seu apoio!

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

258 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Cf. Os 10 erros mais comuns de quem estuda inglês […]

trackback

[…] Cf. Os 10 erros mais comuns de quem estuda inglês […]

trackback

[…] Os 10 erros mais comuns de quem estuda inglês […]

trackback

[…] Cf. Os 10 erros mais comuns de quem estuda inglês […]

trackback

[…] Cf. Os 10 erros mais comuns de quem estuda inglês […]

trackback

[…] Cf. Os 10 erros mais comuns de quem estuda inglês […]

trackback

[…] Cf. Os 10 erros mais comuns de quem estuda inglês […]

trackback

[…] Cf. Os 10 erros mais comuns de quem estuda inglês […]

Ulisses Wehby de Carvalho

Lorena, tudo bem?

Divirta-se nos 4.600 posts do Tecla SAP. Há conteúdo para satisfazer a curiosidade dos alunos de inglês durante vários anos.

Abraços

trackback

[…] Cf. Os 10 erros mais comuns de quem estuda inglês […]

Ulisses Wehby de Carvalho

Felipe, tudo bem?

Obrigado pelas palavras simpáticas. Agradeço o elogio em nome dos vários colaboradores do Tecla SAP. Volte mais vezes e comente sempre que puder!

Abraços

trackback

[…] Cf. Os 10 erros mais comuns de quem estuda inglês […]

trackback

[…] Cf. Os 10 erros mais comuns de quem estuda inglês […]

trackback

[…] Cf. Os 10 erros mais comuns de quem estuda inglês […]

trackback

[…] Os 10 erros mais comuns de quem estuda inglês […]

trackback

[…] Cf. Os 10 erros mais comuns de quem estuda inglês […]

Ulisses Wehby de Carvalho

Jùh, como vai?

Obrigado pelo interesse no Tecla SAP e pela gentileza de comentar neste post. Espero que conteúdo do blog seja útil para você superar suas dificuldades.

Abraços

Ulisses Wehby de Carvalho

Luzia, como vai?

Muito obrigado por compartilhar seu relato particular com os leitores do Tecla SAP. Agradeço também o elogio ao texto. Volte mais vezes e comente sempre que puder.

Abraços

trackback

[…] Cf. Os 10 erros mais comuns de quem estuda inglês […]

Ulisses Wehby de Carvalho

Luciana, tudo bem?

Qual foi o problema? Com um pouco mais de detalhe na informação, fica mais fácil ajudar.

Abraços